Conplementando este artigo falaremos duma cobertura metálica colocada entre o fim da gare de passageiros (ver aqui) e o lado interior do edifício exterior da estação de Caminhos de Ferro de Lourenço Marques, actual Maputo.
Na foto seguinte tirada no átrio sob a cobertura vamos poder confirmar que a actual é certamente a mesma que se via nas FOTOS 3 em cima:
Na FOTO 4 vê-se a estrutura horizontal lateral da cobertura do lado sul e que tem o mesmo desenho da das FOTOS 3 (mas as duas fotos mostram faixas laterais opostas).
Na FOTO 1 de 1961 vemos a gare que foi construída cerca de 1910 por isso antes da construção do edifício exterior da estação. Esta é a sua fachada virada para o átrio que faz a ligação ao edifício exterior.
FOTO 1
Foto de Harrison Forman do site da Universidade de Wisconsin Milwaukee (UW-M) |
Na FOTO 1 vê-se a cobertura metálica que continua para o lado oposto onde se apoia ao edifíco exterior o que se vê na foto seguinte. Esta é uma das três recentes - com o edifício exterior pintado de verde mais escuro e em obras - de Hiroki Ogawa e que foram publicadas no facebook A janela moçambicana.
FOTO 2
Sob o átrio de ligação entre a gare de passageiros e o edifício exterior |
Temos então na FOTO 2 ao fundo a saída para os passageiros que chegam â estação para a Praça actualmente dos Trabalhadores. Esta cobertura do átrio deve ter sido planeada depois da construção do edifício exterior da estação senão não iria cortar as duas janelas deste mais ao alto e do lado poente = ocidental do edifício como se vê na FOTO 2 e na quarta foto do artigo anterior que é do mesmo local mas com a pintura antecedente.
Efectivamente não sei quando esta cobertura foi construída mas em 1929 já existia como mostram estas imagens de filme da Cinemateca Portuguesa.
Efectivamente não sei quando esta cobertura foi construída mas em 1929 já existia como mostram estas imagens de filme da Cinemateca Portuguesa.
FOTOS 3
Preto: esquina a nordeste do edifício da gare. No topo a leste as letras "LOURENçO MARQUES" como na FOTO 1 Amarelo: cobertura da plataforma da gare Laranja: cobertura intermédia vista do lado norte |
FOTO 4
à esquerda: passagem de saída da estação
do centro para a direita: edifício exterior da estação do lado do estuário = sul
do centro para a direita: edifício exterior da estação do lado do estuário = sul
Podia-se ver essa cobertura aqui em 1942 (foto onde se notava uma divisória envidraçada no átrio e que não existe agora).
Agora a segunda foto da cobertura de Hiroki Ogawa publicada no facebook A janela moçambicana:
FOTO 5
à esquerda: a cobertura vista a partir do seu lado sul confirmando ser o mesmo desenho das FOTOS 3 de 1929 |
Lembro que o lado oriental = leste da passagem para a Praça com as duas colunas ao centro que se notam na FOTO 6 pode ser visto aqui nas FOTOS 1 e 2.
Finalmente a terceira foto de Hiroki Ogawa tirada de costas para o edifício exterior da estação e olhando-se para a gare e o lado das linhas férreas:
FOTO 6
O edifício que se vê na FOTO 6 é o da gare como se via na FOTO 1 mas com as alterações que aconteceram ao longo deos mais de 50 anos que passaram. Principalmente saítram as bilheteiras de madeira e as letras que indentificavam a estação (LM Central) no topo.
A cobertura metálica ao longo dos cais da estação, tanto a do lado sul que se vê na FOTO 6 como a do lado norte que se vê nas FOTOS 2, é constituida por dois elementos separados, um interior em forma de "V" invertido e outro mais curto no exterior.
Noto que era na fachada do edifício da gare de passageiros onde na FOTO 6 se via colocado o cartaz, que à esquerda das FOTOS 2 estava escrito "LOURENçO MARQUES", mais precisamente na faixa horizontal agora livre que aparece acima das letras CFM 120 ANOS de HISTÓRIA.
Noto que era na fachada do edifício da gare de passageiros onde na FOTO 6 se via colocado o cartaz, que à esquerda das FOTOS 2 estava escrito "LOURENçO MARQUES", mais precisamente na faixa horizontal agora livre que aparece acima das letras CFM 120 ANOS de HISTÓRIA.
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