Concluindo os artigos sobre o jardim zoológico de Lourenço Marques, actual Maputo e que se situa nos seus subúrbios na Avenida de Moçambique, saída da cidade pela estrada nacional número 1.
Começando pelas entradas no jardim, a primeira foto é de 2006 e foi reproduzida do site wzd que tem muitas outras da mesma altura. Mostra uma entrada que deve ser dos anos 50/60 e que tinhamos visto com outras duas fotos aqui.
FOTO 1
Bilheteira e portaria actuais, vistas do lado de fora |
Desde os anos 30 existia uma portaria muito mais monumental e que revemos a seguir em foto da colecção do General Bettencourt:
FOTO 2
Portaria monumental nos anos 40, vista do lado de dentro do jardim |
Da revista O Ilustrado (disponibilizada pela Hemeroteca Municipal de Lisboa) que se publicou em 1933 e 1934 temos duas fotos dessa mesma portaria e da entrada por onde se via as individualidades a seguir na foto de cima:
FOTO 3
Portaria inicial e entrada vista do mesmo lado da FOTO 2 em 1933 |
A foto seguinte dá a entender que nessa altura o zoo devia ter vedações, arruamentos, primeiras plantações de árvores e jardins e pouco mais. Lembro que poucos anos antes era ainda no Jardim Vasco da Gama que havia um parque com animais estavam animais que terão sido transferidos para o novo local em 1937. Isto significa que a associação que criou o jardim foi fundada em 1929, rápidamente meteu mâos à obra mas as coisas naturalmente demoraram o seu tempo. A legenda original da FOTO 4 era "talhão ajardinado" mas penso que podemos ser mais precisos.
FOTO 4
Alameda à entrada no zoo depois da portaria inicial em 1933. Ver equivalência destas marcas no PLANO em baixo |
De seguida uma captura de imagem do filme Aspectos duma Capital disponibilizado pela Cinemateca Portuguesa.
FOTO 5
Ainda a portaria monumental do zoo aqui vista do exterior em 1952 |
Também de O Ilustrado um plano do zoo (chamado parque zoológico) nos seus princípios:
Voltando a 1933, outra foto que penso mostra a única recta longa que se via na planta:
PLANO DO ZOO de LM
FOTO 6
Uma das principais ruas do jardim |
Segundo informação recente a área do jardim zoológico parece ter sido reduzida para um terço (1/3) da que era originalmente tendo o resto sofrido a chamada "ocupação selvagem" por população querendo instalar-se na zona. Imagem recente de Google Earth da zona ainda arborizada pertencente ao zoo:
FOTO 7 |
Vermelho: suponho que posição da entrada inicial Branco: suponho que posição da entrada actual |
Dentro do que foi o recinto inicial do zoo foi criado o Hipódromo do Centro Hípico que se destaca bem na FOTO 7 ao centro direita. Em baixo estão duas imagens suas quando novo em 1949 (do Moçambique Documentário Trimestral), o que comparando com a construção dos anos 60 e que subsiste actualmente nos leva a supor que tenha sido implementado por fases:
FOTO 8
Hipódromo com o arvoredo do jardim zoológico ao fundo em 1949 |
FOTO 9
Bancadas iniciais do hipódromo em 1949 pelo que não existia ainda a sede do clube |
Informação duma leitora é que o jardim nos seus últimos tempos tinha duas entradas:
i. a monumental, mais antiga e que vemos em cima nas FOTOS 2, 3 e 5 e junto à qual ficavam as paragens dos machimbombos;
ii. a lateral, mais recente e pobre, e que vemos em cima na FOTO 1 e que tinha parque de estacionamento perto. Por esta entrada entrava-se mais diretamente para o Centro Hípico e Restaurante.
Estarnho é não aparecerem imagens recentes da entrada monumental que deveria chamar a atenção dos passantes pelo local.
Comentários
Muito obrigada pelas suas partilhas.
Vivi muito perto do Jardim Zoológico e ia lá frequentemente.
Escrevo para fazer um esclarecimento. Desde sempre o Jardim Zoológico teve duas entradas. A monumental, onde eram também as paragens dos machimbombos. E uma lateral, mais pobre, mas com parque de estacionamento perto e por onde se entrava mais diretamente para o Centro Hípico e Restaurante.
Penso que também no seu blog, li que o Liceu António Enes já não existe. Felizmente existe, e até bem cuidado, mas, como tantas outras instituições mudou de nome. Agora Chama-se Escola Secundária Francisco Manyanga.
Cumprimentos e votos de muita saúde
Anabela Quadrado
Obrigado pela informação sobre o Jardim Zoológico, vou ler o que intui das imagens e escrevi e corrigir.
Quanto ao LAE, a série de artigos https://housesofmaputo.blogspot.com/search/label/liceu%20ant%C3%B3nio%20enes
baseia-se muito na comparação do antigo com o recente, por isso partindo eu do princípio de que o edifício existe ainda.
Cumprimentos
RG