Prédio do BNU (actual Banco de Moçambique) de 1964 - exterior posterior (2/2)

Depois do primeiro artigo sobre este edifício inaugurado em 1964 para o Banco Nacional Ultramarino e em que vimos a fachada principal e a lateral virada a poente e alguma arte exterior, mostraremos aqui principalmente a fachada posterior (voltada a sul para a Rua Consiglieri Pedroso) e/ou a fachada voltada a nascente = leste. Estas duas fachadas arquitectónicamente relacionam-se entre elas mas são completamente distintas da fachada principal que recordaremos na última foto.


FOTO 1
Vista da traseira do actual BM na Rua Consiglieri Pedroso
com a esquina do edifício a sudeste mais próxima (foto wikimedia)

De seguida uma foto mais abrangente do site Xirico vendo-se para além da parte superior da  traseira e da esquina a sudeste do antigo BNU, a Casa Amarela e o antigo banco Standard Totta na zona:


FOTO 2
Foto para norte da Praça 7 de Março, actual 25 de Julho de cerca de 2008

A foto seguinte de Carlos Alberto Vieira foi tirada de um ângulo remelhante ao da FOTO 1 mas em posição mais recuada em direcção à Praça 7 de Março, actual 25 de Junho. Mostram-se as duas fachadas do BNU acima referenciadas e parte do edifício vizinho do banco Standard Totta na altura sendo a FOTO 5 desse artigo semelhante a esta.

FOTO 3
Traseira do BNU actual BM provávelmente em acabamento

Como se disse antes o BNU de 1964 veio ocupar do lado da Rua Consiglieri Pedroso a frente do seu terreno inicial mais a do prédio da farmácia e do Au Paradis des Dames que ia até à esquina da Travessa da Laranjeira.
Da posição das fotos de cima e passando em frente à traseira do BNU para o lado poente encontramos a esquina no lado sudoeste. Para além da diferença com a fachada principal, a fachada lateral a poente aqui visível é também completamente distinta da do lado nascente vista anteriormente - na FOTO 3 viam-se motivos decorativos triangulares - e que não tinha janelas. Esta foto é de Lebreiro Henriques e é reproduzida aqui com a devida vénia

FOTO 4
Vista da traseira do BNU, actual BM com a sua esquina a sudeste mais próxima

As obras que decorriam em 2013 à esquerda da FOTO 4 diziam respeito à remodelação do histórico edifício da Minerva Central (secção de Diversos-Encadernaçao-Carimbos) na esquina da Rua Consiglieri Pedroso com a antiga Travessa da Laranjeira. Ao fundo da FOTO 4, para lá dos antigos bancos BNU e Standard Totta estava em construção a extensão do BM para sul ocupando terreno que tinha estado vago há muitos anos.
Finalmente a recordação da fachada principal do BNU, actual Banco de Moçambique em foto da wikimedia nos anos 90 com vista para nascente da Av. 25 de Setembro. 


FOTO 5 
Ao centro direita da foto, a frente do antigo BNU com brise soleil verticais
 e a parte da fachada lateral revestida a material escuro

Comentários