Praças de Touros de Lourenço Marques, actual Maputo - a Monumental (1/5)

Falaremos aqui da Praça de Touros Monumental de Lourenço Marques, actual Maputo construida em 1956 na antiga Av. General Craveiro Lopes, actual Av. Acordos de Lusaka.
Primeiro a praça vista do exterior e do lado da entrada em 2011/12:
Praça de touros MONUMENTAL vista da avenida

Foto semelhante do blog lusotropicalizando com a devida vénia:
Praça Monumental mais ao longe, reforçando a impressão de cenário pós-apocalíptico
Praça vista da avenida
Praça vista para norte, notando-se que a traseira que fica para a direita
 é mais baixa do que a face da entrada (à esquerda)

Para além do comércio informal nas redondezas, algumas firmas instalaram-se nas lojas da praça do lado exterior, não me recordo se de origem havia esta dupla utilização.
Passando para o interior em fotos mais ou menos recentes:
Arena utilizada para plantação de couves e talvez outros legumes

Como a maioria das praças de touros esta é um redondel (edifício circular), o que se pode ver melhor na foto seguinte de Carlos Alberto Vieira.  Li alguns brasileiros chamarem-lhe um estádio talvez porque no Brazil não conheçam as touradas (bull fight).  
A MONUMENTAL

Comparando com as primeiras fotos nota-se que ao tempo desta não estava concluida a parede por cima da entrada. Do lado oposto o edifício só tinha um piso mas parecia terem sido construídos os pilares para o segundo e penso que houve também aí ampliações posteriores. Quanto à envolvente, para norte (lado superior da foto) vê-se o Bairro do Caniço que crescia junto à cidade de cimento. A direcção do bairro da Malhangalene que ficava próximo era para a direita e para o canto superior direito da foto = para nordeste.
Pode-se ver uma corrida de touros nesta praça em filme da RTP de 17.7.1971 integrada nas festas da cidade.
SEgundo informação de António H A Monteiro no FB AOP - memórias no mesmo local tinha estado instalada anteriormente uma praça em madeira e que se chamava Tomás da Rocha.
No artigo seguinte continuaremos com o tema.

Informação do SIPA sobre a MONUMENTAL
Época Construção: Séc. 20
Arquitecto / Construtor / Autor: Desconhecido
Cronologia
1956 - inauguração do edifício; 
1970, década - o edifício é desfuncionalizado e desocupado;
 2007 - abertura de concurso para projeto de remodelação do espaço; 
2008 - anúncio do vencedor do concurso; projeto orçado em 17 milhões de dólares, de recuperação do edifício, prevendo-se a sua transformação em espaço de espetáculos performativos e desportivos; 

2012 - o projeto ainda não havia sido concretizado, sendo anunciado que o novo espaço se deveria chamar Praça Municipal de Cultura, Negócios e Serviços.

Comentários