Urbanização da encosta da Maxaquene - Rua Crisanto, antiga Mariano Machado (2/)

Continuando a série mostramos aqui a Rua Crisanto Mitema, antiga Mariano Machado de que viamos na primeira foto do artigo anterior o início junto à Av. Lumumba, antiga Brito Camacho (marcada aí a castanho claro).

FOTO 1
Rua Mitema, antiga Mariano Machado em Dezembro de 2011 vista para nor-nordeste
Imagem Google Earth
Vermelho: Rua Crisanto
Laranja: Av. Lumumba, antiga Brito Camacho
Azul: Rua Issa, antiga Fernandes da Piedade
Amarelo: Av. Min, antiga Andrade Corvo
Porque teria sido projectada a Rua Crisanto, antiga Mariano Machado em diagonal quando todo o resto da urbanização (e quase toda a cidade) é em quadrícula? Vejamos o mapa de 1903:

Mapa de 1903
Vermelho: Rua Crisanto, enviesada em relação ao resto das vias
Roxo: Consulado britânico (residência consular)
O resto da legenda no mapa será como na imagem do GE em cima mas em 1903 não havia todas as ruas que há agora para o lado direito (nascente = leste) da cidade.
Como podemos ver, no espaço onde depois ficou o Comissariado de Polícia (vértice superior no cruzamento das antigas Fernandes da Piedade e Andrade Corvo) havia uma abegoaria (dois pavilhões a castanho) que era uma criação de gado. O terreno dessa abegoaria não era quadrado pois tinha o canto inferior direito cortado. Paralelo a esse corte a certa distância havia o que parece ser um caminho rodeado de árvores (marca vermelha no mapa) e foi esse caminho que deu origem à Rua Crisanto. Penso ser esta a explicação para o enviesamento a partir do que havia em 1905.
Como se pode ver na FOTO 2 para nascente=leste, nos anos 50 a actual Rua Crisanto ainda estava bastante vazia na parte mais alta junto ao cruzamento com a actual Av. Min. No entanto já existiam as vivendas semelhantes do lado poente = oeste da Rua Crisanto de que aí se vê as traseiras.

FOTO 2 - anos 50
Vermelho: Rua Crisanto
Laranja: Av. Lumumba
Azul: Rua Issa
Amarelo: Av. Min
Roxo: Consulado britânico
Na FOTO 2 vê-se que na esquina na sudeste do cruzamento da Av. Min com a Issa está a frente do Comissariado de Polícia. A abegoaria do mapa de 1905 ocupava o terreno daí para trás e para o lado direito (para a barreira a sul). 
Na FOTO 3 de 1962, certamente tirada a partir do Hotel Santa Cruz, vemos a parte alta da Rua Crisanto, antiga Mariano Machado a partir do cruzamento com a actual Av. Min. Essa zona estava básicamente com a ocupação actual (alguns dos terrenos vazios visiveis no cruzamento ainda lá estão). temos então a zona vista de perto da 24 de Julho, com a antiga Pêro de Alenquer, actual Cabral na "vertical"  e que segue ao centro para a agora Av. Lumumba. e a antiga Mariano Machado na "transversal" depois do cruzamento com a Min que não se vê bem.

FOTO 3 
Av. Pêro de Alenquer "vertical" que não existia no MAPA de 1903
Na FOTO 3 a Rua Mariano Machado "enviesada", actual Crisanto começa a meio e vai para a direita com a Baixa e o cais ao fundo. O carro preto na imagem seguia pela Av. Andrade Corvo "horizontal", actual Min que está tapada pelas casas no resto da foto e estava a cruzar ali na perpendicular a Av. Pêro de Alenquer, actual Cabral.
Para finalizar três vistas gerais pela rua Crisanto, tendo já sido mostrados individualmente dois dos seus edifícios do lado nascente = à direita de quem sobe em artigos anteriores (gaveto e "africana").

FOTO 4
Vista da Rua Crisanto no sentido da subida para a Av. Min e 24 de Julho

FOTO 5
Nas FOTOS 1, 4 e 5 vemos que a casa à direita muda de cor muito frequentemente
Finalmente uma vista no sentido da descida para a Av. Lumumba, antiga Brito Camacho ao pôr do Sol

FOTO 6 
À esquerda a primeira casa à direita da FOTO 1
foto original do HoM - clique para aumenta
O Prédio 33 é visivel na FOTO 6 deste local dado o enviesamento da Rua Crisanto, antiga Mariano Machado.
Não se deve confundir esta antiga Rua Mariano Machado com a que tinha tido o mesmo nome passando oor volta de 1910 em frente ao Governo-Geral na Ponta Vermelha e que depois foi a Bartolomeu Dias e agora é M. de Mueda.

Comentários