Cabaret Moçambique e canções luso-moçambicanas dos anos 50/60 (1/3)

Num dos artigos sobre o Teatro Manuel Rodrigues falámos da cena musical em Lourenço Marques nos anos 50 e entretanto encontrei mais alguma informação interessante sobre o tema que já agora tento completar e relacionar abrindo um parentesis no tema habitual do HoM.
Começo pela capa dum disco de quatro faixas Extended Play (EP) da editora "metropolitana" portuguesa Alvorada e com a artista Elsa Vilar a solo:
EP de Elsa Vilar cantando quatro canções luso-moçambicanas 

Nesse disco em que foi acompanhada pelo conjunto de Helder Martins, Elsa Vilar aparece com um cartaz de África e outro com um cidadão usando penso eu um artefacto típico do povo zulu da África do Sul por isso estrangeiro em relação a Moçambique (objecto esteve à venda no site coisas.com).
O site Fado PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE diz quELSA VILAR FOI MISS DE PORTUGAL NO PRÍNCIPIO DA DÉCADA DE SESSENTA, TALVEZ EM 1962. (ISSO) VALEU-LHE SER CONVIDADA A FAZER PARTE DE, PELO MENOS UM ELENCO ARTÍSTICO DE UM DOS TEATROS DE REVISTA, DO LISBOETA PARQUE MAYER, AO TEMPO UM DOS LOCAIS MAIS FREQUENTADOS DE LISBOA. DEPOIS CAIU NO ANONIMATO. Quanto ao facto de ter sido Miss Portugal não consta das respectivas listas por isso será aspecto a confirmar mas deduzo que Elsa Vilar não teria ligações de nascença ou familiares a Moçambique e como veremos não sei mesmo se teria visitado o território.
Por isso em princípio eu não sabia como tinha ela aparecido a intérpretar essas canções do período áureo da música ligeira luso-moçambicana na grande maioria com música do Maestro Artur Fonseca. Mas informação no site Soulsafari aqui mostra uma relação indirecta com Moçambique e que suponho tenha sido anterior ao EP de cima e que explicará o que se passou. Elsa Vilar participou num espectáculo músical em Johannesburg onde esteve em contacto com essas canções tendo ela própria interpretado algumas. Esse espectáculo foi produzido cerca de 1959/60 no restaurante "The Moçambique” do aparentemente luso-moçambicano António Amaral, o que explicará a selecção de canções e interpretes portugueses. 
A capa seguinte é do disco Long Playing (LP) que resultou desse espectáculo e na qual suponho que a beldade latina em destaque fosse Elsa Vilar e fazendo de "sevilhana".

Disco LP da Gallotone "Cabaret at the Moçambique"

Podemos ver a etiqueta central desse LP "Cabaret at the Moçambique" da editora músical sul-africana Gallotone. 
Original sul-africano da Gallotone: lado A do Long Playing (LP)

Ficamos daqui a saber que no lado 1 do LP original "Cabaret at the Moçambique"  resultante do espectáculo no restaurante estavam as canções Moçambique e Kanimambo que Elsa Vilar cantou depois a solo no EP mas não sabemos quais seriam as restantes canções nem os respectivos intérpretes deste LP.
No entanto há mais alguma informação no site souldsafari, com as notas do disco sobre os artistas e a possibilidade de escutar algumas das gravações. Como primeiro exemplo temos Kanimambo cantado por Elsa Vilar e cujas notas da editora como é habitual exageram um tanto: "Elsa Vilar is one of the most popular vocalists in Portugal. After only two years in show business, she is now a top star with the enviable reputation of making a ‘hit’ out of everything she features". 
Segundo exemplo é Moçambique que foi cantado por Maria Adalgisa e cujas notas no disco eram: "Maria Adalgisa trained under the great Portuguese singer Tomas Alcaide. A soprano who excels in the colourful folks music of Portugal, she is equally proficient in classical compositions". 
Da resenha da vida de Maria Adalgisa apresentada na RTP vê-se que primeiro foi cantora (solista e do coro) da Emissora Nacional (EN) em Lisboa. Em 1957 iniciou uma longa digressão pelo sul de África e na sua sequência radicou-se em 1958 em Moçambique. Deduzo que terá sido já nessa situação que participou no espectáculo em Jo'burg e gravou o LP visto em cima (o qual é mencionado nesse video). Maria Adalgisa passou entretanto a ser cantora das orquestras e locutora do Rádio Clube de Moçambique e como resultado da sua personalidade e dedicação tornou-se uma das suas figuras mais carismáticas, até que voltou a Portugal depois da independência. 
Outro video da RTP, esse de 1964, sobre o Rádio Clube mostra uma actuação da sua orquestra típica e a seguir ao minuto 12:00 parece-me ser Maria Adalgisa que lidera o coro feminino. Curiosamente está aí sob a batuta do Maestro Belo Marques que já tinha sido o seu patrono profissional na EN em Lisboa. Estas são três capturas de imagem desse video:
à esquerda: Maria Adalgisa fazendo teatro radiofónico (a partir de 5:45)
ao centro e direita: penso que 
Maria Adalgisa no coro feminino (a seguir a 12:00) 

Terminada a referência a Maria Adalgisa, pode-se também ouvir no site souldsafari e condensadas num só registo as canções luso-moçambicanas Polana à Noite e Uma Casa Portuguesa que são a antepenúltima e a última do disco (a "metropolitana" Canção do Mar de Ferrer Trindade e Frederico de Brito está entre elas do minuto 3:04 ao 5:00). Essas três faixas são apresentadas em versão instrumental pela orquestra de Benny Baker com solos de David Pantoja no acordeão, os mesmos que acompanharam os/as cantores/as nas outras faixas do LP. 
Como vemos na etiqueta do LP da Gallotone para além de Elsa Vilar, Maria Adalgisa e dos músicos o elenco era também composto por Moniz Trindadeum artista muito eclético e popular em Portugal e com certa presença no estrangeiro nos anos 50 e 60 e que podemos escutar aqui num fado canção. Ora ele e Elsa Vilar lançaram em Portugal um EP que esteve à venda no site coisas.com e chamado "Cabaret em Portugal" o que dava já ideia de alguma relação com o LP sul-africano:
Elsa Vilar e Moniz Trindade cantando fados
"Cabaret em Portugal" de Elsa Vilar e Moniz Trindade - EP lançado em Portugal.

Infelizmente as notas neste EP sobre Elsa Vilar são pouco informativas no que respeita à sua relação com Moçambique. Olhando para três das faixas deste EP (Saudosa Mouraria, A Pequena do Chafariz e Brincos Vermelhos) elas também faziam parte do lado A do LP sul-africano e veremos depois que a faixa Fadista Gingão fazia parte do lado B desse LP. Como o chefe de orquestra neste EP português foi também Benny Baker podemos concluir que nele foram colocados os fados do LP sul-africano, "extirpado" de quatro canções luso-moçambicanas e duma brasileira (Ave Maria no Morro). Para mais este EP pertence à série Gallo que tinha editado o LP original e curiosamente a essa série pertencia também um disco de Los Españoles (referência aquicom o tema Moçambique de Artur Fonseca que Elsa depois cantou a solo no seu EP. Resumindo, a indústria discográfica estava cheia de interligações nacionais e internacionais difíceis de estabelecer para o normal comprador. 
Continua o tema no próximo artigo.

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