Começamos com duas fotos noturnas da Praça Mousinho de Albuquerque, actual da Independência nos anos 50/60 e na altura com o monumento ao seu patrono colocado na sua placa central.
A primeira é retocada da publicação de Humberto Serra no FB Kanimambo LM:
FOTO 1
Foto tirada na direcção do sul - sudeste com a Baixa para o fundo da avenida D. Luis, actual Samora |
Agora uma foto noturna e mudando de direcção uns 120 graus para a esquerda = leste em relação à anterior podendo notar-se o declive da Praça para sul = à esquerda:
FOTO 2
Vista da Praça para poente da cidade, para o início da Av. 5 de Outubro actual Josina |
Ao fundo das duas fotos viam-se colunas decorativas imitando padrões dos descobrimentos portugueses que tinham sido colocadas para a visita do Presidente Carmona em 1939, um ano antes da inauguração oficial da Praça. Noto no entanto pois pode-se confundir, que mais tarde estas colunas foram retiradas dos anéis intermédios da praça e que foi construída uma tribuna de honra permanente na sua borda a sudoeste (na direcção da parte esquerda da FOTO 2) também com colunas à frente e que vimos aqui.
Revemos agora com mais detalhe o monumento a Mousinho com estátua equestre sobre plinto:
Revemos agora com mais detalhe o monumento a Mousinho com estátua equestre sobre plinto:
FOTO 3
Lado a nascente com o painel da carga de Macontene
e lado a sul com a Alegoria da "Civilização" |
Como se sabe este monumento foi demolido ainda no período de transição que antecedeu a independência de Moçambique. A Alegoria da "Civilização" que é o par de estátuas da senhora e da menina virado para sul, esteve depois colocado num depósito de estátuas (em bronze a maioria delas) do tempo provincial no pós independência e não sei o que lhe aconteceu depois.
A estátua equestre de Mousinho e os painéis do plinto / pedestal do Monumento estão actualmente preservados no museu da Fortaleza. Podemos vê-los na imagem seguinte de Google de junto ao pano do lado sul desse forte:
FOTO 4
à esquerda: painel de Macontene, que se via nas FOTOS 2 e 3 antigas à direita: painel de Chaimite, que se via na FOTO 1 antiga |
Comentários