Como dissemos antes, no site Africa in The Photobook apareceu recentemente o álbum de fotografias dos irmãos Lazarus "A Souvenir of Lourenço Marques" que foi publicado em 1901. Dele temos agora mais uma foto retirada de anúncio publicitário e que não tinha sido antes disponibilizada na net:
FOTO 1
Firma De Waal & Co |
Para além da foto o anúncio dá-nos mais informação sobre essa firma que aparentava ser sul-africana em Lourenço Marques, actual Maputo:
IMAGEM 1
De Waal activo no sector dos transportes internacionais, arnazenagem de mercadorias, seguros e comércio de carvão |
A firma De Waal e Companhia aparecia mencionada no relatório de 1903 "Rapports commerciaux des agents diplomatiques et consulaires de France" de que falámos neste artigo.
No anúncio não é dito em que rua ficava o De Waal mas na montagem seguinte coloco a sua foto em 1901 à esquerda com a do Casino Costa (CC) em 1944 reproduzida do site delagoabayworld à direita e para as comparar.
MONTAGEM 1
Tendo em conta os pormenores comuns pode dizer-se que apesar do reforço da estrutura e do fecho da varanda do primeiro andar feito em 1942, que deste lado a leste a fachada do De Wall no R/C se tinha mantido desde 1901 até 1944. E como vimos já que do lado mais a oeste do edifício do CC em 1901 estava o Tobler, conclui-se que esses dois estabelecimentos estavam em extremos opostos do mesmo edifício, o da Casa Fabre. Assim o De Waal estava do lado sul da Rua Araújo, actual de Bagamoyo e digamos que em frente ao que depois veio a ser o Dancing Topázio, entre o Hotel Carlton e o Hotel Central.
Este era o texto principal do anúncio da De Waal:
Já conhecemos tais depósitos de madeira do mapa seguinte relativo ao cais das estâncias de madeiras (série de artigos aqui). Este cais que foi criado cerca de 1900 ficava na zona mais a poente da ponte-cais actual mas um tanto para norte do seu alinhamento, o que acontecia antes se terem feito grandes aterros na zona:
Depósitos de madeira mencionados ficavam junto à linha férrea para o Transvaal |
MAPA / PLANOS de 1909 do cais da estâncias
E encontra-se nos sites de venda de recordações um envelope enviado pela firma De Waal em 1900, um ano antes da publicação do anúncio no álbum dos Lazarus:
Envelope enviado de Lourenço Marques para a SAR boer, censurado durante a 2a guerra anglo boer (Amersfoort?) |
Comentários