Este é o quarteirão do lado sul da Av. 24 de Julho entre a Av. Siad Barre, antiga Paiva de Andrade e a Av. Romão Farinha, antiga João de Deus (aqui no Google Maps abaixo da 24 de julho). Fica muito próximo do antigo Liceu António Enes, actual Escola Secundária Manyanga.
Pela arquitectura, os seus edifícios mais antigos devem ser do final dos anos 50 e início dos 60. O conjunto é harmonioso e alguns são relativamente interessantes com placas de protecção contra o sol em betão e varandas muito estilizadas.
Centro do quarteirão, por onde foi o supermercado "Paga Pouco" |
Vemos a seguir a esquina a NW do quarteirão, a mais próxima do Liceu.
Bonito prédio modernista na esquina entre as avenidas 24 de Julho e Barre (antiga Paiva de Andrade) |
A terceira foto é de Yves Traynard de 2006 e mostra o quarteirão mais para nascente=este:
Quarteirão visto até à esquina com a Av. Romão Farinha, antiga João de Deus Foto Yves Traynard |
Depois desse cruzamento vê-se uma árvore que fica em frente à antiga Escola Especial e mais adiante o prédio onde fica o Museu da Revolução.
Agora uma vista da Av. 24 de Julho para nascente=leste mais abrangente:
Quarteirão a partir da esquina para o fundo prédio alto onde recomeça a subida da avenida |
Como já dissemos anteriormente onde está agora a bomba de gasolina da BP à direita da foto de cima foram os bombeiros do Alto Maé e do lado esquerdo desta zona ficava este prédio colonial clássico.
Por fim, em foto publicada por Santos Rufino em 1929 e com os carros eléctricos ainda em operação, uma vista similar à da foto de cima da Av. 24 de Julho e até à zona da Maxaquene. No entanto esta foto foi tirada uns 100 metros mais para trás, ao lado do Quartel do Alto-Maé aparecendo o muro da Escola Paiva Manso à direita. Presumo que a estação de bombeiros fosse a mancha branca que aparece mais à frente mas não é certo.
Cerca de 1929 a av. 24 de Julho vista do cruzamento com a Diogo Cão, actual Luali para o centro da cidade e Maxaquene / Polana mais para leste = nascente. |
O quarteirâo que seguimos aqui com as fotos mais recentes é entâo o que fica imediatamente a seguir ao que nesta última foto está completo à direita. Note-se que a entrada para a antiga avenida Paiva de Andrade que separa os dois quarteirões na direcção N-S é dificilmente perceptivel nesta última foto mas já existia.
Comentários