João Around the World em homenagem a Augusto Macedo Pinto - duas fotos antigas do Alto-Maé

O autor do site João Around the World João Luís Sousa faz uma bela homenagem ao avô, Augusto Macedo Pinto (1926 – 2006), que foi um dos responsáveis pelo Clube de Motociclismo de Lourenço Marques, actual Maputo. 
Conforme relata João Luís Sousa os membros do clube juntavam-se no bairro do Alto-Maé, certamente para poderem mais fácilmente sair para os arredores da cidade. Uma dessas ocasiões foi fotografada e seleccionei duas fotos que reproduzo aqui com a devida vénia. Como tenho dito fotos da vida de pessoas na cidade desse tempo são extremamamente raras e por isso estas e outras que constam do citado site são documentos únicos.

FOTO 1
Motociclistas no Alto-Maé em 5/10/1953, dia feriado da implantação da República

Este local pode ser identificado pela construção que se vê em frente que era o Restaurante Vila Franca, estando do lado esquerdo o prédio streamline (Andrade?) que se já se tinha visto aqui
A rua da FOTO 1 é então a antiga João Albasini, actual Tanzânia e entre os dois prédios citados e para a esquerda = poente começava a Rua Carlos da Silva. A pequena Rua João Albasini ia do fim da antiga Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane que ficava muito próximo do local observado na FOTO 1 até ao Largo José Albasini (neste ponto e a cerca de 200 metros) seguindo na direcção das árvores.
O local da FOTO 1 aparece também em fotos recentes de Ana Vargues publicadas no Facebook Alto-Maé e aqui reproduzidas com a devida vénia.

FOTO 2
Vista similar à FOTO 1 mas um pouco mais recuada, 60 anos depois

Comparando as FOTOS 1 e 2 para além da má conservação geral dos edifícios (mas o piso da rua agora parece bom), notam-se algumas alterações no prédio do Vila Franca e que o sentido da Rua Albasini foi alterado, o que tinha já acontecido nos anos 60.
Pode-se observar que devido ao declive do início da Rua João Albasini que é bem visível na FOTO 2, a cobertura sobre o passeio do prédio que se vê à esquerda passa a um nível inferior junto ao gaveto com a Rua Carlos da Silva. Isso pode-se rever na FOTO 1, por baixo de Maié (sic) e ser confirmado nesta combinação de duas outras fotos recentes de Ana Varges.

FOTOS 3 e 4
Pormenor da cobertura sobre o passeio do prédio fazendo gaveto com a Rua Carlos da Silva,
com o mesmo degrau descendente que se via ao fundo da FOTO 1

Voltando às fotos do site João Around the World podemos ver melhor o prédio streamline que aparecia à esquerda da FOTO 1.

FOTO 5
Grupo de motociclistas junto ao prédio, onde havia uma Florista (5/10/1953)

Agradecimentos a João Luís Sousa, recordando o seu avô Augusto Macedo Pinto, e a Ana Varges por permitirem esta viagem no tempo.

Comentários

Carlos Lopes disse…
Obrigado pela publicação destas fotos porque tive oportunidade e o prazer de identificar o meu avô na Foto1 (4° motociclista da esquerda para a direita) e também na Foto5 diretamente por baixo das letras "Fl" da palavra Florista.
O nome dele era Jorge Lopes, vivia ali no fundo da Estácio Dias e também foi o fundador da Praça de Táxis do Alto Maé.
Rogério Gens disse…
Erro de digitação no comentário anterior.
O meu avô é o 4° motociclista da direita para a esquerda.

Caro Carlos: Obrigado pelo comentário e fica registada a informação sobre o seu avô. Imagino a sua surpresa ao descobri-lo aqui. Nestes casos uma foto é um mundo, o site João Around the World tem outras interessantes e imagino eu as que estejam perdidas nos fundos dos baús e que podiam vir à superfície. Cumprimentos.