Museu Nacional de Geologia - Av 24 de Julho com Av. Mártires da Machava

Este edifício é o actual Museu Nacional de Geologia na Polana:
Fachada principal na 24 de Julho da antiga Vila Margherita
Foto original do HoM - clique para aumentar
Parece ser uma Estrela de David na torre central em torno da clarabóia
mas são simplesmente dois triângulos cruzados e um pouco "quebrados"
Segundo o estudo do Arq. Luis Lage o edifício é de 1927 o que é compaível com o facto de uma sua foto ter sido publicada em 1929 num dos álbums de Santos Rufino. 
Chalé em estilo egípcio : Villa Margherita escrito sobre a entrada
Agora uma vista do alto da zona, foto carregada da net (clique para aumentar):
Museu Nacional de Geologia - rectângulo azul
Av. Mártires da Machava - eixo vermelho
Av. 24 de Julho - segue para o Alto Maé na vertical
Informação disponível é que pelo menos a colecção no seu interior foi a do Museu Geológico Freire de Andrade. Este pode ter sido Carlos Freire de Andrade, engenheiro de minas (ver livro de 1920 aqui) ou Alfredo Augusto que poderia ter sido seu pai e foi engenheiro e geólogo para além de militar e Governador Geral de Moçambique de 1906 a 1910 (ver aqui).
Texto de José Manuel Brandão: "....Freire de Andrade (1859-1929), engenheiro militar pela Escola Politécnica de Lisboa, e de minas pela Escola Superior de Paris. Enviado para Moçambique em 1889 como Comissário Geral de minas, pedras preciosas e metais preciosos e posteriormente como Administrador da Companhia de Moçambique, F. de Andrade teve a oportunidade de percorrer a antiga província, visitando diversas minas e estudando detalhadamente a sua geologia, sobre a qual escreveu alguns importantes textos".
Ver referência ao museu em HPIP.
Noto aqui que não penso que este edifício tenha sido uma sinagoga como é "vox populi". Isso deve acontecer devido à sua localização próxima da sinagoga, ao "estilo oriental" (que no caso das argolas é também usado em Art Deco) e principalmente devido à sua aparente Estrela de David. Só um dos textos referidos no artigo no HoM relativo à presença da comunidade judaica em Lourenço Marques (Maputo) o menciona, mas não é conclusivo. 

Comentários

LADIGUE disse…
Durante alguns anos neste edifício funcionou um Infantário cuja minha prima era a dona. Chamava-se O BEIRAL.
c.sobral disse…
Pintaram a casa de branco talvez para "esconderem" a Estrela de David, dois triângulos invertidos e sobrepostos (seis pontas).
Ainda não aprenderam que a História não se esconde. A não ser que sejam Talibans que não sabem o que isso é .
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Quanto ao que se sabe e ao que se pode observar, sobre o proprietário e intenção inicial este edifício parece NÃO ter tido a ver com a religião judaica. Se vir bem na segunda foto o que parece ser uma estrela de David de facto NÃO é porque NÃO é constituida por dois triângulos, os lados fazem um pequeno ângulo ao centro. Cumprimentos,