Edifício da firma Breyner & Wirth na Baixa, Lourenço Marques, Moçambique

A firma Breyner & Wirth (aqui B&W), fundada em 1898 presumo que em Portugal, era uma das mais antigas e poderosas do Moçambique pré-independência. 
Como se pode ver no texto do Livro de Ouro em baixo a sua actividade cobria navegação, armazenagem e trânsito internacional, seguros, comércio e representações, indústria local, farmacêutica, secção técnica (consultores) e pneus. 
Os seus clientes incluiam os portos, os caminhos de ferro, a DETA, as "utilities" do estado e indústrias privadas. As firmas que representava incluiam as grandes empresas portuguesas COMPANHIA UNIÃO FABRIL e LISNAVE, as multinacionais SIEMENS, DEMAG, PRATT & WHITNEY e farmacêuticas como por exemplo as conhecidas VICK, GLAXO e ASTRA. A B&W era também a representante em Moçambique da WENELA
Edifício da B&W na actual Av 25 de Setembro.
Fica entre uma antiga barbearia ao lado do Cinema Scala e os Correios. 
Tempos áureos da firma B&W no fim dos anos 60, principios dos 70.
Reclames das representadas SIEMENS/TAP/FIRESTONE/TINTAS CIN
Vamos agora ver que o edifício actual que tem 4 pisos parece ser a ampliação dum seu antecessor que tinha 3 pisos. Aqui está esse edifício engalanado para a visita do Presidente Carmona a Moçambique em 1939 como se podia ver aqui e  aqui.
Foto em 1939 da B&W (do Livro de Ouro)
Era um prédio com 3 pisos (menos um que agora) mas pode-se confirmar que a estrutura da fachada era a mesma então e agora. Em 1939 o prédio tinha 5 janelas mais próximas ao centro mais duas (portas?) maiores nas extremidades. Depois foi-lhe acrescentado o último piso também com varanda. Na foto de baixo consegue-se ver o volume completo do edifício tal como era em 1939 mas a partir daí não se consegue perceber se nesse aumento para cima também o houve para trás. No entanto vê-se na primeira foto que o último piso actual ficou mais curto que os 3 primeiros pisos (se são completamente originais ou não isso não sabemos)
Nesta foto posterior a 1947 (ver a câmara ao fundo) mas anterior 
à construção dos prédios Rubi e Santos Gil (Continental) que são do início 
dos anos 50 ainda existia o edifício com os 3 pisos tal como na foto de 1939.
E antes de ter 3 pisos o edifício tinha sido só de R/C e primeiro andar
Prédio Breyner provávelmente nos anos 30. Há muitos calhambeques 
mas há já também um carro de carroçaria actual.
Cinema Scala a seguir para poente.
Como explico neste artigo mais ou menos no sitio do prédio da B&W existiu a partir de 1892 (pelo menos) o escritório da Delagoa Bay Water Works que suponho foi nos primórdios da cidade de L.M. a concessionária das águas. Esta é uma foto do site "Memory of the Netherlands" que mostra esse local. 
Amarelo: DB Water Works Office, suponho onde será agora o prédio da B&W
Laranja: actual Av. 25 de Setembro nos primeiros 3 ou 4 anos de vida
Azul: Travessa antiga Baptista de Carvalho, actual do Jornal Notícias

Comentários