O nascimento da actual Av 25 de Setembro e seus primeiros edifícios do lado Norte

Já vimos em mensagens anteriores que a actual Av 25 de Setembro, antiga da República e D. Carlos no tempo da monarquia portuguesa (e primeiro em parte Rua da Linha) foi erguida em parte sobre o que era o pântano da Baixa depois deste ter sido drenado (nomeadamente para poente do cruzamento com a actual Av. Samora), e em parte sobre a linha de defesa de Lourenço Marques construída em 1867-1868 e que até aí tinha protegido a cidade. 
Temos primeiro duas fotos de Manuel Romão Pereira, tiradas de 1889 a 1891 para a expedição fotográfica oficial da coroa portuguesa, pouco depois da Avenida D. Carlos ter sido aberta como se pode ver fácilmente pelo piso arenoso sem ser ter sido compactado. A avenida nos digamos 50 metros mais próximos estava sobre a antiga linha de defesa mas os novos edifícios que se vêm à esquerda estavam já sobre pântano drenado e aterrado pouco tempo antes. 

                                                     FOTO 1 de entre 1889 e 1891                     
Legenda no ACTD: Avenida D. Carlos. Lado Norte.
Edifício novo para Repartições de Obras Públicas, Imprensa e Cadeia
Na FOTO 1 os novos edifícios à esquerda estão do lado norte da avenida pois para o fundo é o nascente = leste (barreira e escarpa da Ponta Vermelha). O edifício à vista do lado direito era mais antigo e tinha estado para sul da Rua da Linha e da Linha de defesa (que no total teriam talvez uns 10 metros de largura), o que indica até onde ia a terra firme antes da drenagem do pântano. 
Nascia assim neste espaço virgem a partir de 1887 um complexo de vários edifícios públicos, pela primeira vez obedecendo ao planeamento moderno da expedição das Obras Públicas do General Machado. Mencionados na legenda são o primeiro edifício da Imprensa (ver FOTO 6) e a Cadeia Civil (é o edifício mais alto ao fundo e o únicos deste que ainda existe como Livraria da Imprensa Nacional). 
Dos edifícios que estão mais à vista na Foto 1, a "Barraca de Praia" era a Repartição das Obras Públicas (e o edifício mais carismático da cidade e arredores). Foi iniciado em Setembro de 1888 e não foi construído em alvenaria. 
FOTO 2 de entre 1889 e 1891 
"Barraca de Praia" com duas alas. 
M.R.P. que residia na cidade foi tirando estas fotos dentro dum periodo de 2-3 anos e nota-se que nesta FOTO 2 o edifício é posterior ao da FOTO 1.
A FOTO 3 tem melhor qualidade e ajuda a localizar este sitio mais exactamente.

                                                                  FOTO 3 de 1892
Vista da "Barraca de Praia" oposta à das FOTOS 1 e 2 um pouco mais tarde
Foto do Memory of the Netherlands
Na FOTO 3 vê-se o piso melhor e que havia bermas e postes de telefones ou electricidade. Pormenor interessante, as árvores novas plantadas no passeio já eram protegidas como agora. O carril (presumo uma linha Decauville) servia para transportar materiais para as obras de construção que continuavam para a direita (para nascente = leste) e para a drenagem do pântano desse lado.
Para poente = oeste ou seja para lá da Barraca de Praia e da sua ala direita vemos quatro edifícios. Os dois primeiros têm listas no telhado por isso também devem ser públicos e nesse local foi depois construido o primeiro edifício dos correios.
Em baixo está uma foto posterior às de cima da mesma Avenida D. Carlos, tirada pelos irmãos Lazarus  e publicada em 1901 (no álbum A Souvenir of LM).

FOTO 4 de até 1901
Vista para nascente = leste também com a barreira da Ponta Vermelha ao fundo
Nota-se na FOTO 4 bastante evolução em relação à fotos de cima. As árvores cresceram, o piso está mais plano e compactado e há muito mais gente. 
E a foto seguinte é na mesma direcção da FOTO 4 mas posterior a todas as anteriores pois aparece a linha de eléctrico para os Paços do Concelho por isso é de 1904 em diante. 
Neste artigo pode ver-se os postes dessa linha mais para a frente, em frente à antiga Fazenda, actual Biblioteca:

FOTO 5
À esquerda vê-se só o edifício das Obras Públicas,
 o dos Correios estaria mais para o lado de cá
Na cidade actual os edifícios que se vêm nas fotos de cima estariam mais ou menos como é indicado aqui: 
FOTO 6 recente
Ver em baixo
Laranja: actual Av. 25 de Setembro para a zona destas fotos, antiga D. Carlos.
Vermelho: actual Av. Samora, antiga Rua da Fonte - ver à direita da FOTO 4.
Azul: Travessa frente à Biblioteca. Chamou-se Rua do Baluarte, um forte na linha de defesa da cidade - ver ao centro na FOTO 2.  
Amarelo: D.B. Water Works Ofice no terreno do agora prédio Breyner & Wirth - ver nas FOTOS 3 e 4.
Rectângulo preto: complexo de edifícios públicos agora entre os Correios e a esquina com a Av. Lenine - ver na FOTO 1 a marca preta.
Rosa: edifício da antiga cadeia civil na esquina, aparece ao fundo da marca preta da FOTO 1 com primeiro andar.
Tudo isto, incluíndo num mapa de 1906, é mais específicamente explicado nesta mensagem.
Vamos agora ver onde ficava esta zona em relação ao pântano que tinha existido até pouco antes de MRP ter feito as FOTOS 1 e 2 em 1889-91. Foi só partir da chegada do General Machado em 1877 que se começou a secar o pântano e pouco mais de 10 anos depois estava-se a abrir a Avenida e a começar a construção destes edifícios. 


MAPAS COMBINADOS
Em cima mapa de 1876 e em baixo a estrutura de ruas actual.
linha irregular preta: na estrutura actual onde tinha sido o limite sul do pântano
Olhando para o canto inferior direito do mapa de baixo concluímos que as faixas de rodagem da Av da República na zona destas fotos (para nascente = leste da actual Av. S. Machel) assenta na berma norte da ilha original (ou junto à parte sul do pântano). No entanto os edifícios destas fotos (o amarelo da D.B. no limite e o rectângulo preto do complexo público completamente) já ficam sobre o que tinha sido o lado sul do pântano.

Esta mensagem foi sobre edifícios no lado norte. Numa outra vamos ver imagens muito interessantes dos primeiros edifícios do lado sul da Avenida D. Carlos, actual 25 de Setembro também nesta zona da Baixa da antiga cidade de Lourenço Marques, actual Maputo.

Comentários