Tramways/eléctricos de LM - Linha da Baixa, história, fotos e traçado.

A linha da Baixa circulou entre a Praça dos CFM e a antiga Câmara/Tribunal mas como foi desactivada pouco depois da inauguração em 1904 (que foi feita simultâneamente para todas as linhas marcadas no mapa de baixo) não conheço foto com um carro em circulação no troço que lhe foi especialmente dedicado, na av. D. Carlos, depois da República, agora 25 de Setembro. 
Pode-se no entanto ver a sua instalação, os carris e a linha de alimentaçâo eléctrica suspensa que não foram desmantelados de imediato e começamos com a foto que vimos já dessa zona:

FOTO 1
Na Av. D. Carlos, depois da República em frente ao edifício dos correios (com o das Obras Públicas mais alto a seguir)
A FOTO 2 seguinte foi tirada um pouco mais à frente do que a anterior como se pode verificar. O edifício que aqui se vê tem uma arcada com cinco arcos e é a que se vê para o fundo à esquerda na FOTO 1:

FOTO 2
Edifício da Fazenda de Lourenço Marques na Baixa, do lado esquerdo = norte
 da av. D. Carlos, depois da República, agora 25 de Setembro. 

A FOTO 2 foi tirada até 1908, ano em que os seus autores irmãos Lazarus saíram de Moçambique. Vê-se ao centro da rua o poste com um braço no alto que suporta a linha aérea para alimentação do motor do carro eléctrico, do lado esquerdo da foto consegue-se vê-se essa linha e por baixo vê-se os carris. O edifício da Fazenda actualmente é a Biblioteca Nacional de Moçambique como já foi explicado neste artigo. 

FOTO 3
Edifício da Fazenda em vista para nordeste como na FOTO 2

Na foto de cima os carris dos carros eléctricos estão no chão em parte sob a sombra do sol. Não dá para ver se havia ainda linha aérea ou não nesta altura. 
Na foto seguinte (amostra de postal à venda no site delcampe.net)  vê-se a mesma avenida para poente = oeste e por isso a Fazenda está do lado direito e mais para o fundo vê-se o prédio dos Correios, mais ou menos irmão gémeo do da Fazenda.

FOTO 4
. Na Av. D. Carlos, depois da República vista para poente = oeste 
a partir do cruzamento com a rua da Imprensa
Vê-se nesta foto os suportes da linha de alimentação à esquerda e parece-me que os carris não estavam no pavimento por baixo dela, o mais provável é que tivessem sido retirados o que seria mais fácil aqui que noutros lados por a avenida ser ainda em terra. Também se vê que a avenida tinha a faixa de rodagem mais estreita e os passeios muito mais largos do que veio a ter depois e do que tem actualmente.
Para mais informação, no mapa e diagrama dos eléctricos de LM em 1906 que mostro em baixo a laranja está marcada esta linha da Baixa. Como o seu terminus a poente = oeste era na Praça dos CFM, a linha seguia pela Rua Consiglieri Pedroso partilhando o par de carris com outras linhas até ao cruzamento do actual Café Continental onde a linha da Baixa, a da que falamos aqui, virava para carris próprios para nascente=leste, Seguia a partir daí pela Av. D Carlos, passava em frente à Fazenda/Biblioteca como se viu nas três fotos de cima e iria parar na zona da antiga Câmara/Tribunal (Paços do Concelho) que se pode ver aquiaqui aqui
Segundo o mapa, o terminus do eléctrico era nas traseiras do edifício (lado sul) pelo que actualmente ficaria mais ou menos em frente donde agora é o Teatro Avenida, local esse que na altura estava à beira do estuário. 


Mapa e diagrama de 1906/10

Laranja: linha da Baixa
Preto: linha do Cemitério com terminus inicial na Baixa ao lado do Capitania Building.
Outras cores: outras linhas, todas com terminus na Baixa na Praça dos CFM 
Do terminus da linha da Baixa a oeste, que ficava na praça da estação dos CFM, depois Mac Mahon, actual dos Trabalhadores já falámos aqui.
Refira-se ainda que a linha da Baixa era única das linhas iniciais que não passava em frente ao Jardim Público (actual Tunduru) - cados das linhas representadas pelas outras cores que não o laranja que acrescentei ao mapa - quer dizer era a única das iniciais que não subia pela actual Av. Machel.

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