Edifício do Correio original de Lourenço Marques, fotos e datações

Não sei se antes havia já serviço de correios sediado noutro lado da (Baixa da) cidade de Lourenço Marques mas para simplificar a explicação vamos considerar que o edifício da FOTO 1 foi o primeiro dos Correios na actual cidade de Maputo. A primeira foto vem do álbum de fotografias dos irmãos Lazarus "A souvenir of Lourenço Marques" publicado em 1901 e disponibilizado pelo site Africa in The Photobook. 

FOTO 1 publicada em 1901
Correio identificado pela tabuleta
ao lado do "Barraca de Praia" ao centro com a suas duas alas, 
ou seja do edifício das Obras Públicas

Este edifício do correio foi construido na nova Av. D. Carlos, actual 25 de Setembro do seu lado norte após o saneamento do pântano que rodeava a "ilha", mas não foi dos primeiros como se pode ver na mensagem e nas duas imagens seguintes.
A FOTO 2 é de Manuel Romão Pereira  e foi tirada entre 1889/1890. Mostra os primeiros edifícios públicos construídos na nova Av D. Carlos sem os Correios.

FOTO 2 de 1889/90
Ao fundo: a Ponta Vermelha
À esquerda: edifício das Obras Públicas (OP) com andaimes

e outros mais para nascente = leste já concluidos
Para poente=oeste das OP (à esquerda): terreno vazio, 

não havia edifício encostado ao das OP

A foto seguinte para o lado norte da nova avenida foi tirada da esquina do actual Hotel Tivoli com a Travessa que fica frente à Biblioteca e mostrava os edifícios públicos em expansão.

FOTO 3 - sem data mas posterior à FOTO 2.
1. "barraca" com as 2 alas: edifício das Obras Públicas (OP)
2. para a esquerda do OP quer dizer do lado poente=oeste: 
- 2 pavilhões de telhado às riscas, e depois
- prédio clássico que já vimos ser o da Delagoa Bay Water Works (Águas).

Nesta outra foto, extendida horizontalmente para se ver melhor, temos a Avenida D. Carlos mais tarde com árvores crescidas, piso melhor, etc:

FOTO 4 - Irmãos Lazarus - 1889/1908
Laranja: Av. D. Carlos, actual Av 25 de Setembro, ao fundo a Ponta Vermelha
Amarelo: parece ser o prédio da D.B. Águas um pouco ampliado.
Do seu lado esquerdo = nascente = leste tinha as colunas de portão como na FOTO 3.
Verde claro: o pavilhão mais pequeno que se via na FOTO 3 mas agora pintado de escuro
Vermelho: Correio como na FOTO 1
Roxo:  Obras Públicas (barraca com as 2 alas)

Daqui podemos concluir que o edifício do Correio da FOTO 1 veio ocupar o lugar do pavilhão às riscas maior e um pouco do espaço que havia entre esse pavilhão e o pavilhão às riscas menor da FOTO 3. 
Depois como já sabemos foi construido e edifício actual dos Correios que ocupou o lugar deste primeiro edifício dos Correios da FOTO 1 mas sendo colocado bastante mais para trás da avenida.

 FOTO 5
Correios actuais colocados afastados da avenida
à esquerda na foto: o prédio da D.B. Águas (o da marca amarela na FOTO 4)
à direita na foto: edifícios anteriores (Obras Públicas, o da marca roxa na FOTO 4)

Em linha de tempo para o sucedido para o Correio, sabendo que a FOTO 2 é de cerca de 1890, temos: 
1890:  conclusão do edifício das Obras Públicas, 

1890 + W: construção e conclusão do pavilhão à riscas maior da FOTO 3

1890 + W + X: demolição do pavilhão à riscas maior da FOTO 3 

1890 + W + X + Y: construção e conclusão do Correio da FOTO 1. Esta data tem de ser igual ou inferior a 1903 pois a FOTO 1 foi retirada dum postal enviado em 1903.

1890 + W + X + Y + Z : demolição do Correio da FOTO 1 e construção dos Correios da FOTO 5. Segundo Alfredo Pereira de Lima o empreiteiro foi o italiano Francesco Masci que se retirou de Moçambique em 1906.

HPIP  diz que os Correios da FOTO 5 são de 1899, o que quereria dizer que o "W + X + Y + Z" seriam 9 anos no máximo, o que me parece ser um prazo demasiadamente apertado para tanta actividade imobiliária pública. Para mais sabemos que dinheiro do Estado em Portugal e Moçambique nunca houve que chegasse e que para os 2 000 ou 3 000 habitantes europeus que a cidade tinha (e mesmo somando os visitantes) o Correio da FOTO 1 devia servir e por isso não haveria necessidade de correr a fazer outro tão rápidamente. Por seu lado sabemos que em 1907 já existia o edifício actual. Por isso entre 1899 e 1907 será a data e Lisandra Mendonça na sua tese sobre a cidade diz que foi 1904-05 o que provávelmente estará correcto.
Conclusão, neste artigo percebemos melhor a evolução dos edifícios dos Correios em Lourenço Marques, actual Maputo. Fica a dúvida sobre a data dada pelo HPIP mas muito provávelmente está errada  (ver antes).

Comentários