Na FOTO 1 vemos do lado sul da avenida os prédios da EMOSE, antigo Nauticus e Banco BCI, antigo John Orr. Era aí a fronteira norte de Lourenço Marques por volta de 1890, antes da expansão da cidade para fora da "ilha inicial". Vamos neste artigo que o primeiro edifício das Obras Públicas da cidade esteve por aí mesmo antes do início da construção da avenida.
Vimos em mensagem anterior os primeiros edifícios da actual Av 25 de Setembro (D. Carlos ao princípio) do lado norte onde são agora os Correios da baixa e a Biblioteca que também se vêm à direita na foto de cima. Temos visto também que a faixa de rodagem da Av. D Carlos (que era a actual Av 25 de Setembro) foi em parte construída sobre o pântano e sobre a antiga linha de defesa da cidade construida em 1867-1868 (delimitando a chamada Rua da Linha).
Vamos agora ver uma foto do lado sul da Av. D. Carlos pouco após ter sido aberta e que foi tirada por Manuel Romão Pereira. Os edifícios parecem pré-existentes em relação aos trabalhos.Vimos em mensagem anterior os primeiros edifícios da actual Av 25 de Setembro (D. Carlos ao princípio) do lado norte onde são agora os Correios da baixa e a Biblioteca que também se vêm à direita na foto de cima. Temos visto também que a faixa de rodagem da Av. D Carlos (que era a actual Av 25 de Setembro) foi em parte construída sobre o pântano e sobre a antiga linha de defesa da cidade construida em 1867-1868 (delimitando a chamada Rua da Linha).
Vamos agora comparar esta foto com uma tirada tempos antes em 1886/87 por C.S. Fowler das barreiras da Maxaquene. Em baixo da barreira está a zona pantanosa larga que vai até ao limite norte do burgo construido dentro da "ilha inicial". Noto ainda que parece haver um canal mesmo ao fundo da barreira (não sei se seria natural ou artificial, isto é feito para secar o pântano, ou uma combinação dos dois casos).
Como já mostramos noutra mensagem, em termos de mapas a situação é a seguinte:
FOTO 3 de 1886/87 - clique para aumentar
FOTO 2 com marcas de 1889/91
Verde: Obras Públicas
Vermelho: mesmo edifício inacabado que vê na FOTO 3
Na FOTO 2 a verde está o mesmo edifício da FOTO 3 mas nesta, mais recente, à frente dele vê-se que a Av. D. Carlos tinha sido aberta ocupando em parte a Rua da Linha que tinha estado na borda a sul do antigo pântano. À sua esquerda (ou seja à direita na FOTO 3) via-se um armazém que ainda não existia na FOTO 2 pois por aí haveria só um muro ou muralha.
Na FOTO 2 vêm-se também umas torres metálicas, que são balizas que iriam para auxiliar a navegação no estuário para o porto. O estuário estava na altura a talvez 200 metros daqui, para a frente e/ou para a direita, muito mais perto do que actualmente.
Conclusão: contráriamente aos edifícios do lado norte da Av. D. Carlos que foram construídos mais ao menos simultâneamente com a nova avenida, pelo menos os dois edifícios mais próximos do lado sul da FOTO 1 já antes existiam na borda do pantâno. Pela sua posição na FOTO 3, por exemplo em relação à Estrada para Lydenburgo, deviam ser mais ou menos em frente aos edifícios das Obras Públicas (barraca de praia) do lado norte. A "Barraca de Praia" ficaria no terreno actualmente ainda vago entre os Correios e a Biblioteca na baixa de Maputo.Como já mostramos noutra mensagem, em termos de mapas a situação é a seguinte:
Sobreposição do mapa com vias actuais com o de 1876
Ver explicações em baixo |
No sub-mapa de cima temos o pântano em 1876. No de baixo sobrepuz ao de cima a Av da República e suas perpendiculares actuais e marquei com a linha irregular preta onde era o limite sul do pântano. Olhando para o seu canto inferior direito concluí-se que ambas as faixas de rodagem da Av da República na zona coberta por estas fotos ficavam em terra firme a sul do pântano.
Pontos adicionais a notar nos mapas de cima:
1. Rectângulo preto: edifícios já vistos em artigo anterior.
2. Verde e vermelho (marcas rectangulares no canto inferior do sub-mapa de baixo): Esses edifícios ficavam mais ou menos onde será actualmente o prédio do Banco BCI, antigo ex John Orr embora possa ser uns 20 ou 30 m para um ou outro lado pois não me parece que a Travessa da Maxaquene já existisse exactamente no sitio actual (olhando para o sub-mapa de cima).
1. Rectângulo preto: edifícios já vistos em artigo anterior.
2. Verde e vermelho (marcas rectangulares no canto inferior do sub-mapa de baixo): Esses edifícios ficavam mais ou menos onde será actualmente o prédio do Banco BCI, antigo ex John Orr embora possa ser uns 20 ou 30 m para um ou outro lado pois não me parece que a Travessa da Maxaquene já existisse exactamente no sitio actual (olhando para o sub-mapa de cima).
Noto também que os dois edifícios da repartição das Obras Públicas que terão existido na zona (o "verde" inicial do lado sul da avenida confirmado pela inscrição na fachada e o da "barraca de praia" no complexo do lado norte da Avenida) terão sido depois substituídos pelo edifício actual do Ministério das O.P. que foi construído na esquina da Av Marx com a Fernão de Magalhães - ver aqui.
Ver análise complementar aqui com novos dados.
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