Este edifício dos Correios da Baixa de Maputo foi construído em 1904-05 (ver dúvidas em mensagem).
Noto que é idêntico ao imóvel da Fazenda (agora Biblioteca Nacional) construído nessa altura segundo o HPIP e que fica cerca de 200 metros mais para nascente = leste na mesma Avenida. Esta é actualmente Av 25 de Setembro, foi da República e tinha sido D. Carlos que era o monarca português quando estes dois edifícios foram construídos.
O nascimento desta avenida foi explicado na mensagem.
O prédio foi renovado há alguns anos e encontra-se em bom estado de conservação no exterior. O interior é mostrado nesta mensagem.
Na varanda do primeiro andar vê-se as colunas finas e a barra horizontal que elas suportam. No início do século XX (20) era comum a construção combinando alvenaria com ferro. Vamos dar um salto para o passado e ver este edifício do estado mais antigo para o mais recente.
Na foto de cima o passeio à frente não estava concluído por isso deve ter sido completado no ano de 1908. Do lado direito há ainda telhados às listas dos edifícios construidos por volta de 1891 que eram como se vê na mensagem do primeiro conjunto de edifícios do estado construido depois do aterro do pântano.
Frente do edifício já pavimentada
Na foto de cima havia árvores mas afastadas do prédio. A bandeira deve ter sido acrescentada à foto. As madames ainda andavam de vestido comprido mas com chapéu de sol. Do lado esquerdo estava um edifício com alpendre em ferro forjado que penso era o da Delagoa Bay Water Works (Serviço concessionado de água).
No frontispício continuava escrito Correios e Telegraphos.
Penso que a foto de cima foi tirada depois da anterior pois já tinha árvores no pátio em frente expressamente plantadas para o edifício.
|
Comentários