Localização do Standard Bank em 1910 e evolução da parte central da Rua Araújo, Lourenço Marques


Rua Araújo. Ver detalhes em baixo.
Em artigo anterior sobre a Rua Araújo, actual Bagamoyo tinhamos concluido que os dois  imóveis seguintes estavam na Rua Araújo mas ainda não sabiamos onde.


FOTO 1 - 1929

Luiz A. Vieira à esquerda e centro - Standard Bank (SB) à direita
Olhando primeiro para o Standard Bank (SB) à direita na FOTO 1 de 1929 e depois para a FOTO 2 de 1910 em baixo (igual à do topo da mensagem mas a cores) reconhecemos aí o mesmo edifício do SB à esquerda e ao lado do rickshaw de capota branca. Quer dizer que já em 1910 existia nesse local o edifício do SB assim como a pequena casa do lado do Vieira (o seu Armazém Alfandegado segundo a letragem na fachada) de que se vê também na FOTO 2 a ponta encostada ao SB. Olhando agora para outros elementos desta FOTO 2 vamos localizá-la melhor na Rua Araújo.

FOTO 2 - 1910

Circulo laranja: mesma posição marcada na FOTO 1 em frente ao Vieira e SB
Roxo: extremo do lado nascente = leste do Luiz A. Vieira
Vermelho: edifício do Standard Bank
Verde claro: Central Hotel na esquina com Rua da Mesquita
Castanho: edificio mais alto com torre, ao fundo
O edificio mais alto com torre, ao fundo é o Hotel Carlton que com maiores ou menores alterações ainda existe do lado nascente da antiga Rua Araújo e por isso é aqui a referência fundamental. Isto quer dizer que estamos nestas fotos a olhar para nascente da Rua Araújo. Os outros elementos do lado esquerdo da FOTO 2 (porque do lado direito a seguir ao cruzamento vemos pouco) explicaremos e localizaremos melhor em baixo com o MAPA de 1876 que continuamos a usar mesmo para 1910 pois parece-nos o mais preciso. Temos na vertical ao centro do mapa a Rua Araújo = Rua dos Mercadores, em que na parte superior está o lado nascente, o da Praça 7 de Março que não aparece e na parte inferior está o lado poente em baixo, o da Praça Azeredo nessa época. 

MAPA de 1926

Circulo laranja: Posição marcada na FOTO 1 em frente ao Luiz A Vieira e SB
Roxo: Luiz A Vieira
Vermelho: SB
Rosa: Casa com 3 portas
Verde: Rua da Mesquita para o interior
Azul: Rua da Mesquita para o estuário
Verde claro: prédio de primeiro andar com varanda na esquina
Laranja claro: prédio de1o andar com varanda saliente encostado ao Hotel Carlton
Castanho: Hotel Carlton
Como se pode ver na FOTO 2 e confirmar no MAPA, a Rua da Mesquita não estava alinhada dos dois lados e era bastante estreita e pelo menos a parte do lado interior (ou da esquerda nestas fotos) parecia mais um beco que uma rua.
Então concluimos que o Standard Bank (de 1929) ficava um pouco para poente do cruzamento da Rua Araújo com a Rua da Mesquita. Também concluimos que esta deve ter sido alargada e alinhada depois de 1910 (não mostrado aqui) pelo que vemos no mapa de 1926 . Pelo menos a casa rosa deve ter sido demolida para isso acontecer. 
Na Rua Araújo mais em direcção a nascente ou à Praça 7 de Março (actual 25 de Junho), depois do cruzamento com a Rua da Mesquita, já tinhamos visto a FOTO 3 que vamos recordar. Ela coincide com a FOTO 2 para os elementos comparáveis do lado esquerdo = norte da Rua.

FOTO 3 - entre 1899 e 1908

Laranja claro: prédio de 1o andar com varanda saliente encostado ao Hotel Carlton
Verde claro: ponta do lado nascente do prédio de 1o andar com varanda na esquina
Castanho: Hotel Carlton
E agora olhando em sentido contrário na Rua Araújo podemos recordar o que existia em 1895 nesta foto também já vista anteriormente no HoM:

FOTO 4 - 1895

Verde: Rua da Mesquita para o interior
Azul: Rua da Mesquita para o estuário
Circulo laranja: posição marcada na FOTO 1 em frente ao Vieira e SB

Setas Vermelho e Preto: prédio de 1 piso e terreno murado
Sobre os elementos das setas vermelho e preto que havia na esquina da Rua Araújo com a Rua da Mesquita do lado estuário, ver aqui a situação em 1901, uns 6 anos depois do mostrado na FOTO 4.

FOTO 2 do lado direito estendida - 1910
Setas Preto e Vermelho: Em 1910 havia 2 prédios de 2 pisos em cada lado
da esquina da Rua Araújo com Rua da Mesquita lado estuário
Sobre o prédio de primeiro andar indicado na foto em cima pela seta preta na esquina da rua da Mesquita ver o artigoA conclusão final deste artigo é que houve uma mudança radical entre 1895 (FOTO 3) e 1910 (FOTO 2) no cruzamento da Rua Araújo com a Rua da Mesquita lado estuário. Por um lado isso é surpreendente por ocorrer num curto espaço de tempo (15 anos) mas por outro mostra a riqueza que havia para investir e a importância da Rua Araújo na nova cidade. 
Noutro artigo mostraremos que os edifícios do Luis Alves Vieira e do Standard Bank ainda existiam há pouco nesse loca.

Comentários