Hotel Carlton na Rua Bagamoyo, antiga Major Araújo em Maputo (1/2)

Este edifício clássico da Baixa de Maputo por muitos anos deve ter sido o prédio mais alto da cidade. Localizado na Rua Araújo serviu-nos de referência para a compreensão das fotos do princípio do século XX desta rua nas mensagens 1 e 2. Mais específicamente falámos antes do Hotel neste artigo.

FOTO 1 - Outubro de 2012
Hotel Carlton visto de nascente = leste para poente = oeste
Foto original HoM - clique para aumentar

Na FOTO 1 via-se a Rua Bagamoyo, antiga Major Araújo à esquerda seguindo para poente e no cruzamento do hotel para a direita (norte) seguia a Travessa António Furtado (aqui o requerimento de  passaporte para LM em 1889 de pessoa com esse nome - gerente de agência?).

FOTO 2 de 1929 de Santos Rufino (adaptada)
Hotel Carlton visto de nascente=leste
clique para aumentar

O original da FOTO 2 está em baixo. Aqui foi um pouco "completada" pelo HoM na parte inferior direita. A data escrita na torre por baixo do nome JJ de CARVALHO não é clara. Será 1898? Deve ser posterior a 1891.

2012 (FOTO 1) versus FOTO 2 (1929): Para além das varandas de grades terem sido substituidas ou tapadas, comparando com o edifício actual nota-se que em 1929 no terceiro piso só a torre de esquina estava avançada embora se vissem janelas de águas furtadas recuadas. No edifício actual há um terceiro piso avançado a todo o comprimento do prédio tendo para isso absorvido as águas furtadas e obrigado à alteração do telhado. Depois de 1929 foi também acrescentada uma quarta cobertura feita sobre a varanda do terceiro piso. Não sei quando foram feitas estas alterações entre 1929 e 2012.
Inroduzimos agora a FOTO 3:

FOTO 3 de até 1908 de Lazarus
Vista para nascente da Rua Araújo com a Ponta Vermelha ao fundo

Na FOTO 3 o Hotel Carlton era o ficava imeediatamente para lá (para nascente = leste)  do prédio que tinha a varanda do primeiro andar com X X. A seguir à esquina do hotel via-se um espaço vazio até ao próximo prédio que era térreo e de cor clara.

FOTO 2 (1929) versus FOTO 3 (de ou anterior a 1908): Na FOTO 3 de entre 1899 e 1908 via-se que mais próximo da sua construção o Hotel tinha tido uma torre piramidal no topo e sabemos que pelo menos até 1910 tinha-a mantido assim. E que por isso a alteração da torre para a configuração actual teria sido feita de 1910 a 1929 pois no álbum de Santos Rufino de 1929 a torre já estava alterada (FOTO 2). Essa alteração foi aumentar a altura das suas paredes e aplainar o telhado para fazer um novo compartimento no terceiro andar. Outra grande alteração no edifício foi a transformação da cobertura das varandas do segundo piso num novo corredor/varanda à frente das águas furtadas do terceiro piso e o acrescento duma grade a todo o seu comprimento/largura. 

 FOTO 4
Vista da fachada do Hotel Carlton para a Travessa A. Furtado.
O prédio azul está na Rua Bagamoyo, antiga Araújo
 FOTO 5
Rua Bagamoyo vista para poente=oeste (ex Rua Araújo)
Na foto de cima vê-se à direita o Rés do Chão do Hotel Carlton depois da esquina com a travessa António Furtado. À direita da rapariga parece-me que era a entrada principal do edifício.
Anúncio do Hotel em 1929 

Note-se que nesta altura era P. Borgaro o proprietário pelo menos do hotel, mas não sabemos se do edifício também. Segundo Alfredo Pereira de Lima (APL) no livro "Pedras Que Já Não Falam" de 1972 o Hotel Carlton foi o melhor do seu tempo possuindo um famoso bar frequentado pelos gerentes das grandes firmas da cidade. O seu primeiro dono foi o JJ Carvalho que referimos em cima que o trespassou depois ao italiano Rossi que se associou aos Borgaros (do anúncio de 1929) sob cuja direcção o hotel teve um período bom e em 1944 os donos eram Borgaro & Moreira.
Este local tinha tradição pois também segundo APL (também no livro "Casas que fizeram Lourenço Marques")  na Travessa de António Furtado, que chegou a ter o seu nome de Hotel Real, e em terreno que veio depois a ser para o Carlton tinha sido construido em 1874 por Manuel Fernandes da Piedade o primeiro hotel da cidade de Lourenço Marques que teve como clientes os mineiros (primeiro australianos) que iam para os campos de ouro de Lidemburgo (seriam os de Mac Mac e Pilgrim's Rest) na África do Sul. Era um edifício de madeira e zinco e junto a ele em 1877 Francisco Lopes Serra e F. Hengelhart construíram em 1877 e 1879 as suas casas de habitação.

HPIP sobre o edifício: Dos HOTÉIS  urbanos, com galerias metálicas envolvendo o volume principal, temos como exemplos o Hotel Carlton, na Rua Araújo, com três pisos de varandas.

Duas curiosidades sobre o Hotel.

Comentários

Bom dia!
Se quiserem posso disponibilizar gratuitamente cópia de documento antigo relativo a este edifício, que poderão visualizar aqui
https://olx.pt/anuncio/hotel-carlton-antiga-loureno-marques-estudo-arquitectura-de-1916-IDzfKzt.html
Parabéns pelo excelente site.
Os meus cumprimentos,
José António.
Rogério Gens disse…
Caro José António:
Obrigado pelos parabéns. Se puder disponibilizar mais imagens para tone.da.eira@gmail.com agradeço para eu perceber melhor o que foi essa e talvez outras alterações. Eu já tencionava voltar ao HC assim será a boa ocasião.
Cumprimentos.