Hotel Carlton na Rua Bagamoyo, antiga Major Araújo em Maputo (2/2)

Voltamos ao Hotel Carlton na baixa de Maputo, antiga Lourenço Marques de que falámos aqui genéricamente e aqui sobre a evolução da sua torre e para ver duas curiosidades.
Entrada no edifício do Hotel pela Rua Bagamoyo, antiga Araújo
A primeira curiosidade é um anúncio de 2016 de J.A. Ruas no site OLX que colocava à venda um "Estudo de alteração de uma janela do corpo central do edifício Hotel Carlton, propriedade de J. J. Carvalho, construído na Rua Araújo, na antiga Lourenço Marques, alteração essa aprovada pela Câmara Municipal de Lourenço Marques em 20 de Dezembro de 1916, com as estampilhas fiscais da época inutilizadas com o registo da data aposto". 
Projecto de 1916 para a propriedade de J.J. Carvalho na Rua Araújo

Em baixo vemos o Hotel Carlton em foto semelhante à dos álbuns de Santos Rufino publicados em 1929 e por isso em data posterior à alteração prevista em cima. O proprietário continuava a ser J. J. Carvalho, ou era isso que estava registado na torre. No entanto pelo menos nesta face virada a nascente do referido corpo central do prédio não consigo ver executado o que estava projectado (seriam janelas juntas com arcos e colunas na fachada) nem na foto antiga nem na foto actual que mostra no entanto várias outras alterações.
Fotos semelhantes mas a segunda 
sem cobertura na torre no telhado

Passamos a foto dos últimos anos:


Anos 20 e actual: será que o projecto de 1916 foi executado?

Outra curiosidade relativa ao Hotel Carlton que esteve à venda no site de coleccionismo delcampe.net:

Aviso da Câmara Municipal em 1922

O aviso feito ao procurador de J.J. Carvalho que devia estar ausente de Moçambique intimava-o a (se percebo bem) a reparar urgentemente a canalização do Hotel.

Comentários