Na sequência do primeiro artigo vamos agora ver em mais detalhe a primeira estação "definitiva" dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques (LM), a que chamamos a da FASE 1 (antes dela houve uma estação provisória).
A FOTO 1 é de Fowler que fotografou a construção da linha de LM até perto de Ressano Garcia, mas a legenda não a localiza. Como se concluirá aqui, como as FOTOS 2 e 3 são confirmadamente da estação de de LM e nas três fotos encontraremos elementos comuns então poderemos dizer que a FOTO 1 também é de LM.
Esses elementos comuns, para além dos grandes respiros no topo do telhado do edifício, são: amarelo: a estrutura na vertical da fachada lateral da estação, neste caso do seu lado a oeste = poente; vermelho: um barracão de oficina ou depósito para o fundo.
Há diferenças entre as três fotos, caso do poste, candeeiro e relógio que iremos destacar em baixo, mas é plausível que tenham sido instalados progressivamente. A FOTO 2 é posterior à FOTO 1 e é de crer que a FOTO 3 seja posterior à FOTO 2 e por isso à FOTO 1 também.
Seria então em pormenor esta a estação de LM que deve ter entrado ao serviço aquando da inauguração da linha em 1887 (a provisória deve ter sido usada durante a construção da linha) e que foi a única que esteve ao serviço até à inauguração da estação de dois pisos e em alvenaria que vimos no segundo artigo.
FOTO 1 (de Fowler c. 1897)
Foto do Caminho de Ferro de Lourenço Marques (LM) e da equipa de McMurdo que construiu a linha em direcção à fronteira da África do Sul. |
Podemos comparar a estação de cima com a que confirmadamente é a de LM e ver a coincidência para as marcas amarelas:
FOTO 2 - Manuel Romão Pereira de cerca 1890
Marcas amarelas como na FOTO 1 mas aparece o poste e o candeeiro na parede |
A FOTO 3 seguinte é de data indefinida mas como tem mais elementos adicionais deve ser a mais tardia destas três primeiras fotos. Aparecem mais pontos de coincidência com as FOTOS 1 e 2 indicando que se trata da mesma construção:
FOTO 3
Tudo como na FOTO 2 mais o relógio tradicional nas estações (verde). Marca amarela como na FOTO 1, a que não se sabia de onde era. |
Em baixo temos mais uma foto de Fowler sem legenda a localizá-la mas comparando com a FOTO 1 podemos dizer que era a mesma estação vista em sentido contrário e do lado oposto. De facto ao lado da estação na FOTO 4 aparece um armazém que tem janelas espaçadas na parte superior, as quais se vêm também muma construção depois da estação da FOTO 1.
Esse armazém claramente não aparece nas FOTOS 2 e 3 mas como elas foram tiradas mais tarde e ele parece ser de madeira e zinco podia facilmente ter sido desmontado entre c. de 1887 (FOTOS 1 e 4) e c. de 1890 (FOTOS 2 e 3).
FOTO 4 - FOWLER de c. 1897
Mesma grande estação que na FOTO 1, com armazém ao lado |
Dá então ideia que este armazém tinha sido construído para ajudar durante as obras e primeiros tempos da exploração da linha mas que terá sido desmantelado entre 1887 e 1890 para dar lugar a outras construções vendo-se por exemplo na FOTO 3 uma casa de alvernaria parcialmente colocada onde ele tinha estado.
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