Primeiras estações de Caminhos de Ferro de Lourenço Marques: novo edifício de dois pisos (2/4)

FOTO A (publicada em 1907)
Estação de Lourenço Marques em 1907
Esta é o segundo artigo sobre o tema e no anterior aqui descrevi a situação da estação de Caminhos de Ferro (ECF) de Lourenço Marques (LM) até cerca de 1890, ao que chamei a FASE 1. Essa estação tinha um só piso, dois grandes respiros no telhado, um relógio redondo a meio da plataforma e um poste ao seu lado e estava à esquerda na FOTO A.  . 
Neste artigo falarei doutra construção que lhe foi associada depois e por isso chamo-lhe FASE 2 da ECF. Ela tem dois pisos e vê-se na FOTO A para a direita da da FASE 1. Na FOTO A aparece já ao serviço mas na FOTO B estava ainda a ser construída.
Tal como a FOTO A esta é uma vista para nascente, ficando a cidade do lado esquerdo:


FOTO B (data desconhecida)
Verde: estação da FASE 1, tal como foi fotografada por Fowler c. 1887
Creme: novo edifício em construção (ECF da FASE 2)
Roxo: novo armazém para nascente da estação de 1897 
e que já existia em 1901 (foto de Lazarus)
Nota-se que na FOTO B há uma torre de controlo (agulhagem de linhas de combóio?) e muito mais pares de carris do que havia nas fotos anteriores a esta estação da FASE 2. 
Não sei de quando é a FOTO B e por isso quando a FASE 2 da ECF de LM terá sido construída. Mas sabe-se que terá sido depois de c. 1890 pois ela não aparecia nas fotos de MRP dessa altura e pode até ser de depois de c. 1901 pois não aparecia na foto de Lazarus publicada nesse ano. Mas como os Lazarus podem ter comprado essa foto antes da sua chegada a LM em 1899 e ela ter sido tirada antes, efectivamente para o período entre c. de 1890 e 1901 não sei o que se passou. Como a ligação para Pretória foi inaugurada em 1895 e é dito por exemplo no site dos CFM que o presidente Paul Kruger da ZAR inaugurou nessa altura uma estação de caminho de ferro em LM pensei que tivesse sido essa ECF da FASE 2 mas não tenho outros elementos que o confirmem (e essa ECF também não era de madeira e zinco como diz esse texto). Na linha do site dos CFM (e talvez seja a fonte dele) Alfredo Pereira de Lima (APL) disse que ”A estação inaugurada em 1910 veio substituir a antiga de madeira e zinco inaugurada em 1895 – que existia do outro lado da avenida 18 de Maio ...  defronte do actual Posto Médico dos Caminhos de Ferro" pelo que também não é a partir da sua informação que conseguiremos saber quando esta ECF foi inaugurada. 
O que podemos dizer a partir da foto da chegada de Lord Milner a LM em 1902 e onde aparece uma cobertura da plataforma bastante elevada, é que a ECF da FASE 2 já devia existir nesse ano e a sua situação deveria ser a que se mostra na foto seguinte. Continuamos aí como nas duas fotos anteriores com vistas para nascente pelo que a cidade fica do lado esquerdo:

FOTO C de cerca de 1902
Creme (e preto): nova ECF da FASE 2 de dois pisos e em alvenaria
Verde: estação da FASE 1 não foi demolida
Roxo: armazém para nascente da estação da FASE 1
 e que aparecia na foto de Lazarus
No artigo anterior tinhamos mostrado um esquema com a tentativa do HoM estabelecer a disposição dos edifícios que constituíam a primeira Estação de Caminhos de Ferro (ECF) de Lourenço Marques (LM). Este primeiro esquema tinha a ECF da FASE 1 (depois da provisória) e relembro que para melhorar a compreeensão separei mais os edifícios do que (proporcionalmente) aconteceria na realidade.

ESQUEMA HoM para FASE 1 com estação única até 1890 pelo menos
tracejado: a linha (o par de carris)
carmesim: limite do aterro do lado do estuário, face sul do muro de protecção da linha
preto: avenida frente à estação do lado da cidade
Vamos agora actualizar esse esquema inserindo a ECF da FASE 2 e a torre de controlo e o novo armazém para poente = oeste que apareciam nas fotos mais recentes. 

Esquema HoM para FASE 2
tracejado: a linha (o par de carris)
carmesim: limite do aterro do lado do estuário, face sul do muro de protecção da linha
preto: avenida frente à estação do lado da cidade
Apresento nos dois esquemas um só par de carris embora nas fotos se veja que o número de pares de carris e a complexidade do traçado foi aumentando das fotos mais antigas para as mais recentes. 
A entrada do público para estas estações era pela Av 28 de Maio ou seja do lado norte e na plataforma o lado das linhas era então o sul. As fotos que vemos aqui são todas do lado da plataforma e não conheço fotos que mostrassem a entrada nos primeiros tempos dessa Estação de Caminhos de Ferro (ECF)da FASE 2. Todavia podemos ver uma foto do edifício e desse lado já com outra utilização, como alfândega.

Comentários