Lorde Milner em LM em 1902, emigrantes moçambicanos e a futura "Liverpool" da África do Sul

FOTO 1
Visita de Sua Excelência Lord Milner a Lourenço Marques (LM) em 1902. 
Foto dos irmãos J. & M. Lazarus no ACTD
A composição ferroviária tinha chegado vindo à estação de LM vinda de Ressano Garcia, do lado que ficava para o fundo da foto. Esta estação de LM com primeiro andar e varanda parcialmente sobre a plataforma como se vê na FOTO 1 não sei quando tinha sido inaugurada mas era a que se via nas FOTOS A e C deste artigo.  Revemo-la em baixo como FOTO 2 mostrando-se aí a gare no sentido oposto ao da FOTO 1, por isso a fiada de árvores e a estrutura mais alta e distante (que seria o posto de comando / torre de controlo da estação) que se vêm à esquerda na FOTO 1 aparecem à direita da plataforma principal da estação na FOTO 2.

FOTO 2
Vista da segunda estação de Lourenço Marques
com o centro da Baixa para o fundo e o cais e estuário para a direita
Lord Milner (1854-1925) é o civil calvo de cerca de 48 anos de idade que se vê de perfil na FOTO 1 depois de descer da carruagem e a dirigir-se para cumprimentar o militar português fardado de gala. Como se pode ver no extenso artigo da wikipedia a ele dedicado (Lord Milner) Alfred Milner tinha sido nomeado pelo Reino Unido em 1897 "Alto-Comissário na África do Sul e Governador da Colónia do Cabo" e esteve em todas as disputas e "démarches" que conduziram à segunda guerra anglo-boer. Foi ele que liderou políticamente o lado britânico durante a guerra e depois da vitória em Maio de 1902 dirigiu a difícil reconstrução da África do Sul re-unificada. Tendo-a deixado em 1905 de volta ao Reino Unido ocupou depois cargos importantes tanto na política como nos negócios.  
Estimo que a sua visita a LM em Agosto de 1902 pouco depois do fim da guerra tenha sido motivada pela necessidade de resolução de muitos assuntos críticos com Portugal, alguns dos quais se referem em baixo. 
Diz o artigo da wikipedia que nessa altura o desenvolvimento da indústria mineira no Transvaaal estava extremamente dependente de mão de obra africana e por isso assumo que o seu fornecimento terá sido um dos aspectos discutidos entre Lord Milner e o Governo-Geral de Moçambique. 
A FOTO 3 seguinte também é dos irmãos J. & M. Lazarus e está à venda no site alamy.com sob o título "Desempregados". Poder-se-ia debater o que seria um "desempregado" numa sociedade rural com economia de subsistência como era a do sul de Moçambique, mas da condição sócio-económica da região, pelo grande número de pessoas que a foto mostra e pelas suas vestimentas quentes e de tipo ocidental, eu acho que este ajuntamento estava mais precisamente relacionado com o trabalho de moçambicanos na África do Sul, nas minas ou na agricultura. Não sei o local da FOTO 3 (talvez em instalações da WENELA) mas suponho assim que se possa relacionar a FOTO 3 com a FOTO 1, ou seja a visita de Lord Milner e um dos assuntos que a terão motivado.


FOTO 3
Provávelmente magaiças moçambicanos, a inscrever-se 
ao partir ou ao chegar do Rand, Transvaal na África do Sul (em 1899?)
Mais informação sobre a visita de Alfred Milner a LM aparece num artigo duma revista inglesa datado de Janeiro de 1903 e a que junto comentários HoM: 
"Lourenço Marques (Delagoa Bay - DB) tem uma posição importante em relação ao Transvaal, reforçada pelos acontecimentos recentes (HoM: a rendição dos boers e por isso a consolidação do domínio britânico sobre toda a África do Sul). Portugal depois ter "flirtado" com os Afrikaanders/Boers está agora alinhado com a Grã-Bretanha. Lord Milner veio a LM e o Governador-Geral de Moçambique foi à África do Sul. Por isso o Governo português está a ampliar o cais (HoM: construção da ponte-cais Gorjão a partir de 1902) e os armazéns do porto e a fazer uma nova linha de caminho de ferro que vai encurtar a distância de 70 milhas (HoM: ver em baixo)  DB/LM tem uma excelente rede de água, luz eléctrica e central telefónica e a rede de carros eléctricos está em construção (HoM: inaugurada em 1904). As possibilidades de crescimento de DB/LM são muito grandes e talvez seja em breve que a cidade venha a merecer o epíteto (sobriquet!) de Liverpool (HoM: grande porto intercontinental inglês) da AS que lhe tem sido dado.

A nova via férrea mencionada neste artigo de 1903 devia ser a de linha de Goba pois a de Ressano Garcia (RG) por onde Lorde Milner tinha viajado da África do Sul para LM (e ele era muito favorável ao desenvolvimento desse meio de transporte) tinha sido inaugurada em 1887 até RG e completada em 1895 até Pretória (no Rand/Transvaal). Estava previsto que a nova linha, cuja construção se iniciou em 1905, passasse pela fronteira de Goba para a Suazilândia e daí ligasse ao Rand encurtando a distância, mas apesar de ter sido finalizada do lado português em 1909 não foi continuada dos lados da Suazilância e Sul-Africano (só nos anos 60 foi ligada à Suazilândia, com este reino já independente). A linha de Ressano Garcia desenhada cerca de 1883 por acordo entre os portugueses e os boers do Transvaal independente evitou o território Suazi (inglês) mas a vitória britânica a partir de 1902 permitiriar uma nova ligação mais directa do porto de LM para o interior. Todavia apesar de Lord Milner ter pessoalmente dado o assentimento a esse projecto, os seus sucessores na direcção da África do Sul não respeitaram o compromisso e o investimento português na linha até Goba acabou por ser em vão, ideias estas adiantadas por Alfredo Pereira de Lima numa das suas obras.

FOTO 4
Lord Alfred Milner

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