FOTO 1 - LAZARUS (1899-1908, talvez de 1907)
Legenda: Rua Canto e Castro |
Esta Rua Canto e Castro não se via nos mapas correspondentes ao tempo dessa foto de Lazarus. No entanto no livro Xilunguíne de Alexandre Lobato (AL) aparece esta foto da mesma rua e com a localização detalhada da legenda está o enigma da Rua Canto e Castro resolvido.
FOTO 2 - Anónima
Vamos agora tentar ver outras coisas. Podemos observar que o edifício de esquina à esquerda em primeiro plano das FOTOS 1 e 2 é o mesmo nas duas e podemos ver que o edifício ao fundo da rua também é o mesmo, as "caleches" estacionadas à sombra são também do mesmo tipo pelo que as FOTOS 1 e 2 devem ser quase simultâneas. Podemos comparar esse edifício da esuina com o de outras fotos do mesmo local mostradas em baixo. São as FOTOS da mensagem sobre o "Robert Hudson" que tinham sido tiradas rodando-se uns 90 graus para a esquerda = poente = oeste em relação à direcção em que foram tiradas as FOTOS 1 e 2, e apanhando-se assim a mesma esquina mas com visão da Rua Major Araújo com o Hotel Carlton visto mais para a frente.
FOTO A - sem data FOTO B - Santos Rufino c. 1929
Roxo: Rua Canto e Castro = Rua Nova da Alfândega no lado poente = oeste = ocidental da Praça 7 de Março. Laranja: Rua Major Araújo, estação de caminhos de ferro de 1910 ao fundo na FOTO B
A FOTO A é mais antiga do que a FOTO B pois o Hotel Carlton ainda tinha a pirâmide na torre, sendo por isso a FOTO A mais contemporânea da FOTO 1 (de entre 1889 e 1908) do que a FOTO B.
A comparação da FOTO A com as FOTOS 1 e 2 para o edifício da esquina resulta no seguinte:
Formato geral dos edifícios semelhante, colunas de suporte da varanda iguais com uns "dedos" abrindo-se em cima, a "rendinha" metálica no telhado da varanda igual.
A diferença é no gradeamento da varanda: nas FOTOS A (e B) era com placas I XX I XX I enquanto que nas FOTOS 1 (e 2) era com I ☐X☐ I ☐X☐ I.
Mas a grade não é estrutural e deve ter sido alterada entre o tempo das FOTOS 1 e 2 e o tempo da FOTO A (e depois continuou sendo a mesma até ao tempo da FOTO B), pelo que se deve tratar do mesmo edifício em todas estas fotos do mesmo local.
Vamos posicionar o edifício no MAPA de 1925/26 para se ter uma visão mais completa.
MAPA de 1925/26
Vamos ver na FOTO 1 se como dito por Alexandre Lobato na legenda da FOTO 2 (em que se vê isso mal) está uma Travessa (que seria a do Tenente Valadim) e uma Casa (que seria a Amarela).
|
Comentários