Este é o Prédio S. Jorge sito na esquina das Avs. Samora, antiga D. Luís com Manganhela (ex Álvares Cabral) do lado Sul/Nascente. Foi construido em 1930 como constava do seu frontão e com três pisos mas mais tarde deve ter passado a quatro pisos e essa inscrição desapareceu. Como se pode ver na primeira foto mais recentemente deve ter sido acrescentada no terraço uma construção. Houve algum cuidado em disfarçá-la e limitar a altura à do frontão mas no geral as varandas livres estão em vias de extinção.
Para quem seguiu as mensagens sobre o pântano de Lourenço Marques como esta, este local estaria no limite norte do pântano (acaba aqui o declive que vem da parte alta da cidade). Mas esta zona seria uma parte relativamente mais elevada no pântano e poderia haver uma língua que faria a ligação entre a "ilha" da feitoria/presídio que originaram a cidade e as suas redondezas. Mais tarde passou mais ou menos por aqui a Estrada do Lydenburgo quando as vias de transporte se começaram a desenvolver.
O prédio é o local da sede da Empresa Estatal de Farmácias — E.E. FARMAC que penso é o que dá agora a cor rosa ao primeiro andar.
As mais recentes fotos que temos (todas carregadas da net, agradecimento aos autores) são de 2012/13.
FOTO de 2012 |
Foto Eric Laffarge de 2013
|
Na foto de cima vê-se bem à direita o Prédio da Padaria Aziz (antigo consulado italiano) que é mais antigo que o S. Jorge
O restaurante no R/C do Prédio S. Jorge tem mudado muito de nome. |
Ainda com o espaço do R/C aberto no lado da Av. Manganhela www.sulafrica.blogspot.com |
Nas primeiras fotos vê-se do lado esquerdo que o Restaurante expandiu-se (legalmente espero) com uma instalação género "provisório definitivo" no que foi sempre espaço de circulação público. E os transeuntes na Av. Manganhela, agora passam pela estrada?
Em baixo duas fotos mais antigas com uma pintura anterior mais sóbria.
PRÉDIO S. JORGE Empresa Estatal de Farmácias - E.E. – FARMAC |
E a mais antiga destas fotos
Cervejaria Galé no R/C Ainda sem construção nova no terraço e varandas abertas |
Este prédio embora tenha um ar muito antigo é posterior a 1929 por isso não aparece nas fotos de Santos Rufino.
Comentários