Liceu 5 de Outubro na Av 24 de Julho

Seguindo para este artigo na base este artigo com adaptações, o Liceu de Lourenço Marques (LM) foi criado por decreto de 1918 e começou a funcionar em 1919 num edifício do Largo Serpa Pinto, onde tinham estado instalados primeiro o Hospital da cidade e a partir de 1912/1913 a Escola Comercial e Industrial 5 de Outubro (noutra fonte dizia-se Escola Prática Comercial de 5 de Outubro). A maioria do corpo docente e alguns alunos transitaram em 1919 dessa escola para o novo Liceu. No início do ano lectivo seguinte (1920), mudaram-se as instalações do Liceu para edifício na Avenida 24 de Julho que tinha sido construído para um internato feminino, mas onde estava instalada a bateria de artilharia e que é o edifício que se vê na FOTO 1.

FOTO 1 - Santos Rufino de 1929
 Liceu 5 de Outubro na Av 24 de Julho de LM, bairro da Polana, actual Maputo.

Este edifício tinha uma parte principal de dois pisos e (pelo menos) uma lateral de um piso mas não se vê na FOTO 1 como era(m) para trás.

FOTO 2
Arcadas no interior do Liceu 5 de Outubro na Av 24 de Julho, bairro da Polana 

Voltando ao referido artigo o "Liceu manteve-se nesse edifício, que sofreu diversos melhoramentos e sucessivas ampliações, até se mudar, em 1952 para o edifício do Liceu Salazar (actual Escola Secundária Josina Machel)."
Dois comentários que faço ao texto de cima: com a instauração da República em Portugal em 1910 houve nova expulsão das ordens religiosas o que implicou mudanças a nível de cuidados de saúde e de ensino de que elas se ocupavam. Em LM isso aconteceu com o Hospital, pois na Monarquia as suas enfermeiras eram as "irmãs de caridade" e com a República radicalmente anti-clerical tiveram pelo menos de deixar os locais onde habitavam dentro do hospital mas deve-se ter depois arranjado um compromisso e as irmãs voltaram para o hospital. Por isso com os dados que aqui vimos para este edifício (de que primeiro era um internato depois passou a ser da tropa) parece-me provável que ele tenha sido construído pela Igreja Católica e que tenha sido depois expropriado pela República mas.... 
Noto também que o Liceu que inicialmente era chamado 5 de Outubro, em 1937 passou a ser chamado Liceu Nacional Salazar. No entanto nessa altura foi únicamente uma mudança de nome pois só em 1945 começou a ser construído um edifício de raíz para o Liceu Nacional Salazar e que só se concluiu em 1952.
Antes disso e devido ao aumento de alunos do Liceu ainda na Av. 24 de Julho, no início dos anos 40 foi construído um novo edifício nas proximidades do das FOTOS 1 e 2 e que foi utilizado como Secção Feminina do Liceu 5 de Outubro. Pode-se ver em baixo a sua implantação no conjunto e penso que actualmente é um centro infantil.


Planta geral nos anos 60
Amarelo: edifício principal do Liceu 5 de Outubro, depois Salazar
provávelmente ampliado em relação ao início
Rosa: Secção Feminina do Liceu 5 de Outubro (actual centro infantil)
Laranja: Av 24 de Julho
Verde: actual Rua dos Lusíadas, antiga Camões
Roxo: actual Av. Nduda, antiga General Botha

E agora através de fotos anteriores à planta de cima vamos confirmar a localização do edifício antigo do Liceu 5 de Outubro na Av. 24 de Julho, bairro da Polana e confirmar que ele continuou a existir pelo menos até aos anos 60 do século XX (20).

FOTO 3 (antes de 1945)
Laranja: Av 24 de Julho
Verde: actual Rua dos Lusíadas
Roxo: actual Av. Nduda
Amarelo: edifício principal do Liceu 5 de Outubro 

(parecia não ter ainda as alas laterais longas que aparecem na planta)
Rosa: Secção Feminina do Liceu 5 de Outubro, actual centro infantil
Azul: Museu Álvaro de Castro, actual de História Natural


FOTOS 4 e 5 (depois de 1952) - Vista de norte para sul
Também não parecia ter as duas als laterais longas para o fundo
Vista de sul para norte
Legenda comum às duas fotos acima
Laranja: Av 24 de Julho.
Verde: Actual Rua dos Lusíadas
Roxo: Actual Av. Tomás Nduda
Amarelo: edifício principal do Liceu 5 de Outubro, aqui claramente com a 

traseira do corpo principal e as duas alas laterais longas
Rosa: Secção Feminina do Liceu 5 de Outubro (actual centro infantil)
Azul: Museu Álvaro de Castro (de História Natural)

Com a inauguração do edifício definitivo para o Liceu Salazar em 1952, este edifício na 24 de Julho passou a ser a Escola Comercial Dr. Azevedo e Silva. Esta escola até aí tinha estado junta com a escola industrial no antigo Templo Maçónico localizado no bairro Central.

Alunos e alunas da Escola Comercial de Lourenço Marques no recreio.
Como o terreno em redor parece horizontal deve ser já do edifício na Polana.

Esta situação manteve-se assim até ao final dos anos 60 pois só então os edifícios que tinham sido do antigo Liceu 5 de Outubro foram demolidos e no seu lugar, cerca de 1972 e poucos anos antes da independência de Moçambique, foi construída a nova Escola Comercial. 
secção feminina construída nos anos 40 acho que passou a ser o Instituto Comercial e actualmente é um centro infantilmas está ligado pelo menos fisicamente à actual Escola ou Instituto Comercial de Maputo. 
Ver mensagem com fotos do edifício quando passou a ser usado para Escola Comercial. Ver imagens do laboratório e mais do edifício principal aqui. 

Comentários

A minha mãe que faria 100 anos no próximo dia 27 de Dezembro de 2019 frequentou o Liceu 5 de Outubro.