Seguindo para este artigo na base este artigo com adaptações, o Liceu de Lourenço Marques (LM) foi criado por decreto de 1918 e começou a funcionar em 1919 num edifício do Largo Serpa Pinto, onde tinham estado instalados primeiro o Hospital da cidade e a partir de 1912/1913 a Escola Comercial e Industrial 5 de Outubro (noutra fonte dizia-se Escola Prática Comercial de 5 de Outubro). A maioria do corpo docente e alguns alunos transitaram em 1919 dessa escola para o novo Liceu. No início do ano lectivo seguinte (1920), mudaram-se as instalações do Liceu para edifício na Avenida 24 de Julho que tinha sido construído para um internato feminino, mas onde estava instalada a bateria de artilharia e que é o edifício que se vê na FOTO 1.
FOTO 1 - Santos Rufino de 1929
Este edifício tinha uma parte principal de dois pisos e (pelo menos) uma lateral de um piso mas não se vê na FOTO 1 como era(m) para trás.
Arcadas no interior do Liceu 5 de Outubro na Av 24 de Julho, bairro da Polana |
Voltando ao referido artigo o "Liceu manteve-se nesse edifício, que sofreu diversos melhoramentos e sucessivas ampliações, até se mudar, em 1952 para o edifício do Liceu Salazar (actual Escola Secundária Josina Machel)."
Dois comentários que faço ao texto de cima: com a instauração da República em Portugal em 1910 houve nova expulsão das ordens religiosas o que implicou mudanças a nível de cuidados de saúde e de ensino de que elas se ocupavam. Em LM isso aconteceu com o Hospital, pois na Monarquia as suas enfermeiras eram as "irmãs de caridade" e com a República radicalmente anti-clerical tiveram pelo menos de deixar os locais onde habitavam dentro do hospital mas deve-se ter depois arranjado um compromisso e as irmãs voltaram para o hospital. Por isso com os dados que aqui vimos para este edifício (de que primeiro era um internato depois passou a ser da tropa) parece-me provável que ele tenha sido construído pela Igreja Católica e que tenha sido depois expropriado pela República mas....
Noto também que o Liceu que inicialmente era chamado 5 de Outubro, em 1937 passou a ser chamado Liceu Nacional Salazar. No entanto nessa altura foi únicamente uma mudança de nome pois só em 1945 começou a ser construído um edifício de raíz para o Liceu Nacional Salazar e que só se concluiu em 1952.
Antes disso e devido ao aumento de alunos do Liceu ainda na Av. 24 de Julho, no início dos anos 40 foi construído um novo edifício nas proximidades do das FOTOS 1 e 2 e que foi utilizado como Secção Feminina do Liceu 5 de Outubro. Pode-se ver em baixo a sua implantação no conjunto e penso que actualmente é um centro infantil.
Antes disso e devido ao aumento de alunos do Liceu ainda na Av. 24 de Julho, no início dos anos 40 foi construído um novo edifício nas proximidades do das FOTOS 1 e 2 e que foi utilizado como Secção Feminina do Liceu 5 de Outubro. Pode-se ver em baixo a sua implantação no conjunto e penso que actualmente é um centro infantil.
Planta geral nos anos 60
E agora através de fotos anteriores à planta de cima vamos confirmar a localização do edifício antigo do Liceu 5 de Outubro na Av. 24 de Julho, bairro da Polana e confirmar que ele continuou a existir pelo menos até aos anos 60 do século XX (20).
FOTO 3 (antes de 1945) | |||||||
Laranja: Av 24 de Julho Verde: actual Rua dos Lusíadas Roxo: actual Av. Nduda Amarelo: edifício principal do Liceu 5 de Outubro (parecia não ter ainda as alas laterais longas que aparecem na planta) Rosa: Secção Feminina do Liceu 5 de Outubro, actual centro infantil Azul: Museu Álvaro de Castro, actual de História Natural FOTOS 4 e 5 (depois de 1952) - Vista de norte para sul
|
Comentários