A linha de eléctrico da Baixa para a Praia da Polana de Lourenço Marques (actual Maputo) foi construída depois de se ter feito o aterro da Maxaquene (ver 1 e 2). Foi a última linha a ser criada pois as extensões do Cemitério para o Alto-Maé e da Av. 24 de Julho para o Hotel Polana foram feitas cerca de 1922 e no final de 1922 ela já existia também.
Noto desde 1911 havia uma linha de combóio da estação na Baixa para a praia da Polana pelo que o eléctrico deve ter substituido essa linha, usando o mesmo traçado mas com outros carris.
Noto desde 1911 havia uma linha de combóio da estação na Baixa para a praia da Polana pelo que o eléctrico deve ter substituido essa linha, usando o mesmo traçado mas com outros carris.
Vamos aqui ver fotos com essa linha de eléctrico, começando pela sua parte final junto à última paragem do Pavilhão de Chá/Recinto de Banhos que servia as pessoas que vinham a este local seja para repousar seja para se banhar. Não mostramos a linha na Baixa porque a partir do cruzamento com a Av. Aguiar (depois D. Luis, actual Machel) ela era comum às outras linhas que já vimos.
FOTO 1 - vista para sul |
"Esplanada" entre o Pavilhão de Chá (que ficaria para a direita ou para as costas do fotógrafo) e o Clube Naval (de 1919) ao fundo à esquerda |
Nesta FOTO 1 pode-se ver a muralha construida para consolidar a estrada e orla marítima nesta zona. A protecção contra as quedas dos transeuntes era feita com postes de ferro e cabos mas intervalados havia uns postes muito mais altos não sei porquê.
Quanto aos carros eléctricos pode-se ver junto à barreira os postes com os suportes na perpendicular da sua linha de alimentação aérea (há dois ao centro da foto que se vê bem) afastados talvez uns 40 metros entre eles.
FOTO 2 - vista para norte
A esplanada e a linha do eléctrico da FOTO 1 vista do cimo da barreira |
Agora uma vista um pouco mais afastada do Pavilhão de Chá do que a da FOTO 2 e que parece um pouco anterior no tempo porque não se viam os bancos no passeio marginal:
FOTO 3a - vista para norte cerca de 1929
Amarelo: carris do eléctrico Verde: paragem terminal da linha Roxo: Pavilhão de Chá Laranja: Recinto de Banhos Vermelho: Hotel Polana Branco: Clube Naval / Grémio Naval |
FOTO 3b
Em relação à linha do eléctrico e à estrada esta foto é semelhante à FOTO 3a. Mas vê-se que é posterior pelo crescimento das árvores |
Nas fotos 3a e 3b (Yacht Club) não tenho a certeza se havia estrada desde o Pavilhão de Chá até ao Clube Naval e vê-se na FOTO 3b que este tinha um muro à entrada o que não consigo confirmar na FOTO 3a.
Vamos agora, deixando para trás o Clube Naval, seguir para a direita das fotos de cima = sul pela linha do eléctrico em direcção à Baixa com as FOTOS 4 e 5 que são já conhecidas doutros artigos mas são relevantes para este também.
Primeiro passamos pela base da Ponta Vermelha onde foi aberta uma faixa para a estrada marginal e para a linha do eléctrico e onde inicialmente havia uma escarpa com rochedos ao nivel do mar.
FOTO 4 - vista para sul cerca de 1929
Ao alto e à direita: edifícios na Ponta Vermelha
Seta branca: Clube Naval
Amarelo: Linha do eléctrico junto à barreira. Vê-se os postes da linha aérea
e penso que um carro eléctrico a circular no ponto mais à direita.
Junto à orla marítima: segue a estrada marginal
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Agora a conhecida foto da base da Ponta Vermelha e onde se fizeram aterros e um paredão marítimo nos anos 20 do século XX como detalhámos aqui.
Linha do eléctrico junto à barreira com os suportes da linha de alimentação.
A linha está a cota uns 4 metros superior à da estrada marginal asfaltada à sua direita
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Para terminar o percurso específico desta linha chegamos à saída da Baixa antiga mais ou menos em frente ao antigo Luna Parque. Provávelmente nesta foto a linha era ainda de combóio mas penso que a do eléctrico a substituiu cerca de 1922 usando o mesmo traçado.
FOTO 6 - vista para poente=oeste ou sudoeste cerca de 1929
Amarelo: linha a atravessar o aterro para ligar ao local da FOTO 5. Ficava na continuação da Av. da República, actual 25 de Setembro por onde vinha até este local. Seta azul (só desta foto): Capitania/Inamar Laranja (só desta foto): Rua da Imprensa Verde claro: Rua N.S. da Conceição (actual Timor Leste) |
Com os mapas de 1925/26, a partir dos quais se compreenderá melhor o acima explicado fiz uma montagem para poupar espaço.
A parte do mapa desde a curva por baixo da Ponta Vermelha até ao Pavilhão de Chá que no mapa era vertical foi rodada de 90 graus no sentido dos ponteiros do relógio e assim foi colocada na horizontal em cima da montagem. A ligação com a parte seguinte da linha em direcção à Baixa é feita na Ponta Vermelha pelas duas setas vermelhas.
Na zona do aterro da Maxaquene foi feita uma secção na linha: a parte seccionada entre as duas partes horizontais de baixo é indicada pela seta cinzenta clara.
Montagem com MAPAS de 1925/26
Eléctrico da Praia da Polana - clique para aumentar
Voltando às linha nas proximidades do Clube Naval, na altura ainda chamado Grémio Naval, vemos uma situação semelhante à das nas FOTOS 3a e 3b mas ao nível do solo.
FOTO 7
Em primeiro plano os carris e os postes. Clube Naval sem o muro à frente. Ilustração Portuguesa de Dezembro de 1922 |
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