Sala de jantar dos oficiais e grémio militar na Ponta Vermelha: cerca de 1907 (1/2)

FOTO 1
Lourenço Marques - Sala de jantar dos officiaes (oficiais) da Ponta Vermelha

Segundo o ACTD esta foto é de 1907 e está no tema Campanha do Barué e já me referi a essas fotos. Penso no entanto que ela é anterior a 1907 pois na mensagem seguinte sobre este tema vemos a sua foto confirmadamente em 1907 e aí o local está muito mais evoluído.

FOTO 1 mais escura
Vê-se o farol da Ponta Vermelha logo à esquerda da casa,
mas ficava p
ara trás e a certa distância dela (clique na foto para aumentar)

A Ponta Vermelha ficava a nível elevado em relação ao do mar, por isso num planalto ao cimo duma barreira que corria ao longo da costa. A FOTO 1 foi tirada do interior desse planalto (o da alta da cidade) e nela vê-se o farol junto à barreira e para lá dele teriamos o declive e em baixo a beira-mar.  Na FOTO 1 vê-se ainda que para o fundo mas para a direita da Sala de Jantar dos Oficiais (SJO) estava  outro edifício do mesmo género e mais à direita está outro de que se vê só o extremo. 
Um edifício do mesmo género e época que os referidos e que ficava Ponta Vermelha é o do Grémio Militar (GM) que aparece nas fotos seguintes por ter sido usado para a recepção ao Principe Real (PR) D. Luis Filipe em meados de 1907.

FOTO 2
Grémio Militar na recepção ao Principe Real (PR)festa das escolas
 (foto da DMO / Missão Suiça reproduzida do site Delagoabayworld)

Sobre a visita do Príncipe Real falámos aqui referindo-se o palácio do Governador onde ele foi alojado e que ficava próximo do GM.
Na FOTO 2 pode-se ver que o GM tem um friso no tecto, decorações/esquadros no topo das colunas e uma clarabóia gigante no telhado, elementos que são do tipo dos da SJO da FOTO 1. Para mais a SJO estava assente em pilares elevados e o GM parecia estar mais baixo, para além da diferenças nas portas dado que o GM tinha a porta ao centro e a SJO era diferente. NO entanto o GO pode ser o edifício que na FOTO 1 aparece imediatamente à direita do da SJO. De referir que essas casas deviam ser pré-fabricadas e é possível que fossem do mesmo fabricante o que justificaria certa semelhanças entre elas.
Na FOTO 3 seguinte temos outra vista da recepção ao PR (festa das escolas) olhando-se mais para a esquerda (leste) do que na FOTO 2 pelo que na FOTO 3 só se vê o alpendre do GM.

 FOTO 3
Pátio em frente ao Grémio Militar na recepção ao PR (festa das escolas)
 (foto do site Delagoabayworld)

À esquerda da FOTO 3 vê-se o farol da Ponta Vermelha junto à barreira, depois uns 40 a 50 metros abaixo ao nível das águas a transição entre o estuário e a baía e a costa da Catembe ao fundo. Tanto aqui como na FOTO 1 via-se o farol na sua segunda versão (que sabemos existia pelo menos desde 1907) pelo que as FOTO 1 não devem ser muito distante no tempo das FOTO 2 e 3 que são de é Junho (ou Julho?) de 1907.
Nos álbuns de Santos Rufino de 1929 aparece um obelisco que estava junto ao Grémio Militar que continuava a ser o que vemos aqui na Ponta Vermelha até aos aos 40:

FOTO 4
Obelisco da expedição a Kuamba e Mataca
em 1888-1889 no Niassa

Não consigo encontrar este monumento da FOTO 4 nas fotos da visita do Príncipe Real e nas outras que temos da mesma época pelo que deduzo que ele tenha sido construido depois de 1907
Como sabemos onde ficava o farol de Lourenço Marques, actual Maputo podemos estimar que estas construções ficavam um pouco a sul de onde agora é o Jardim dos Namorados, e entre a barreira à esquerda = leste e a Procuradoria e o Quartel General (também de 1907) à direita. Esta era precisamente a zona do Quartel da Cavalaria, um dos dois que havia na Ponta Vermelha.
A FOTO 5 de 1939 mais ou menos deste local mostra uma casa que parece ser do tipo das das fotos de cima e que deve ter sido o último resquício destas construções militares que foram feitas por volta de 1894/95 quando chegaram reforços vindos de Portugal para as importantes campanhas de guerra dessa época. 

FOTO 5 - Bayly
Roxo: uma casa antiga com pilares 
Amarelo: Quartel General
Castanho: Procuradoria
Azul: Rua do Farol. Este tinha ficado no máximo
uns 100 metros  para baixo, na continuação dessa linha

Note-se no entanto que a casa "roxa" da FOTO 5 tinha 7 pilares de lado e não tinha a carabóia que a SJO tinha por isso não me parece que fosse o mesmo edifício, mas concerteza seriam na zona militar que na FOTO 5 ficava da linha azul (a da Rua do Farol) para a direita = N/NE. 
De qualquer modo, quase 110 anos depois disto ter existido e de tudo ter sido demolido por volta dos anos 40, conseguimos neste artigo ver duas casas e o farol e ficámos assim com melhor conhecimento da zona e seus edifícios, embora sem muita precisão. 
Ver mais aqui sobre a Sala de jantar dos Oficiais (SJO) e o Grémio Militar (GM) na Ponta Vermelha 

Comentários