Já falámos bastante sobre a histórica mesquita da Baixa de Lourenço Marques, actual Maputo como seja aqui e aqui mas não mostrámos ainda fotos do seu interior nomeadamente da sala de oração.
FOTO 1
Interior da mesquita de Lourenço Marques |
Agora uma foto dos irmãos Lazarus da primeira década do século XX (20) e da mesma sala (sobre ela ver mais aqui):
FOTO 2
Mesquita maometana de Lourenço Marques
A foto seguinte mostra a fachada e o interior do complexo de construções da mesquita antes das grandes obras de remodelação e ampliação que foram iniciadas cerca de 2004.
FOTO 3
Como se pode ver o corpo recuado está enviezado em relação à fachada que tinha sido definida pelo traçado da rua, anterior à construção da mesquita. Como é do conhecimento comum que as orações no Islão e as mesquitas são orientadas na direcção de Meca, lugar sagrado dessa religião, fui tentar verificar se seria essa a razão para o enviezamento. A FOTO 4 tem a imagem de Google Earth de 2001 ainda com a mesquita antiga de antes da ampliação, no entanto pode dizer-se a moderna na parte interior mantém a mesma orientação o que deve ter algum significado.
FOTO 4
Do que se vê no Google Earth o corpo recuado está alinhado pelos pontos cardeais embora Meca me pareça ser um pouco para a esquerda da direcção norte-sul marcada a verde. Segundo Pereira de Lima e Alexandre Lobato era aí a mesquita própriamente dita, donde seriam as fotos da sala de oração das FOTOS 1 e 2 e como esse corpo recuado foi construído em 1902 as FOTOS 1 e 2 são posteriores a esse ano.
Entretanto o corpo recuado da mesquita antiga foi demolido para a ampliação iniciada em 2004 e a sala de oração da mesquita actual é completamente diferente da das FOTOS 1 e 2 que suponho ter assim desaparecido.
Acrescento mais imagens do exterior da mesquita que se manteve:
FOTOS 5 e 6
Agora pormenores do trabalho de pedreiro ou em estuque na fachada da mesquita original provávelmente de 1887:
FOTO 7
Noto que grande parte dos pedreiros do princípio da construção de Lourenço Marques eram de origem indiana, o que genéricamente incluia os territórios na altura separados entre o Estado Português da India e o Império Britânico, os futuros India e Paquistão. Por isso para os que fossem de fé muçulmana o ter trabalhado na construção desta mesquita terá sido motivo de satisfação especial
Mais dados históricos sobre a mesquita antiga do livro Edifícios Históricos de Lourenço Marques de Alfredo Pereira de Lima aqui.
|
Comentários