Continuamos a descoberta de fotos antigas do porto de Lourenço Marques (LM) actual Maputo. Aqui fala-de dum acontecimento importante em que o porto de Lourenço Marques esteve envolvido e em virtude do qual um navio chamado Lourenço Marques passou a sulcar os mares entre a África e a Europa.
Básicamente está aqui o que dizem várias fontes incluindo o blog alernavios, com alguns acrescentos HoMescos: Em 1914 começou a primeira Guerra Mundial entre os Aliados (principalmente Reino Unido+França+Rússia, os EUA/USA só em Abril de 1917) contra o Eixo (principalmente Alemanha+Áustria+Turquia). A Alemanha deu ordem aos seus navios mercantes para acostar a portos neutros para não serem afundados/apreendidos pelo inimigo. Como Portugal era neutro ao princípio da guerra, os navios Kronprinz e Admiral da German East Africa Line (DOAL)/ Woermann Line aportaram a LM. O Admiral parece que estava lá atracado e imagino que o Kronprinz devia estar para o sul do Tanganica então colónia alemã e seria arriscado regressar dada a presença britânica na zona. A parte confusa sobre a WW1 segundo diz a wikipedia é que os combates em África entre Portugal e a Alemanha começaram em logo em 1914, mas pelos vistos os dois países não se tinham declarado em guerra. Entretanto em Março de 1916 Portugal do lado dos Aliados e a Alemanha entram oficialmente em guerra e por isso os navios alemães que até aí estavam só atracados em LM e noutros portos portugueses são apresados.
Temos aqui imagens do Kronprinz e Admiral juntos em LM ao que tudo leva a crer (foto publicada em Julho de 1916) depois do apresamento mas ainda com nome e cor de chaminé originais da DOAL.
Da Ilustração Portuguesa disponível na Hemeroteca de Lisboa. Não se vê muito bem mas são os KRONPRINZ (de 1900) à esquerda e o ADMIRAL (de 1905) à direita. Estão na ponta poente do porto não longe das carvoeiras. |
Num dos postais do porto provávelmente de antes de 1910 e antes de se imaginar que iria haver brevemente guerra mundial, por acaso aparece o ADMIRAL.
Admiral "achado pelo HoM" antes da guerra no porto de LM |
Os navios Kronprinz e Admiral passaram a pertencer a uma companhia criada pelo estado português e o ADMIRAL foi rebaptizado "Lourenço Marques". Mais tarde é vendido à portuguesa Companhia Nacional de Navegação (CNN) que usava a chaminé pintada de preto, e vemo-lo aqui nas encarnações inicial e final:
Como ADMIRAL da DOAL primeiro e depois como Lourenço Marques da CNN |
E vemos o "Lourenço Marques" também na foto seguinte (num postal enviado em 1946) que deve ter sido tirada durante a 2a Grande Guerra. As grandes letras no casco eram para ser fácilmente identificado como navio de Portugal que nessa guerra, muito sensatamente, tinha decidido ser país neutro.
O Lourenço Marques, antigo Admiral, no Funchal, ilha da Madeira. |
O outro grande navio apresado em LM o KRONPRINZ passa a ser o Quelimane que é posto ao serviço de Portugal como navio hospital funcionando entre os locais de combate contra os Alemães a norte de Moçambique e os locais de recuperação sanitária a sul - ver sobre o monumento de Goba.
Navio como Kronprinz (em foto do blog alernavios com a devida vénia) e já como navio hospital Quelimane no medalhão. Foi para a sucata em 1927. |
Ver o artigo seguinte deste tema mais sobre o Admiral.
Ver aqui sobre o internamento de cidadãos alemães em Moçambique durante a primeira grande guerra e mais sobre o navio Admiral/Lourenço Marques.
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