Volto a um postal que tinha já mostrado mas nesta nova versão pode-se ver melhor o nome do navio e junto-lhe outro postal e texto que esteve em artigo anterior:
FOTO 1
Navio Admiral atracado no cais Gorjão de Lourenço Marques (LM), actual Maputo |
Pode-se agora reparar em pormenores da foto desse navio da companhia de navegação alemã de Hamburgo "Deutsche Ost-Afrika Linie" (DOAL) de que falámos nesta série de artigos:
ADMIRAL, chaminé e provávelmente bandeira da companha DOAL |
Como vimos no artigo anterior o Admiral esteve atracado em LM a partir de Outubro 1914 para escapar à marinha britânica após o início da primeira Grande Guerra e em 1916 foi apresado pelas autoridades portuguesas. Mas como ele fazia a linha de África antes de 1914 e como não sei a data da FOTO 1, não sei a que situação dessas ela corresponde mas pelo que se vê presumo que seja do tempo de paz anterior a Outubro de 1914.
Segue-se a foto do artigo da wikipedia muito completo dando por exemplo detalhes sobre duração, periodicidade e os portos escalados nas viagens desta linha marítima que circundava África pois suponho fundamentalmente pretendia-se conectar as colónias alemãs do Tanganica (Tanzânia) e Sudoeste Africano (Namibia) à Europa. Curiosamente o navio de Luderitz no SW Africano seguia directamente para Las Palmas, quer dizer não passava pelos Camarões (Kamerun), a terceira colónia alemã em África que seria servida por linha diferente:
Segue-se a foto do artigo da wikipedia muito completo dando por exemplo detalhes sobre duração, periodicidade e os portos escalados nas viagens desta linha marítima que circundava África pois suponho fundamentalmente pretendia-se conectar as colónias alemãs do Tanganica (Tanzânia) e Sudoeste Africano (Namibia) à Europa. Curiosamente o navio de Luderitz no SW Africano seguia directamente para Las Palmas, quer dizer não passava pelos Camarões (Kamerun), a terceira colónia alemã em África que seria servida por linha diferente:
Na sequência do apresamento, o Admiral foi rebaptizado "Lourenço Marques" e o artigo "Portuguese Ship Lourenço Marques" por James Donahue tem pormenores que completam o que se diz em cima e no artigo anterior - original completo aqui:
O navio "Lourenço Marques" sobreviveu a duas guerras mundiais e nunca sofreu danos de colisão, torpedos, bombas ou balas de modo que foi pouco falado. Lançado em 1905 na Alemanha como navio de passageiros e mercadorias para a Deutsche Ost-Afrika Line foi originalmente chamado "Admiral" (Almirante). Media 126,8 metros de comprimento, tinha uma única chaminé e dois mastros. Oferecia acomodações para 72 passageiros de primeira classe, 112 de segunda classe e 80 de terceira classe. Fez viagens regulares de Hamburgo na Alemanha para portos africanos. Quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu em Agosto de 1914 o navio estava ancorado em Lourenço Marques e já não pode sair do porto. No início de 1916 foi confiscado pelas autoridades portuguesas e renomeado "Lourenço Marques" primeiro sob a gestão dos Transportes Marítimos do Estado e depois vendido à Companhia Nacional de Navegação (CNN). O navio permaneceu ao serviço de proprietários portugueses efectuando viagens regulares entre Portugal e Moçambique até à sua retirada e desmantelamento em 1950.
FOTO 3
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