Armazéns frigoríficos do porto de LM em 1937

Resumindo o que escreveu em 1937 o histórico director do porto e caminhos de ferro da actual cidade de Maputo Eng. Pinto Teixeira: O armazém frigorífico está situado no extremo oeste do cais. Pode armazenar em câmaras frigoríficas 3 000 toneladas de fruta o que corresponde a um carregamento normal de um navio frigorífico. Para refrigerar o ar que circula pelas câmaras utiliza dois compressores de amónia que funcionam a electricidade. Usam-se transportadores e elevadores mecânicos para levar os produtos até às plataformas de carregamento para os navios.
O housesofmaputo teve acesso a uma foto precisamente de 1937 destes armazéns frigoríficos em vista para poente = oeste ou seja para onde a ponte cais estava a crescer nessa época.
Armazéns frigoríficos do porto de Lourenço Marques em 1937 ao lado da ponte-cais
Vê-se que parte da zona do lado interior tinha sido aterrada recentemente e que do lado norte dos armazéns (à direita) haver ainda água e por isso que essa parte ainda precisava de ser drenada e aterrada.

Agora uma foto tirada do lado do cais e estuário para o armazém frigorífico. Por haver um fim de linha vê-se que o cais acabava aqui nessa altura, do lado poenete = oeste.
Armazém frigorífico para "laranjas e bananas"
E outra foto tirada entre o cais e o frigorífico em 1936:
Carregamento de fruta no frigorífico numa lingada de 270 caixas de laranja
Podemos ver estes armazéns bastante mais tarde na foto seguinte, rodeados por outras instalações e com a ponte cais ampliada. Esta foto é de pelo menos 1967/68.
Azul: armazéns frigoríficos com a instalação duplicada para o interior do porto
Castanho: passadeira longa do Terminal do Acúçar construido em 1967/68
Preto: Carvoeira
Mais recentemente os quatro armazéns vistos em cima localizados para o fundo do cais
O diagrama da organização actual do Cais Gorjão, mostrado em baixo de oeste (à esquerda) para leste (à direita), mostra o cais da fruta na mesma posição relativa ao do açúcar da foto de cima. Como há muito que os que vimos devem ter ficado obsoletos não sei se há outros armazéns frigoríficos ou como funciona este cais da fruta actualmente.
Sugar = Açúcar no cais mais para oeste = poente e
Fruit = Fruta logo a seguir em direcção à cidade
Estes armazéns, os originais com a duplicação foram demolidos en 2018 como se pode ver aqui na sequência de imagens no Google Earth:
Vermelho: linha ao centro dos dois armazéns frigoríficos iniciais
 em cima e em baixo demolidos
Verde: ponte cais notando-se a pequena flexão para o interior
Ver outro artigo sobre o tema aqui.

Comentários