Vimos num primeiro artigo algumas imagens dos armazéns frigoríficos do porto de Lourenço Marques, actual Maputo mas temos agora duas fotos reproduzidas do Boletim da Sociedade Luso-Africana do Rio de Janeiro disponibilizado pela Hemeroteca Digital de Lisboa e divulgado pelo blog delagoabayworld.
Segundo a legenda da primeira foto, via-se em 1932 o navio Durham Castle (que conhecemos daqui) que carregava frutas provávelmente de exportação da África do Sul dos dois armazéns frigoríficos. O navio estava do lado do estuário atracado na ponte-cais Gorjão e os armazéns estavam do lado interior da ponte-cais, de que se via aqui a ponta mais a oeste e que estava rodeada de água como se vê pelo reflexo das construções.
Segundo a legenda da primeira foto, via-se em 1932 o navio Durham Castle (que conhecemos daqui) que carregava frutas provávelmente de exportação da África do Sul dos dois armazéns frigoríficos. O navio estava do lado do estuário atracado na ponte-cais Gorjão e os armazéns estavam do lado interior da ponte-cais, de que se via aqui a ponta mais a oeste e que estava rodeada de água como se vê pelo reflexo das construções.
FOTO 1
Vista do interior do recinto do porto a norte para a ponte-cais a sul em 1932 |
No supra citado artigo anterior podiamos ver na primeira foto de 1937 que parte da zona interior que como se vê na FOTO 1 ainda tinha água em 1932 tinha sido depois aterrada.
A ponte-cais vinha do lado esquerdo = nascente = jusante da FOTO 1 (esse era o lado da Baixa da cidade) e terminava nessa época ao lado dos armazéns. Veremos isso melhor na FOTO 2 que é de 1930, por isso anterior à de cima, e mostra os mesmos dois armazéns frigoríficos mas observados do lado oposto ao da FOTO 1.
A ponte-cais vinha do lado esquerdo = nascente = jusante da FOTO 1 (esse era o lado da Baixa da cidade) e terminava nessa época ao lado dos armazéns. Veremos isso melhor na FOTO 2 que é de 1930, por isso anterior à de cima, e mostra os mesmos dois armazéns frigoríficos mas observados do lado oposto ao da FOTO 1.
FOTO 2
Vista para nordeste com o estuário, os armazéns frigoríficos visto do seu lado exterior e a ponte-cais seguindo para o lado da cidade, em 1930 |
Nos álbuns de Santos Rufino publicados em 1929 aparece uma foto (que será de 1928 ou anterior) desta zona do recinto do porto que não é muito clara em relação ao desenho da ponte-cais mas em que é óbvio que os armazéns frigoríficos não constavam ainda.
Podemos ver em mapas a evolução do cais nesta zona:
No mapa da esquerda que é de 1925/26 presumo que esteja a situação da FOTO 3, sem os armazéns frigoríficos e com a linha recta da ponte-cais a terminar um pouco para poente = oeste da carvoeira Mac Miller.
No mapa da direita que é de 1940 nota-se o crescimento da ponte-cais para poente em relação a 1925/26 e estaríamos então na situação das FOTOS 1 e 2.
FOTO 3
O cais em linha recta parecia acabar logo depois da carvoeira Mac Miller, curvando depois o recinto do porto à direita ou seja para o lado da barreira |
No mapa da esquerda que é de 1925/26 presumo que esteja a situação da FOTO 3, sem os armazéns frigoríficos e com a linha recta da ponte-cais a terminar um pouco para poente = oeste da carvoeira Mac Miller.
No mapa da direita que é de 1940 nota-se o crescimento da ponte-cais para poente em relação a 1925/26 e estaríamos então na situação das FOTOS 1 e 2.
MONTAGEM de MAPAS
Vê-se no mapa de 1940 que os armazéns frigoríficos por essa altura estavam ainda colocados numa faixa estreita ao longo do cais e eram banhados por água do lado interior, tal como acontecia na FOTO 2 de 1930. No entanto nos anos 50 via-se aqui à direita da FOTO 3 que já não havia uma parte saliente do lado poente do cais, dando pelo menos ideia que a enseada para o interior da parte laranja da ponte-cais tinha sido preenchida por aterro adicional. Vê-se ainda na FOTO 4 desse artigo uma ampliação subsequente da ponte-cais e conforme está aí indicado com o objectivo foi de dotar o porto de cais de contentores, uma construção presumívelmente dos anos 60.
Finalmente uma foto desta zona do recinto do porto de há alguns anos atrás e onde ainda se viam ainda algumas destas estruturas históricas. Todavia parece-me que com excepção da ponte-cais elas foram entretanto demolidas e a zona serve agora de parque de viaturas importadas novas.
FOTO 4
Castanho: carvoeira Mac Miller, as Provay tinham sido desmanteladas ainda nos anos 60. Ao lado ainda o guindaste das 60 - 80 toneladas Laranja: expansão da ponte-cais feita de 1925/26 a 1940 Roxo: um dos dois primeiros armazéns frigoríficos. Tinha passado depois a haver quatro. |
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