O mercado ou bazar municipal de Maputo antigo Vasco da Gama de Lourenço Marques é das construções e locais mais fotografadas de Maputo desde a sua inauguração em 1903 - ver aqui. Esta nova mensagem sobre ele tem duas fotos inéditas no HoM vindas da Wellcome Trust e juntamos-lhe um postal correspondente, mais duas transladadas de mensagens anteriores e outra inédita mais recente:
FOTO 1
Vista para nordeste do mercado Vasco da Gama |
Pode-se observar que havia árvores recentemente plantadas a cerca de 30 metros em redor do mercado ainda com protecções. Para lá disso o terreiro em volta estava completamente livre.
A foto seguinte é também uma vista para nordeste mas mais distante do mercado. É anterior à FOTO 1 pois as referidas árvores não se viam ainda:
Quarteirão reservado para o bazar mas um kiosk na esquina das Av. da República e Paiva Manso, actuais 25 de Setembro e Magaia |
A FOTO 3 em baixo é um pouco posterior à FOTO 1 como se pode ver pelas árvores junto ao mercado que estavam já um pouco mais adiantadas no crescimento. Mas em relação à FOTO 2, a FOTO 3 é muito posterior porque por exemplo os eucaliptos que estavam no limite do quarteirão e que tinham sido inicialmente plantados para completar a secagem do aterro tinham já sido substituidos por árvores mais sofisticadas.
FOTO 3
Frente ao mercado havia uma paragem de riquexó |
Segue-se outra foto da Wellcome Trust que mostra o interior do mercado presumívelmente na mesma altura da FOTO 1 e de que vimos aqui fotos semelhantes. Como do lado direito estava a parte virada para a zona descoberta do mercado, para o fundo da FOTO 4 era a sua face poente que como tinhamos visto antes parecia dar então acesso directo ao exterior depois dumas lojas ocupadas por talho como se pode discortinar na foto. Desse talho ainda viamos o remanescente aqui como Talho Ferreiras mas Hallal.
A entrada principal do mercado que se via ao centro nas FOTOS 1, 2 e 3 estaria à esquerda da FOTO 4 pela abertura com um arco em cima mais elevado e de que só metade está visível.
FOTO 4
Na zona coberta do mercado olhando-se para poente = oeste. Já devia ter a secção do peixe em primeiro plano. |
Na foto mais recente desta série duas madames que estão fora do gradeamento olham para a zona inicialmente descoberta do mercado que fica a norte da zona coberta que é bem visível à direita da foto:
No que tinha sido inicialmente a zona descoberta tinham sido instalados depois pequenos stands |
Mais info e fotos sobre o mercado aqui.
Comentários