A legenda desta foto até agora pouco conhecida dizia que tinha sido de um dos primeiros eléctricos a circular em Lourenço Marques (LM). Vê-se que era de dois pisos ou com imperial e como o Eng. Emídio Gardé explicou no seu site esse tipo de carro foi adoptado em poucas cidades do mundo e circulou poucos anos em LM, talvez só até cerca de 1910.
FOTO 1
O primeiro tramway que circulou em LM (da revista O Ilustrado na BPM Porto) |
Falámos especialmente nesta mensagem da linha de eléctrico que passava (com carros circulando em sentidos opostos pela mesma linha) pela Ponta Vermelha e Polana, saindo e chegando da e à Praça Mac Mahon na Baixa. Essa linha é destacada no mapa do sistema de eléctricos da cidade, a que acrescentei o ponto que untuí como sendo o da FOTO 1:
Mapa de 1904/06
Do fim da Av. 24 de Julho na Polana marcado em cima pelo círculo preto já conheciamos duas fotos de Santos Rufino (mensagem da Ilha dos Galegos) e ficámos há pouco a conhecer melhor a vivenda junto à Rua de S. Gabriel que pertenceu à família Wandschneider.
Vamos ver que na FOTO 1 aparece essa vivenda e que um pormenor do seu telhado virado para a Av. da Polana aparece também numa foto de Santos Rufino comprovando-se que se trata de um único lugar. Assim na MONTAGEM 1 à esquerda coloquei a foto da vivenda cedida pela família e marquei as suas equivalências com pormenores relevantes da nova FOTO 1 do carro eléctrico e da foto de Santos Rufino como se indica na legenda:
MONTAGEM 1
Pelo que se mostra na MONTAGEM 1 está assim localizada a FOTO 1. Como marquei a preto no mapa, o carro eléctrico estava na curva da Av. 24 de Julho para a Av. da Polana, depois Connaught, depois António Enes e actualmente Nyerere. Logo a seguir estaria a recta que se viu aqui na primeira foto e onde como já sabemos a linha tinha sido colocada do lado oeste = poente, o que é confirmado pela posição dos postes e da linha de alimentação na FOTO 1.
Ficámos assim a conhecer um pouco melhor o local e a FOTO 1 também dá a entender que a Ilha dos Galegos foi criada depois da inauguração do eléctrico pois não se via aí o triângulo com jardim e o abrigo formado ao centro da avenida. De facto nos mapas da zona esse triângulo só aparece marcado por volta de 1925.
Pormenor interessante sobre a vivenda, é que na FOTO 1 do lado direito do telhado havia uma caleira que descia na vertical enquanto que na foto cedida pela família só existia a sua parte superior (marcada a cinzento claro). Como suponho que a FOTO 1 é posterior à cedida pela família conclui-se que a caleira foi completada numa fase posterior da vivenda. Ficámos assim a conhecer um pouco melhor o local e a FOTO 1 também dá a entender que a Ilha dos Galegos foi criada depois da inauguração do eléctrico pois não se via aí o triângulo com jardim e o abrigo formado ao centro da avenida. De facto nos mapas da zona esse triângulo só aparece marcado por volta de 1925.
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