Tramways/eléctricos de LM - mais sobre a linha da Polana na Ilha dos Galegos (6/8)

A legenda desta foto até agora pouco conhecida dizia que tinha sido de um dos primeiros eléctricos a circular em Lourenço Marques (LM). Vê-se que era de dois pisos ou com imperial e como o Eng. Emídio Gardé explicou no seu site esse tipo de carro foi adoptado em poucas cidades do mundo e circulou poucos anos em LM, talvez só até cerca de 1910. 

FOTO 1
O primeiro tramway que circulou em LM (da revista O Ilustrado na BPM Porto)
Falámos especialmente nesta mensagem da linha de eléctrico que passava (com carros circulando em sentidos opostos pela mesma linha) pela Ponta Vermelha e Polana, saindo e chegando da e à Praça Mac Mahon na Baixa. Essa linha é destacada no mapa do sistema de eléctricos da cidade, a que acrescentei o ponto que untuí como sendo o da FOTO 1:

Mapa de 1904/06
Vermelho: carreira que vinha da Baixa pela actual Lumumba 
e seguia pela Av. 24 de Julho, antiga Francisco Costa
Azul: carreira que vinha da Baixa pela Av. 24 de Julho 
e descia pela Lumumba, antiga Estrada da Ponta Vermelha
Roxo: vivenda na esquina da Rua S. Gabriel
Preto: curva ao fim da Av. 24 de Julho onde penso estava o carro na FOTO 1 
(seta para onde me parece estar a dirigir-se, para a Ponta Vermelha)
Do fim da Av. 24 de Julho na Polana marcado em cima pelo círculo preto já conheciamos duas fotos de Santos Rufino (mensagem da Ilha dos Galegose ficámos há pouco a conhecer melhor a vivenda junto à Rua de S. Gabriel que pertenceu à família Wandschneider.
Vamos ver que na FOTO 1 aparece essa vivenda e que um pormenor do seu telhado virado para a Av. da Polana aparece também numa foto de Santos Rufino comprovando-se que se trata de um único lugar. Assim na MONTAGEM 1 à esquerda coloquei a foto da vivenda cedida pela família e marquei as suas equivalências com pormenores relevantes da nova FOTO 1 do carro eléctrico e da foto de Santos Rufino como se indica na legenda:

MONTAGEM 1
Vermelho: o lado (sul) da vivenda da família Wandschneider 
e que se vê também na FOTO 1 
Azul claro: pormenor do telhado na vivenda da família Wandschneider 
e que se vê também na foto da Ilha dos Galegos (à direita da montagem)
Azul escuro: outros pormenores equivalentes
Pelo que se mostra na MONTAGEM 1 está assim localizada a FOTO 1. Como marquei a preto no mapa, o carro eléctrico estava na curva da Av. 24 de Julho para a Av. da Polana, depois Connaught, depois António Enes e actualmente Nyerere. Logo a seguir estaria a recta que se viu aqui na primeira foto e onde como já sabemos a linha tinha sido colocada do lado oeste = poente, o que é confirmado pela posição dos postes e da linha de alimentação na FOTO 1. 
Ficámos assim a conhecer um pouco melhor o local e a FOTO 1 também dá a entender que a Ilha dos Galegos foi criada depois da inauguração do eléctrico pois não se via aí o triângulo com jardim e o abrigo formado ao centro da avenida. De facto nos mapas da zona esse triângulo só aparece marcado por volta de 1925.
Pormenor interessante sobre a vivenda, é que na FOTO 1 do lado direito do telhado havia uma caleira que descia na vertical enquanto que na foto cedida pela família só existia a sua parte superior (marcada a cinzento claro). Como suponho que a FOTO 1 é posterior à cedida pela família conclui-se que a caleira foi completada numa fase posterior da vivenda. 

Comentários