A revista Xitimela dos CFM nos últimos anos tem publicado artigos sobre projectos de reabilitação de pontes na linha de Ressano Garcia cuja lista é mostrada no fim deste artigo e que como se pode ver aí estão todos concluídos.
A designada ponte do km 26.9 deve ser a da Matola Gare de cujos trabalhos recentes temos mais alguma informação da geoibéricos. Esta firma fez aí a topografia e a construtora foi a Teixeira Duarte. A sua descrição foi: levantamento inicial da obra, implantação de toda fundação especial e implantação da nova ponte que teve de ser executada em tempo recorde devido à antiga ter caido. Nova viga foi executada em estrutura metálica.
Vamos combinar imagens dessa fonte com as dos CFM. Não tenho muita certeza de perceber o que se passou mas tento:
FOTO 2
Na FOTO 3 devemos ter Maputo, antiga Lourenço Marques para o fundo. Como veremos depois, nessa direcção a linha dá uma curva para a direita depois da ponte como se nota pelo longo aterro inserido na paisagem.
A designada ponte do km 26.9 deve ser a da Matola Gare de cujos trabalhos recentes temos mais alguma informação da geoibéricos. Esta firma fez aí a topografia e a construtora foi a Teixeira Duarte. A sua descrição foi: levantamento inicial da obra, implantação de toda fundação especial e implantação da nova ponte que teve de ser executada em tempo recorde devido à antiga ter caido. Nova viga foi executada em estrutura metálica.
Vamos combinar imagens dessa fonte com as dos CFM. Não tenho muita certeza de perceber o que se passou mas tento:
FOTO 1
Composição a passar com os trabalhos em curso
Come veremos nas fotos seguintes parece que alguns pilares iniciais foram mantidos mas envolvidos em betão. A cabeceira da ponte também parece ser original mas ter sido reabilitada. A viga da ponte que estava ainda a ser usada nesta altura muito provávelmente fazia parte das iniciais instaladas por Mac Murdo em 1887.
Na FOTO 2 como ao fundo estão os montes Libombos podemos dizer que é para aí o lado de Ressano Garcia.
Via-se pilares originais mas pelo espaço aberto um deles teria sido demolido. O mais próximo devido aos andaimes parecia que iiar ser recuperado |
FOTO 3
O pilar junto à cabeceira oposta parecia estar a ser tratado para ser mantido |
FOTOS 4 e 5
à esquerda (4/2015): ainda com a viga original e a nova aguardando do lado direito à direita (6/2015): dois meses depois a nova viga substituiu a original e a ponte ficou pronta |
FOTO 7
amarelo: ponte da Matola Gare vermelho: linha a curvar à direita depois da ponte como se vê nas FOTOS 3 e 6 azul: rio Matola |
Tinhamos falado aqui da ponte ferroviária da Matola na construção inicial e na sua reparação pouco tempo depois. Era dita ser ao Km 26.7 por isso de via ser no mesmo local da que foi agora refeita (só 200 metros de diferença) mas era muito mais curta, mesmo depois da reparação. Penso por isso que o rio em altura de cheias se torna torrencial o que levou a que mais tarde se tivesse alongado a ponte inicial.
FOTOS 8 e 9
A ponte inicial era muito mais curta e baixa mas o tramo era do mesmo tipo dum dos que existia até há pouco |
Webrails tv: Cita uma notícia que dizia que a linha tinha sido recuperada de 2006 a 2009 mas que as pontes não tinham. "O jornal acrescentou que as pontes foram sempre o “calcanhar de Aquiles” da linha férrea de Ressano Garcia, recentemente recuperada em toda a sua extensão, num projecto orçado em 20 milhões de dólares que decorreu de 2006 a 2009 e que permitiu o aumento da capacidade da via de 18 para 20 toneladas por eixo (a seguir uma grande confusão com a linha de Goba).
Assim se justifica a lista dos trabalhos recentes na linha de Ressano Garcia preparada pelos CFM:
DESIGNAÇÃO DA PONTE | CUSTO DA OBRA | PONTO DE SITUAÇÃO |
Km 26+900
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64,390,703.95 MT
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Concluída
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Km 74+100
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148,295,456.53 MT
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Concluída
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Km 78+650
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97,316,228.24 MT
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Concluída
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Km 61+900
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24,000,000.00 MT
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Concluída
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Km 71+600
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5,000,000.00 MT
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Concluída
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