Caminho de ferro entre LM e Pretória - trabalhos recentes - Matola-Gare Km 26.9

A revista Xitimela dos CFM nos últimos anos tem publicado artigos sobre projectos de reabilitação de pontes na linha de Ressano Garcia cuja lista é mostrada no fim deste artigo e que como se pode ver aí estão todos concluídos.
A designada ponte do km 26.9 deve ser a da Matola Gare de cujos trabalhos recentes temos mais alguma informação da geoibéricosEsta firma fez aí a topografia e a construtora foi a Teixeira Duarte. A sua descrição foi: levantamento inicial da obra, implantação de toda fundação especial e implantação da nova ponte que teve de ser executada em tempo recorde devido à antiga ter caido. Nova viga foi executada em estrutura metálica.
Vamos combinar imagens dessa fonte com as dos CFM. Não tenho muita certeza de perceber o que se passou mas tento:


FOTO 1
Composição a passar com os trabalhos em curso

Come veremos nas fotos seguintes parece que alguns pilares iniciais foram mantidos mas envolvidos em betão. A cabeceira da ponte também parece ser original mas ter sido reabilitada. A viga da ponte que estava ainda a ser usada nesta altura muito provávelmente fazia parte das iniciais instaladas por Mac Murdo em 1887.
Na FOTO 2 como ao fundo estão os montes Libombos podemos dizer que é para aí o lado de Ressano Garcia.

FOTO 2
Via-se pilares originais mas pelo espaço aberto um deles teria sido demolido. 
O mais próximo devido aos andaimes parecia que iiar ser recuperado
Na FOTO 3 devemos ter Maputo, antiga Lourenço Marques para o fundo. Como veremos depois, nessa direcção a linha dá uma curva para a direita depois da ponte como se nota pelo longo aterro inserido na paisagem.


FOTO 3
O pilar junto à cabeceira oposta parecia estar a ser tratado para ser mantido
Temos nas FOTOS 4 os trabalhos da ponte - vista nas duas na mesma direcção - em estado muito mais avançado do que nas FOTOS 2 e 3. Deixámos de ver os pilares originais revestidos a pedra e estao agora revestidos a betão mas como indico em cima penso que se pelo menos um será completamente novo há outros que podem ter mantido os anteriores no "miolo". Quanto à viga falaremos na legenda da foto.


FOTOS 4 e 5
à esquerda (4/2015): ainda com a viga original e a nova aguardando do lado direito
à direita (6/2015): dois meses depois a nova viga substituiu a original 
e a ponte ficou pronta
A foto seguinte mostra do tabuleiro a ponte com a viga nova em Junho de 2015:


FOTO 6
Ponte renovada em vista para o lado das estações da Matola-Gare e de Maputo
Pode-se ver no Google Earth aqui a ponte com a linha a curvar à direita depois de ser atravessada por quem venha de Ressano Garcia, com essa aproximação a ser feita com longa recta também colocada sobre aterro:


FOTO 7
amarelo: ponte da Matola Gare
vermelho: linha a curvar à direita depois da ponte como se vê nas FOTOS 3 e 6
azul: rio Matola
Uma situação que acho estranha porque o rio mais junto à foz me parecia ter sempre muita água (ver aqui a ponte automóvel) é ele aparecer neste trabalhos com o leito completamente seco. O período em que se desenrolam é a época seca mas mesmo assim pensei que haveria um curso de água permanente.  
Tinhamos falado aqui da ponte ferroviária da Matola na construção inicial e na sua reparação pouco tempo depois. Era dita ser ao Km 26.7 por isso de via ser no mesmo local da que foi agora refeita (só 200 metros de diferença) mas era muito mais curta, mesmo depois da reparação. Penso por isso que o rio em altura de cheias se torna torrencial o que levou a que mais tarde se tivesse alongado a ponte inicial. 


FOTOS 8 e 9
A ponte inicial era muito mais curta e baixa
mas o tramo era do mesmo tipo dum dos que existia até há pouco
Webrails tv: Cita uma notícia que dizia que a linha tinha sido recuperada de 2006 a 2009 mas que as pontes não tinham. "O jornal acrescentou que as pontes foram sempre o “calcanhar de Aquiles” da linha férrea de Ressano Garcia, recentemente recuperada em toda a sua extensão, num projecto orçado em 20 milhões de dólares que decorreu de 2006 a 2009 e que permitiu o aumento da capacidade da via de 18 para 20 toneladas por eixo (a seguir uma grande confusão com a linha de Goba).
Assim se justifica a lista dos trabalhos recentes na linha de Ressano Garcia preparada pelos CFM:

DESIGNAÇÃO DA PONTE
CUSTO DA OBRAPONTO DE SITUAÇÃO
Km 26+900
64,390,703.95 MT
Concluída
Km 74+100
148,295,456.53 MT
Concluída
Km 78+650
97,316,228.24 MT
Concluída
Km 61+900
24,000,000.00 MT
Concluída
Km 71+600
5,000,000.00 MT
Concluída

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