FOTO 1
Rua com linha férrea, construções e pessoas |
Este é uma foto do Arquivo Cientifico Tropical português (ACTD) que é descrita no género da legenda que coloquei em cima (noto que a linha é dum sistema Decauville para as obras). Não está localizada como se fosse em Moçambique mas foi gentilmente sinalizada como tal ao HoM e dá uma nova perspectiva dum local que conhecemos daqui, ficando as construções à vista à esquerda da foto no lado norte da Av. D. Carlos de Lourenço Marques (LM), depois da República e actual 25 de Setembro de Maputo.
Foi depois de ter sido drenado e aterrado o antigo pântano, que a partir de c. 1888 que começaram a surgir essas construções na avenida, tudo trabalhos da responsabilidade da expedição das Obras Públicas (sobre as cheias ou inundações na Baixa de Maputo ver aqui).
Foi depois de ter sido drenado e aterrado o antigo pântano, que a partir de c. 1888 que começaram a surgir essas construções na avenida, tudo trabalhos da responsabilidade da expedição das Obras Públicas (sobre as cheias ou inundações na Baixa de Maputo ver aqui).
Recapitulando então o que já conhecemos:
FOTO 1 com marcas
Laranja claro: eixo da Av. D. Carlos Púrpura: barreira da Maxaquene a chegar à Ponta Vermelha Carmesim: futura DB Water Co, no local está agora o Breyner & Wirth/Ministério Azul médio: Obras Públicas novas ("barraca de praia"), ficava onde está há muito um terreno vazio entre os Correios e a Biblioteca Azul escuro: instalação provisória da Imprensa Nacional (ver FOTO 6), colocada onde agora está a Biblioteca Cinzento: Cadeia Civil, agora loja da Imprensa Nacional, no cruzamento da actual Av. 25 de Setembro com a Rua da Imprensa |
A FOTO 3 do artigo anterior (repito aqui) mostrava exactamente o mesmo desenvolvimento da avenida e é dita ser de 1892, data que se deve aplicar também à FOTO 1. Nessa foto mostravam-se as construções da marca azul escura para cá e por isso do lado norte da avenida como as duas fotos se complementam o caso fica bem esclarecido.
Do lado sul da avenida, de que quase não se vê nada na FOTO 1 (só um pouco do passeio e árvores ao fundo), falámos antes aqui tentando perceber um pouco a sua formação. Mas como já dissemos foi-nos agora gentilmente cedida uma foto de 1895 com grande qualidade e com vista para esse lado sul da avenida pelo que podemos rever o tema. Vamos então comparar a nova foto do Arquivo Histórico de Moçambique (Colecção Iconográfica da Câmara Municipal de Lourenço Marques) - Icon 7 de 1895 com duas fotos de Fowler de entre 1886/87. Vemos nas de 1886/87 a terra firme na "ilha" e fora dela o pântano ainda em drenagem, e onde pouco depois se construíu depois muito do que se vê na FOTO 1 e na de 1895 da MONTAGEM 2. Nessa foto os edifícios do lado norte da avenida que tinhamos visto na FOTO 1, com excepção do da DB Water, aparecem à direita e de traseira mas o que queremos observar melhor agora é o lado sul da avenida que nos surge a cerca de 45 graus de frente.
MONTAGEM 2 (três fotos de entre 1886 e 1895)
(clique na imagem para aumentar)
Amarelo: talvez casa onde faleceu Caldas Xavier, que passou a ter alpendre nos 8 a 9 anos decorridos entre as duas fotos de baixo e a de cima Roxo: na foto de 1895 parece-me que lhe foi acrescentada uma platibanda mas de resto continuava muito semelhante à casa de 1886/87 Verde e vermelho: aparente correspondência destes dois edifícios Castanhos: edifício inacabado em 1886/87 e concluído em 1895 Laranja claro: direcção da (futura) Av. D. Carlos, construida cerca de 1889/90 Verde claro: direcção da (futura) Rua da Imprensa. idem Azul claro: direcção da (futura) Rua do Jornal Notícias, idem Seta preta (no canto inferior direito): possívelmente dreno do pântano em 1886/87 Mancha verde: antigo pântano, estava muito reduzido em 1895 Mancha castanha: ver em baixo |
Se houvesse um dreno deste lado oriental = leste do pântano como assinalo em cima, ele verteria para o lado oriental do estuário que ficaria para a frente do pântano e para a direita = leste da zona que se pode ver aqui nas FOTOS 2 e 3.
Podemos observar que em 1886/87 o lado sul da Av. D. Carlos estava já bastante construido e tratava-se de terra firme dentro da chamada "ilha inicial". Pela comparação das três fotos da MONTAGEM 2 pode-se observar que a nova avenida (linha laranja clara) veio principalmente ocupar antigo pântano (mancha verde). No limite, talvez o actual passeio do lado sul da avenida se tivesse vindo sobrepor à antiga Rua da Linha que rodeava a "ilha" e o burgo inicial do lado norte do lado interior da linha de defesa, mas o resto da avenida daí para norte terá sido construido sobre antigo pântano, comparando as três fotos. Pelo contrário, os mapas indicam que a nova avenida foi maioritáriamente construida sobre a terra firme, só as novas construções do seu lado norte teriam sido sobre pântano. Assim da observação das fotos, agora com a nova de 1895 fica uma certa dúvida sobre a exactidão dos mapas mas a importância disto é relativa.
Podemos observar que em 1886/87 o lado sul da Av. D. Carlos estava já bastante construido e tratava-se de terra firme dentro da chamada "ilha inicial". Pela comparação das três fotos da MONTAGEM 2 pode-se observar que a nova avenida (linha laranja clara) veio principalmente ocupar antigo pântano (mancha verde). No limite, talvez o actual passeio do lado sul da avenida se tivesse vindo sobrepor à antiga Rua da Linha que rodeava a "ilha" e o burgo inicial do lado norte do lado interior da linha de defesa, mas o resto da avenida daí para norte terá sido construido sobre antigo pântano, comparando as três fotos. Pelo contrário, os mapas indicam que a nova avenida foi maioritáriamente construida sobre a terra firme, só as novas construções do seu lado norte teriam sido sobre pântano. Assim da observação das fotos, agora com a nova de 1895 fica uma certa dúvida sobre a exactidão dos mapas mas a importância disto é relativa.
Sobreposição HoM de mapas de 1876 (burgo inicial) e de 1925/26 (cidade moderna)
Há uma dúvida antiga que não consigo resolver, mesmo com a FOTO 1 e a de 1895. Na FOTO 3 que já tinhamos visto no artigo anterior vê-se a sequência das casas que, vimos na FOTO de 1895, ficaram alinhadas com a nova avenida, mesmo que com pequenas oscilações dado a original Rua da Linha não ser em recta. Por isso a direcção da nova avenida deve ter sido por onde na FOTO 3 está a marca laranja claro. No entanto parece-me que a linha dos candeeiros que marquei a laranja escuro é divergente da laranja claro e não consigo compreender essa diferença.
Explicando melhor, revemos então na FOTO 3 a avenida D. Carlos, depois da República, actual 25 de Setembro com as casas do lado sul que vimos na FOTO 1, mais ou menos entre o que agora seriam as travessas da Maxaquene e a do Jornal Notícias. Na linha do tempo, a FOTO 3 é intermédia entre as de 1886/87 e a de 1895 da MONTAGEM 2 (por exemplo a casa "amarela" que originalmente não tinha alpendre tinha passado a tê-lo) e penso ser um pouco anterior à FOTO 1 pois nessa o piso da nova avenida estava já mais compactado.
FOTO 3
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