Mais sobre a Av. D. Carlos na Baixa de Lourenço Marques, actual Maputo

FOTO 1 
Rua com linha férrea, construções e pessoas
Este é uma foto do Arquivo Cientifico Tropical português (ACTD) que é descrita no género da legenda que coloquei em cima (noto que a linha é dum sistema Decauville para as obras). Não está localizada como se fosse em Moçambique mas foi gentilmente sinalizada como tal ao HoM e dá uma nova perspectiva dum local que conhecemos daqui, ficando as construções à vista à esquerda da foto no lado norte da Av. D. Carlos de Lourenço Marques (LM), depois da República e actual 25 de Setembro de Maputo. 
Foi depois de ter sido drenado e aterrado o antigo pântano, que a partir de c. 1888 que começaram a surgir essas construções na avenida, tudo trabalhos da responsabilidade da expedição das Obras Públicas (sobre as cheias ou inundações na Baixa de Maputo ver aqui).
Recapitulando então o que já conhecemos:


FOTO 1 com marcas
Laranja claro: eixo da Av. D. Carlos
Púrpura: barreira da Maxaquene a chegar à Ponta Vermelha
Carmesim: futura DB Water Co, no local está agora o Breyner & Wirth/Ministério
Azul médio: Obras Públicas novas ("barraca de praia"), ficava onde está há muito 

um terreno vazio entre os Correios e a Biblioteca
Azul escuro: instalação provisória da Imprensa Nacional (ver FOTO 6), 

colocada onde agora está a Biblioteca
Cinzento: Cadeia Civil, agora loja da Imprensa Nacional, 

no cruzamento da actual Av. 25 de Setembro com a Rua da Imprensa
A FOTO 3 do artigo anterior (repito aquimostrava exactamente o mesmo desenvolvimento da avenida e é dita ser de 1892, data que se deve aplicar também à FOTO 1. Nessa foto mostravam-se as construções da marca azul escura para cá e por isso do lado norte da avenida como as duas fotos se complementam o caso fica bem esclarecido. 

Do lado sul da avenida, de que quase não se vê nada na FOTO 1 (só um pouco do passeio e árvores ao fundo), falámos antes aqui tentando perceber um pouco a sua formação. Mas como já dissemos foi-nos agora gentilmente cedida uma foto de 1895 com grande qualidade e com vista para esse lado sul da avenida pelo que podemos rever o tema. Vamos então comparar a nova foto do Arquivo Histórico de Moçambique (Colecção Iconográfica da Câmara Municipal de Lourenço Marques) - Icon 7 de 1895 com duas fotos de Fowler de entre 1886/87. Vemos nas de 1886/87 a terra firme na "ilha" e fora dela o pântano ainda em drenagem, e onde pouco depois se construíu depois muito do que se vê na FOTO 1 e na de 1895 da MONTAGEM 2. Nessa foto os edifícios do lado norte da avenida que tinhamos visto na FOTO 1, com excepção do da DB Water, aparecem à direita e de traseira mas o que queremos observar melhor agora é o lado sul da avenida que nos surge a cerca de 45 graus de frente. 

MONTAGEM 2 (três fotos de entre 1886 e 1895)
(clique na imagem para aumentar)
Amarelo: talvez casa onde faleceu Caldas Xavier, que passou a ter alpendre 
nos 8 a 9 anos decorridos entre as duas fotos de baixo e a de cima
Roxo: na foto de 1895 parece-me que lhe foi acrescentada uma platibanda
 mas de resto continuava muito semelhante à casa de 1886/87
Verde e vermelho: aparente correspondência destes dois edifícios
Castanhos: edifício inacabado em 1886/87 e concluído em 1895

Laranja claro: direcção da (futura) Av. D. Carlos, construida cerca de 1889/90
Verde claro: direcção da (futura) Rua da Imprensa. idem
Azul claro: direcção da (futura) Rua do Jornal Notícias, idem
Seta preta (no canto inferior direito)possívelmente dreno do pântano em 1886/87

Mancha verde: antigo pântano, estava muito reduzido em 1895
Mancha castanha: ver em baixo
Se houvesse um dreno deste lado oriental = leste do pântano como assinalo em cima, ele verteria para o lado oriental do estuário que ficaria para a frente do pântano e para a direita = leste da zona que se pode ver aqui nas FOTOS 2 e 3.
Podemos observar que em 1886/87 o lado sul da Av. D. Carlos estava já bastante construido e tratava-se de terra firme dentro da chamada "ilha inicial". Pela comparação das três fotos da MONTAGEM 2 pode-se observar que a nova avenida (linha laranja clara) veio principalmente ocupar antigo pântano (mancha verde). No limite, talvez o actual passeio do lado sul da avenida se tivesse vindo sobrepor à antiga Rua da Linha que rodeava a "ilha" e o burgo inicial do lado norte do lado interior da linha de defesa, mas o resto da avenida daí para norte terá sido construido sobre antigo pântano, comparando as três fotos. Pelo contrário, os mapas indicam que a nova avenida foi maioritáriamente construida sobre a terra firme, só as novas construções do seu lado norte teriam sido sobre pântano. Assim da observação das fotos, agora com a nova de 1895 fica uma certa dúvida sobre a exactidão dos mapas mas a importância disto é relativa.

Sobreposição HoM de mapas de 1876 (burgo inicial) e de 1925/26 (cidade moderna)
Linhas e letras a carmesim: burgo inicial
Linhas e letras a cinzento com interior a rosa: cidade moderna
Ruas com marca a roxo: algumas das que coincidiram nas duas épocas
Laranja claro: direcção da (futura) Av. D. Carlos, que da zona do mercado 
para o lado oriental da Baixa parecia totalmente construida sobre antiga terra firme
Verde claro: direcção da (futura) Rua da Imprensa
Azul claro: direcção da (futura) Rua do Jornal Notícias
Quanto à Rua da Imprensa (marcada a verde claro nas fotos e no mapa) apareceu na zona que marquei a castanho nas FOTOS de 1886/87 e que não estava edificada. No mapa de 1876 vê-se que essa zona fazia parte da ilha inicial e que passava por aí a linha de defesa (parece-se ver-se o muro nas fotos) e era esse o motivo para só haver casas para oeste = poente dessa faixa marcada a castanho (inicialmente tive dúvida sobre se seria pântano). 

Há uma dúvida antiga que não consigo resolver, mesmo com a FOTO 1 e a de 1895. Na FOTO 3 que já tinhamos visto no artigo anterior vê-se a sequência das casas que, vimos na FOTO de 1895, ficaram alinhadas com a nova avenida, mesmo que com pequenas oscilações dado a original Rua da Linha não ser em recta. Por isso a direcção da nova avenida deve ter sido por onde na FOTO 3 está a marca laranja claro. No entanto parece-me que a linha dos candeeiros que marquei a laranja escuro é divergente da laranja claro e não consigo compreender essa diferença. 
Explicando melhor, revemos então na FOTO 3 a avenida D. Carlos, depois da República, actual 25 de Setembro com as casas do lado sul que vimos na FOTO 1, mais ou menos entre o que agora seriam as travessas da Maxaquene e a do Jornal Notícias. Na linha do tempo, a FOTO 3 é intermédia entre as de 1886/87 e a de 1895 da MONTAGEM 2 (por exemplo a casa "amarela" que originalmente não tinha alpendre tinha passado a tê-lo) e penso ser um pouco anterior à FOTO 1 pois nessa o piso da nova avenida estava já mais compactado.

FOTO 3
Laranja claro: pelo que se vê na foto de 1895 passou a ser esse o alinhamento
da nova avenida, e seria então por aí o seu passeio a sul
Laranja escuro: porque pareciam estes candeeiros (que são os mesmos da FOTO 1)
aparentemente a divergir para a esquerda em relação ao laranja claro?
Outra dúvida relativa ao desenho inicial da avenida é que se olharmos para o fundo da FOTO 3 vemos uma casa que estaria entre os dois alinhamentos laranja. Assim quando se terá prolongado a avenida até esse ponto essa casa terá sido demolida, pois senão teria ficado dentro da avenida. Terá isso acontecido antes de se ter tirado a FOTO 1 pois não se vê lá a casa? Serão estas dúvidas simples resultado das fotos não darem boas perspectivas na profundidade? Ficamos a saber um pouco mais mas continuam aqui alguns pendentes.

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