Central Geradora da DBDC na Av. 24 de Julho - zona em fotos antigas e recentes, torres da central (4/4)

Completaremos aqui o que temos visto sobre o quarteirão onde esteve instalada a antiga central geradora de energia eléctrica da cidade na Av. 24 de Julho e restam algumas das suas construções. 
Primeiro olharemos para o Mercado do Povo que não sei em que altura foi criado, antes ou depois da independência. Todavia pelo desenho da entrada mesmo que tivesse tido outro uso inicialmente vê-se que é uma construção antiga.

FOTO 1
Entrada do Mercado do Povo há tempos. O que teria sido inicialmente?
Esta entrada aparece na FOTO 2 com vista para nascente = leste e que revemos aqui. Vê-se nestas duas primeiras fotos partes do Prédio Funchal e da Catedral católica

FOTO 2
Vermelho: entrada do Mercado do Povo e vendo-se um corredor para o seu interior.
Preto e branco: local das duas torres de arrefecimento da central geradora
Laranja: Av. Marx, antiga Manuel de Arriaga e anteriormente Central
Azul claro: Av. Min, antiga Andrade Corvo
Carmesim: entrada para o interior do quarteirão
Como ja foi dito e adianto na legenda a FOTO 2 mostra instalações que pertenceram à central. Isso é comprovado na FOTO 3, pormenor doutra que conhecemos também do segundo artigo desta série, que mostra aproximadamente a mesma zona da FOTO 2 nos anos 50, ainda com a central geradora em funcionamento (de 1904 a 1963). Vê-se bem aí as três casas que ficam para baixo (direita = sul) da entrada do "mercado" mas esta não se via bem. Para cima (norte) da posição esperada para ela nota-se na FOTO 3 que havia uma casa antiga de dois pisos que não existe agora. 
FOTO 3
Vermelho: posição provável da entrada do Mercado do Povo 
e direcção do corredor actual para o seu interior
Laranja: Av. Marx, antiga Manuel de Arriaga e anteriormente Central
Azul claro: Av. Min, antiga Andrade Corvo
Amarelo: Av. Palme, antiga padre José de Anchieta
Branco e preto: torres de arrefecimento da central
Relativamente às torres de arrefecimento da central, na FOTO 3 vê-se que a mais escura e quadrada estava encostada ao seu pavilhão mais a sul. Como se pode ver essa é a direcção que tem a entrada actual para o interior do quarteirão (carmesim na FOTO 2). É por isso que na FOTO 2 marquei a preto o local dessa torre. Como na FOTO 3 abaixo da torre quadrada = para a direita / sul está outra torre mas redonda, marquei também o seu local na FOTO 2 (essa torre teria estado para o fundo do corredor no mercado).
Na FOTO 2 a entrada para o interior do quarteirão vai numa direcção que passa a sul do pavilhão mais a sul (para onde como vimos esteve a torre da central mais larga). Podemos ver que na FOTO 3 não parecia existir essa rua de acesso ao espaço da antiga central geradora a qual terá sido aberta depois de demolição de construções existentes na FOTO 3. 
Outra foto recente do mercado:

FOTO 4
Corredor para o fundo do mercado com o prédio inacabado à vista.
A torre redonda da central geradora teria ficado um pouco para a esquerda e para a frente de onde foi tirada a FOTO 4.
Podemos agora tentar ver o mercado um pouco à distância no sentido oposto ao das FOTOS 2 e 4.  A FOTO 5 foi tirada do prédio inacabado visto ao fundo da FOTO 2 e não apanha os pavilhões da central que ficariam mais para a direita..

FOTO 5
Vista para poente = oeste do mercado em primeiro plano
Foto de Mário Cumbana
Na FOTO 5 vê-se as três casas abaixo da entrada no Mercado do Povo viradas para a Av. Mar. A zona escura na parte inferior à direita da foto corresponde à transição entre as duas partes do corredor que penetra no mercado marcadas na FOTO 2. A entrada no mercado pela Av. Marx estará na direcção e por trás da árvore à direita. Vê-se também do lado esquerdo, mas na Av. Marx do seu lado poente = oeste, dois edifícios  (este e o "maximino") ladeando a Av. Min. e em frente o antigo prédio do cabaret Negresco muito arruinado.
Outra imagem da zona:

FOTO 6
à esquerda: por trás do carro branco, a esquina da Av. Min com a Av. Marx a subir. 
Em frente e primeiro plano: ao centro direita depois da Av. Min 
deve estar outra entrada para o mercado
Na FOTO 6 vê-se da esquina com a Av. Marx para cima as casas (três juntas) que se vêm de traseira à esquerda na FOTO 5, se vêm na FOTO 2 e se viam bem na FOTO 3 antiga.
A FOTO 7 talvez de meados dos anos 60 mostra a parte sul da parcela da central geradora que chegava até à actual Av. Min.
.
FOTO 7

Cinzentolimites a oeste, leste e sul da parcela original da central geradora
Vermelho: posições da entrada e corredor actual do Mercado do Povo
Carmesim: posição da entrada actual para o interior do quarteirão
Laranja: Av. Marx, antiga Manuel de Arriaga e anteriormente Central
Azul claro: Av. Min, antiga Andrade Corvo
Amarelo: Av. Palme, antiga padre José de Anchieta
Verde: Av. 24 de Julho
Na FOTO 7 e a meio do limite sul da parcela da central parecia haver uma entrada "monumental" para o interior. Nao sei para que serviria, se estaria ainda relacionada com a central geradora e os SMAE ou se teria tido outro uso. Noto também que na FOTO 7 não se vêm as torres de arrefecimento da central, não sei se por terem sido demolidas antes ou se por ficarem fora do limite da foto. Noto que a parcela vazia a leste = poente da da central e que fica na esquina das actuais Avs. Min e Palme é a do prédio em estrutura visto ao fundo da FOTO 2.

As construções com o "mercado" na esquina da Marx com a Min devem ser bastante anteriores aos anos 50 da FOTO 3, mas cobrindo esse lado nascente da Avenida Marx as as fotos ainda mais antigas que conheço da zona são as dos eléctricos que mostrei nesta mensagem (por volta de 1907-1910). Relembro em baixo a que me parece ser a foto mais próxima do local do "mercado do povo" mas não sei a sua posição exacta, devendo ser entre a actual 24 de Julho, a avenida que fica acima dele e a actual Av. Josina, antiga 5 de Outubro, que fica um quarteirão para baixo do "mercado" e era onde o eléctrico deixava a actual Av. Marx voltando à esquerda = leste. Vê-se na foto que havia já muros e construções desse lado esquerdo de quem desce a actual Av. Marx mas não dá para se ver a entrada do "mercado" ou alguma das casas à volta estaria aí. 
Como ja referi no primeiro terreno da esquina a noroeste do quarteirão da central houve construções antigas e modernas até cerca de 2014/2015 que foram demolidas depois. O terreno encontra-se livre desde essa data certamente à espera de novo projecto em altura.
FOTO  8
Foto na actual Av. Marx olhando para sul, 
algures na descida da alta para a Baixa da cidade
Na foto de cima não se consegue ver a curva da linha do eléctrico para a esquerda no que seria a Av. 5 de Outubro, actual Josina mas parece-me ver a abertura dessa via para a esquerda. É pela distância a esse ponto e à baixa e por na foto não se ver o cruzamento com a larga Av. 24 de Julho que suponho que do lado esquerdo estivesse o quarteirão do "mercado" e da central geradora mas ...

Comentários