Voltamos às fotos do site da Universidade de Wisconsin Milwaukee (AGSL Digital Photo Archive - Africa) cujo autor é Harrison Forman e que são de cerca de 1961.
Segundo os entendidos esta vivenda tem estilo de casa toscana ou mourisca, tinhamo-la visto aqui e ficava na Av. António Enes de Lourenço Marques, actual Nyerere de Maputo.
Segundo os entendidos esta vivenda tem estilo de casa toscana ou mourisca, tinhamo-la visto aqui e ficava na Av. António Enes de Lourenço Marques, actual Nyerere de Maputo.
FOTO 1
Casa toscana ou mourisca na Av. António Enes em 1961 perto do cruzamento com Av. Massano da Amorim, actual Tung |
Eis a mesma casa recentemente aparentemente bem preservada e conservada em fot de Aurélio Le Bon:
Esta casa pertenceu a João Ferreira dos Santos, que sabemos foi um grande empresário do sector agrícola, indústrial e comercial e de cuja firma falámos brevemente aqui.
Segue-se a já muito utilisada foto aérea de Lu Shi Tung com a traseira do Hotel Polana no canto inferior esquerdo e a casa que sabemos agora ter sido de JFS vista de frente e situada para o meio do seu quarteirão.
FOTO 3
Vermelho: casa de JFS Azul: terreno para norte dela ainda vazio Laranja: Av. António Enes, actual Nyerere Verde: Av. Massano de Amorim. actual Tung |
Informação do site delagoabayworld é de que o portão ao lado direito da FOTO 1 = lado norte era da casa dos Buccellato, ou seja o palacete que conhecemos daqui.
Disse também o Dr. Schauer que o edifício que foi depois a sede do ATCM (aqui) foi construído para residência de Paulino dos Santos Gil (PSG), grande empreendedor luso-moçambicano em múltiplos sectores.
Identificá-mos estas duas últimas na imagem de Google Earth seguinte.
Como a FOTO 3, onde essa casa não estava, é de cerca de 1955 significará que o palacete dos Buccellato terá sido construído entre c. 1955 e 1961. Não sei exactamente de qual dos membros dessa família seria mas suponho que fosse do seu patriarca nos anos 50/60 de nome Giuseppe Buffa Buccelatto e que era um grande empresário da construção civil e comércio de ferragens.
A estas duas grandes residências de magnatas locais da zona do Hotel Polana no bairro desse nome, podemos juntar-lhe mais duas também quase mútuamente vizinhas no bairro da Ponta Vermelha e a que já nos referimos baseando-nos em informação do livro Maputo de Philipp Schauer.
O Dr. Schauer disse aí que a casa dos azulejos azuis que vemos a seguir era de Victor Salm, duma linhagem de empresários ligados às actividades portuárias e transportes.
FOTO 4
Casa Salm na antiga Rua Fernandes Tomás, actual M. da Machava |
Identificá-mos estas duas últimas na imagem de Google Earth seguinte.
FOTO 5
Carmesim e roxo: suponho que duas casas de PSG, entre as quais devia estar a famosa piscina modernista Azul claro: casa de Salm Branco: antiga Rua Governador Simas, actual Av. Muthemba Rosa: antiga Av. Fernandes Tomás, actual M. da Machava Preto: antiga Av. Guerra Junqueiro, actual Mateus |
Juntando às duas já conhecidas localizámos assim no total quatro vivendas dos anos 40-50 de grandes empresários da antiga Lourenço Marques e que pelo menos até há pouco tempo existiam ainda na actual cidade de Maputo.
Comentários