Caracol da Polana - construção da plataforma para a primeira rampa (2/2)

A FOTO 1 (DRISA) deve ser do início do anos 20 do século 20 pois ainda se construía a escadaria central com acesso exterior ao primeiro andar do Pavilhão de Chá. Vê-se aí a primeira rampa do Caracol e que como foi explicado no artigo precedente foi construída em cima duma plataforma en pedra. Via-se que a barreira tinha sido uniformizada à esquerda dessa primeira rampa e que a base onde a plataforma assentava era a praia, um pouco acima do nível da água.

FOTO 1 (dos barcos na praia)
Vermelho: ao fundo a plataforma que constituiu a primeira rampa do Caracol 
com a sua parede do lado da praia visível

Nos anos 10 ou início dos 20 que seriam os da FOTO 1 o Caracol ligando a praia e o bairro da Polana era a única estrada que servia esta zona litoral. Depois foram construidas outras vias que se observam já numa fase avançada (embora tivesse havido alterações posteriores) na FOTO 2:
i. a avenida Trigo de Morais, actual Thawé para os bairros da Polana/Sommerschield subindo na continuação do Caracol encostada à barreira até ao fim da Rua dos Heróis da Nevala, actual Nkrumah. Ela aparece do lado esquerdo da FOTO 2 após a entrada = primeira curva em gancho do Caracol e subindo e curvando para a esquerda a partir daí.
i. duas faixas de rodagem para a continuação da estrada marginal em direcção às praias a norte (do Miramar e da Costa do Sol) que estão ao centro e à direita da FOTO 2 reproduzida do site delagoabayworld. 

FOTO 2 - original e com marcas
Marginal da praia da Polana entre o Pavilhâo de Chá e o Caracol depois de 1955
Marcas: ver sua explicação na FOTO 4
Em baixo a FOTO 3 oferece a vista do lado oposto à das duas de cima mostrando a  avenida Trigo de Morais que desce dos bairros da Polana/Sommerschield para o Pavilhão de Chá e onde estava o automóvel Skoda.
FOTO 3
Depois da primeira curva em gancho à entrada do Caracol que se vê à direita 
teria estado a plataforma que constituiu a sua primeira rampa
Penso que quando se abriu esta estrada se estimou que a largura da plataforma do Caracol não seria suficiente para o maior número de vias e para o tráfego acrescido. Para a alargar havia duas hipóteses: 
a. escavar-se a terra do lado da barreira, o que me parece ter sido feito pois por exemplo o empedrado (anti deslizamento de terra) que se vê à direita da FOTO 3 e para lá da entrada no Caracol não existia aí inicialmente (ver FOTO 2 do artigo precedente);
b. alargar a plataforma para o lado da praia o que seria um trabalho mais difícíl pois implicava construir uma nova parede do nível da praia até acima.
É difícil ter a certeza mas olhando para o pequeno socalco que se via pintado a tracejado amarelo e verde na FOTO 2, parece-me que a plataforma inicial do Caracol teria estado entre essa linha e a do tracejado amarelo e azul. Depois ter-se-á aberto uma nova faixa de rodagem escavando a barreira a partir daí a esquerda na FOTO 2. Penso então que os três ou quatro carros circulando em direcção ao fundo da FOTO 2 ou seja para as praias a norte da Polana estavam sobre a antiga plataforma do Caracol. Esta com as alterações posteriores deixou de ter a parede à vista do lado da praia como acontecia na FOTO 1, pois ter-se-à feito um talude em terra encostado a ela ficando a sua base em cima de aterro que por sua vez tinha sido feito sobre a praia inicial. 
Tendo em conta tudo isto suponho que o traçado inicial do Caracol tenha sido aproximadamente como indico na FOTO 4 dos anos 50. A plataforma inicial (entre os tracejados amarelo e azul e amarelo e verde) terá ficado a servir de suporte a vias modernizadas (na parte com esses amarelos e numa parte da laranja). O resto da plataforma inicial ou focou soterrada (no fim da curva a vermelho) ou teve de ser demolida no topo para se fazer as alterações necessárias (no princípio da curva a vermelho, do lado da praia).


FOTO 4
Tracejados paralelos amarelo e verde e azul: ver em detalhe na FOTO 2 com marcas. Será a parte mais baixa da plataforma inicial do Caracol que se manteve em uso
Verde escuro: alargamento por escavação da barreira feito para a esquerda
 de quem sobe na plataforma inicial
Laranja: parte intermédia da plataforma inicial que foi adaptada do lado norte = direita
Roxo: parte mais alta e com declive mais pronunciado da plataforma inicial 
cujo topo terá sido cortado para se abrir a nova avenida pela barreira
Cinzento claro: posição da parede inicial que sustentava a plataforma do lado da praia
Castanho escuro: novos taludes que esconderam a parede exterior da plataforma inicial
Vermelho: grade do passeio marítimo da praia da Polana

Carmesim: pequeno talude entre a faixa de rodagem inferior e o passeio marginal
Noto que na FOTO 4 estava a situação nos anos 50. Depois houve mais modificações na zona e torna-se agora (google maps) mais difícil identificar o que aqui parecia ter sido a evolução lógica das vias construídas a partir da plataforma inicial do Caracol. 
Nos artigos seguintes (aqui e aqui) tentar-se-á explicar como se passou da situação da FOTO 1 à da 2.

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