Vimos nos artigos anteriores desta série (um e dois) sobre o local inicial da praia da Polana de Maputo, antiga Lourenço Marques, fotos em que a passagem para automóveis entre a barreira e a praia da Polana para norte do Pavilhão de Chá (PdC) era feita pela plataforma do Caracol pois abaixo dela havia uma plataforma larga onde estava uma palhota e que era limitada do lado da praia pelo passeio marginal.
Começamos por duas fotos com vistas para sul e PdC ao fundo e que mostram uma parte das transformações que aí ocorreram, a FOTO 1 que é mais antiga e a FOTO 2 que é mais recente mas a diferença de tempoi entre elas deve pequena :
FOTO 1
A FOTO 3 seguinte, reproduzida do blog liceu aristotélico, foi tirada do PdC olhando para norte e mostra a mesma zona após a FOTO 2 e por isso após a FOTO 1 também. Aparece aí a estrada marginal tal como agora existe com duas faixas separadas a níveis diferentes (ver aqui e aqui).
Começamos por duas fotos com vistas para sul e PdC ao fundo e que mostram uma parte das transformações que aí ocorreram, a FOTO 1 que é mais antiga e a FOTO 2 que é mais recente mas a diferença de tempoi entre elas deve pequena :
FOTO 1
Inicialmente o espaço ladeando o passeio marginal sem estrada marginal e com uma palhota ao fundo |
FOTO 2
Pouco tempo depois da FOTO 1 e cerca de 1955, a estrada marginal contruída junto ao passeio marginal |
FOTO 3
Foto tirada do Pavilhão de Chá para norte quando os trabalhos não deviam ainda estar concluídos (ver no google maps actual) |
Em relação à FOTO 2 e por isso à FOTO 1 nota-se na FOTO 3 a retirada do murete da plataforma do Caracol (vê-lo aqui e aqui) que nessas duas aparecia do lado direito.
Podemos ainda ver que na FOTO 3 a faixa inferior da marginal estava acima do passeio marginal enquanto que na FOTO 2 a estrada estava ao mesmo nível, o que quer dizer que houve trabalhos significativos depois da FOTO 2 para se atingir a situação da FOTO 3..
Na FOTO 4 de Magno Antunes do grupo de FB Kanimambo LM vê-se à direita três carros (um deles o Bedford) a descer a na altura nova Av. Trigo de Morais, actual Thawé que liga a praia ao alto da Polana. À esquerda vê-se faixa superior da nova marginal onde o trânsito veio a seguir para norte = Costa do Sol mas como ao fundo dela estão tambores suponho que os trabalhos estivessem ainda em curso. Vê-se ainda o passeio marítimo onde estão as duas pessoas de costas (de camisas cinzenta e branca) e que ficava acima do areal.
FOTO 4
Faixa superior da nova marginal à esquerda, plataforma do Caracol alargada e sem o muro do lado da praia e primeira curva = entrada do Caracol à direita |
A FOTO 5 é de Carlos Gil no mesmo grupo de FB Kanimambo LM e foi tirada quase da mesma posição e na situação da FOTO 4 mas é posterior todas as anteriores atendendo ao surgimento da iluminação pública na zona.
FOTO 5
Da esquerda para a direita: passeio marginal muito ao fundo, faixa superior da nova marginal acima dele, Av. Trigo de Morais, plataforma do Caracol sem o muro |
Não se vê nas FOTOS 4 e 5 a faixa inferior da nova marginal que se via na FOTO 2 e onde o trânsito segue para sul = Baixa e que está bastante abaixo da faixa superior e um pouco acima do passeio marginal, como se via na FOTO 3. Com a montagem seguinte das três fotos anteriores deve-se perceber melhor o que digo (no fim de contas a FOTO 2 daqui era só um pouco anterior):
MONTAGEM 1 - clique para aumentar
A pequena grade que se vê na FOTO 5 e que terá sido acrescentada depois das FOTOS 3 e 4 seria para evitar queda de veiculos que tivessem vindo a descer a Av. Trigo de Morais e estivessem a virar para a Costa do Sol = para a esquerda.
Passamos à FOTO 6 que foi tirada um pouco acima da posição donde foram tiradas as FOTOS 4 e 5 (no passeio do mesmo lado da avenida). Do seu lado esquerdo não se vêm as duas faixas da nova marginal que podemos ver por exemplo na FOTO 5 (a do Skoda) deste artigo e que foi tirada quase da mesma posição desta FOTO 6. Aí a faixa superior era bem visível e tinha os automóveis circulando para norte como actualmente e a faixa inferior era indicada pelos automóveis aí estacionados e com a frente virada para sul. Talvez não se veja essas duas faixas nesta FOTO 6 por ela ser algo intermédia no tempo mas pode ser que a faixa superior, dado ter sido escavada do declive da barreira, estivesse aí encoberta pela vegetação. Noto ainda que nas FOTOS 3 e 6 junto à faixa inferior aparece o mesmo grupo de palmeiras e o mesmo se passava na citada FOTO 5 do Skoda onde se via bem que pelo menos nessa altura o sinal de trânsito marcado a azul aqui na FOTO 4 da MONTAGEM 1 era de sentido proibido.
A seguir temos a FOTO 7 do FB de José Valongueiro que tal como a FOTO 3 mostra a faixa de rodagem inferior da marginal mas aparentemente já com sentido único para a Baixa da cidade. Essa faixa está elevada em relação ao passeio marítimo, o que não acontecia na FOTO 2. Na FOTO 3 havia dois sentidos nessa faixa pelo que presumo que a FOTO 7 lhe seja posterior e que nestas fotos terao sido captadas diversas fases desta empreitada.
Comparando-se com a FOTO 3 do artigo anterior pode-se ver na FOTO 7 que depois dos trabalhos de cerca 1955 se manteve a mesma a grade do passeio marítimo como é notório pelo seu canto donde saem as escadas para acesso à praia.
Passamos à FOTO 6 que foi tirada um pouco acima da posição donde foram tiradas as FOTOS 4 e 5 (no passeio do mesmo lado da avenida). Do seu lado esquerdo não se vêm as duas faixas da nova marginal que podemos ver por exemplo na FOTO 5 (a do Skoda) deste artigo e que foi tirada quase da mesma posição desta FOTO 6. Aí a faixa superior era bem visível e tinha os automóveis circulando para norte como actualmente e a faixa inferior era indicada pelos automóveis aí estacionados e com a frente virada para sul. Talvez não se veja essas duas faixas nesta FOTO 6 por ela ser algo intermédia no tempo mas pode ser que a faixa superior, dado ter sido escavada do declive da barreira, estivesse aí encoberta pela vegetação. Noto ainda que nas FOTOS 3 e 6 junto à faixa inferior aparece o mesmo grupo de palmeiras e o mesmo se passava na citada FOTO 5 do Skoda onde se via bem que pelo menos nessa altura o sinal de trânsito marcado a azul aqui na FOTO 4 da MONTAGEM 1 era de sentido proibido.
FOTO 6
Pavilhão de Chá ao fundo da Av. Trigo de Morais que ligava a Rua da Nevala, actual Nkrumah à praia da Polana. Nova marginal aonde à esquerda? |
Comparando-se com a FOTO 3 do artigo anterior pode-se ver na FOTO 7 que depois dos trabalhos de cerca 1955 se manteve a mesma a grade do passeio marítimo como é notório pelo seu canto donde saem as escadas para acesso à praia.
FOTO 7
Verde claro: faixa de rodagem inferior da marginal e em direcção à Baixa
Vermelho: grade do passeio marítimo da praia da Polana
Carmesim: pequeno talude para o passeio marginal que se via bem
ao centro-direita da FOTO 1 e na FOTO 2 deste artigo |
Relembrando o que se disse no artigo anterior, com estas FOTOS 3 e 7 vê-se melhor que para que a faixa de rodagem inferior da marginal ficasse como está se teve se fazer um aterro na plataforma onde ao tempo da FOTO 1 estava a palhota. Esse aterro terá sido de cerca de 1.5 metros de altura e ficou limitado do lado da praia pelo pequeno talude dele para o passeio marginal e do lado oposto pela barreira que presumo tenha sido escavada para se conseguir a largura necessária para se abrir esta faixa de rodagem inferior da marginal.
Mais fotos sobre esta zona no artigo sobre a marginal e suas tributárias.
Para além do Pavilhão de Chá, nestas cinco fotos vê-se o recinto de banhos frente ao Pavilhão de Chá ou pelo menos parte da sua vedação (vê-lo aqui e aqui) e ao fundo das FOTOS 4 a 7 vê-se o Clube Naval.
Mais fotos sobre esta zona no artigo sobre a marginal e suas tributárias.
Para além do Pavilhão de Chá, nestas cinco fotos vê-se o recinto de banhos frente ao Pavilhão de Chá ou pelo menos parte da sua vedação (vê-lo aqui e aqui) e ao fundo das FOTOS 4 a 7 vê-se o Clube Naval.
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