Estradas na praia da Polana de Lourenço Marques a partir do final dos anos 20 (mensagens consolidadas)
Conforme mostramos aqui em 1929 a primeira estrada marginal até aos chalés não ia junto à orla marítima mas saía da primeira curva do Caracol e descia levemente pela encosta até que pouco antes dos chalés chegava à orla, passava para a frente deles e daí seguia frente à beira mar mais uns 500 metros.
É isso que conseguiremos ver melhor com esta foto que deve ser do início dos anos 50 (parece-me que o carro é um VW na segunda fase do modelo) e onde aparece de novo (em relação a 1929) o balneário infantil D. Mariana Nunes Oliveira.
Comparando melhor as duas fotos, pode-se ver que a barreira tinha sido alisada e compactada a partir do estado próximo do natural que tinha na FOTO 1 para se chegar à FOTO 2. Na altura da FOTO 2 estavam-se a abrir várias estradas na barreira e a transformar a estrada marginal inicial de uma faixa de rodagem para a de duas faixas de rodagem em níveis diferentes como é actualmente. Vê-se que havia um paredão construido junto ao mar e que nesse momento os carros circulavam na faixa de baixo, a de de cima não estava ainda funcional. Antes destes grandes trabalhos ter-se-à demolido o balneário (da posição laranja).
É isso que conseguiremos ver melhor com esta foto que deve ser do início dos anos 50 (parece-me que o carro é um VW na segunda fase do modelo) e onde aparece de novo (em relação a 1929) o balneário infantil D. Mariana Nunes Oliveira.
FOTO 1
Passamos para a FOTO 2 que mostra grandes obras de meados dos anos 50 na encosta por baixo do Hotel Polana (já referidas anteriormente aqui na foto 5). A foto tem a vista para sul mostrando à esquerda a praia da Polana, o Pavilhão de Chá e o Clube Naval na costa.
FOTO 2
Vista para sul
Vermelho: eixo central do Hotel Polana (leste à esquerda - oeste à direira)
Preto: eixo da Rua da Nevala, actual Nkrumah (leste - oeste)
Amarelo: onde estiveram os chalés de praia
Laranja: onde esteve o balneário
Verde: a primeira estrada marginal até aos chalés
Verde claro: a primeira curva do Caracol que agora é a entrada nele
Rosa e roxo: Estradas que se abriam descendo da Polana para a praia.
Vermelho: eixo central do Hotel Polana (leste à esquerda - oeste à direira)
Preto: eixo da Rua da Nevala, actual Nkrumah (leste - oeste)
Amarelo: onde estiveram os chalés de praia
Laranja: onde esteve o balneário
Verde: a primeira estrada marginal até aos chalés
Verde claro: a primeira curva do Caracol que agora é a entrada nele
Rosa e roxo: Estradas que se abriam descendo da Polana para a praia.
Se os trabalhos decorreram nos anos 50 naturalmente no MAPA de 1940 a situação era ainda como a da FOTO 1.
Na FOTO 3, que deve ser de meados dos anos dos 50, vemos o resultado dos trabalhos em curso na FOTO 2 e que estavam já criadas as estradas actuais na zona.
MAPA de 1940 (alargado 20%)
O que neste mapa parece uma rotunda no fim da estrada verde é a confluência entre a estrada marginal e o passeio pedestre, a zona que na FOTO 1 se vê que é mais larga e fica um pouco para norte do eixo do Hotel Polana. Deste ponto para norte, este mapa mostra (mas cortei aqui) a Estrada Marginal para Marracuene que era o prolongamento em via única da que havia até aos chalés e que aparecia ainda em terra na mensagem sobre o Petters.
Na FOTO 3, que deve ser de meados dos anos dos 50, vemos o resultado dos trabalhos em curso na FOTO 2 e que estavam já criadas as estradas actuais na zona.
FOTO 3
Vista para norte
Vermelho: eixo central do Hotel Polana
Preto: eixo da Rua da Nevala, actual Nkrumah
Amarelo: onde estiveram os chalés
Laranja: onde esteve o balneário
Verde claro: a primeira curva do Caracol que agora é a sua entrada
Rosa: novas estrada descendo da Polana para as praias
Preto: eixo da Rua da Nevala, actual Nkrumah
Amarelo: onde estiveram os chalés
Laranja: onde esteve o balneário
Verde claro: a primeira curva do Caracol que agora é a sua entrada
Rosa: novas estrada descendo da Polana para as praias
Roxo: estrada antiga para norte
Castanho e Azul: marginal actual com duas faixas nos sentidos apontados
Não sei quando foram feitas as muralhas da encosta junto ao mar porque em 1929 não as havia mas na FOTO 1 já existiam e na FOTO 3 estão bem visíveis e parecem novas. É até possível que tenham sido feitas em fases (foram recuperadas há pouco).
Na FOTO 4 talvez dos anos 50 vemos de perto a estrada marginal asfaltada após os trabalhos da FOTO 2. As duas faixas para o fundo estão como agora. Para a faixa mais junto ao mar (seta azul) com passeio foi feito uma muralha para suster a estrada e protegê-la do mar. Para a faixa superior (seta castanha) - que fica a distância e altura variáveis da faixa inferior - aproveitou-se a estrada para os chalés e/ou escavou-se/terraplanou-se a encosta/barreira.
FOTO 4
Marginal da Praia da Polana,
vista para norte, do Pavilhão de Chá
Azul: Faixa inferior para trânsito no sentido norte -> sul
junto à praia mas mais elevada que o antigo passeio pedestre de 1929
devido à construção da muralha com cerca de cerca de 4 m. de altura
Castanho: Faixa superior para trânsito no sentido sul -> norte. Deve ter
aproveitado parte da plataforma do Caracol inicial
e depois a estrada para os chalés.
Verde: Onde terá sido a estrada inicial para os chalés
Amarelo: Onde terão sido os chalés (depois da curva)
Laranja: Onde terá sido o balneário (antes da curva
da estrada para a esquerda)
e na zona costeira coberta pelas FOTOS 1 e 2
Vista para sul
Esta é a faixa da seta azul da FOTO 4
mas vista em sentido contrário.
Faixa suportada por muralha com passeio do lado da praia.
A faixa da seta castanha em direcção ao norte
passa por cima desta (à direita da foto) na encosta/barreira
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FOTO 6 - Google Earth, Situação actual
Vermelho: Hotel Polana e eixo este - oeste para a praia
Laranja: onde terá sido o balneário
Amarelo: onde terão sido os chalés mais a sul
Rosa: antiga Av. Trigo de Morais ligando a Rua da Nevala, actual Nkrumah, o Caracol e o antigo Pavilhão de Chá
Azul e castanho: sentidos de circulação
da Estrada Marginal, ver FOTOS 4 e 5
Comparando a situação actual da FOTO 6 mostrando o "Maputo que cresce" com construções encavalitadas num pequeno espaço de terreno que dantes era bem público (ver no mapa de 1940 que na barreira não havia terrenos com cadastro) com por exemplo a FOTO 3 por baixo do Hotel Polana em que os terrenos estavam limpos, se há uma grande diferença entre a antiga Lourenço Marques e a actual Maputo ela é aqui. Para melhor, para pior, havia necessidade? As opiniões dividir-se-ão.
Nesta mensagem ficamos a ver como se construiram as avenidas que atravessam a encosta abaixo do Hotel Polana e a estrada marginal com duas faixas separadas desde o antigo Pavilhão de Chá até ao eixo da Av. Nkrumah, antiga Rua da Nevala Para norte do eixo da Nkrumah ver esta mensagem.
Nesta mensagem ficamos a ver como se construiram as avenidas que atravessam a encosta abaixo do Hotel Polana e a estrada marginal com duas faixas separadas desde o antigo Pavilhão de Chá até ao eixo da Av. Nkrumah, antiga Rua da Nevala Para norte do eixo da Nkrumah ver esta mensagem.
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