Por feliz acaso podemos ver as canções completas do espectáculo "Cabaret at the Moçambique" no verso da capa dum LP lançado em 1962 e do qual aparece informação no site discogs. Esse LP foi lançado pela Universe Record Company Of California, Inc. e deve ter usado o material gravado na África do Sul para o "Cabaret at the Moçambique". Essa companhia norte americana parece pouco conhecida (nada tem a ver com a gigante Universal Music muito mais recente ou as suas predecessoras) e ter-se-ia dedicado a música "étnica" estrangeira e daí ter incluido um disco português na sua colecção.
Primeiro podemos ver o disco de vinilo da norte-americana Universe Record de Los Angeles:
Lado B de Long Playing, disco de Longa Duração (LP) |
Podemos ver a lista completa das canções do LP americano na sua contracapa - também a partir do site discogs - e reforçando o que já se podia antever em cima olhando para a etiqueta do seu lado B conclui-se que ele foi réplica exacta do LP sul-africano.
LP americano relacionando-se com Moç. o nome de Maria Adalgisa e as 4 canções que podemos escutar no artigo anterior. |
No próximo artigo falaremos um pouco mais sobre o grande intérprete luso-moçambicano destas canções dos anos 50/60 e da relação da editora Gallo(tone) com os autores de Moçambique.
Comentários