Tour d'Afrique do Príncipe Louis d'Orléans e Bragança: duas fotos de LM em 1900

A bibliografia do Príncipe Louis d'Orléans e Bragança que viveu de 1878 a 1920 está na wikipedia. Nasceu no Brasil e seria o herdeiro do trono do seu país mas como este tinha passado a ser república até o impediu de lá viver. Vivia assim em França e tinha gosto por viagens e fez uma em 1900 à África do Sul. Daí resultou o livro escrito em francês Tour d'Afrique ou Volta a África que pode ser lido aqui e que parece interessante mas que não li para já. 
Na altura dessa viagem acontecia há cerca de um ano a segunda guerra anglo-boer e se bem entendo o príncipe acompanhou os dois beligerantes. Depois de ter estado primeiro com os ingleses, rumou de barco do porto de Durban para Lourenço Marques (LM), actual Maputo de modo a seguir daí por caminho de ferro para a SA Republic dos africanders de capital Pretória. Esteve assim em LM cerca de três dias entre 28 e 29 de Junho de 1900, e sobre essa passagem escreveu umas páginas no livro onde incluiu as duas fotos que aqui reproduzo:

FOTO 1 (de 1900 e do livro do príncipe) 
Legenda no livro: Residência do Governador

Pelos protocolos, em princípio o príncipe deveria ser o cavalheiro de gabardina ao centro mas esse parece-me ter mais que os cerca de 21-22 anos que ele teria em 1900 e daí talvez tivesse sido ele próprio o fotógrafo. Quanto à "geografia" do local suponho que a residência ou palácio do Governador-Geral na Ponta Vermelha estivesse para as costas do fotógrafo e que não se veja por isso. Para termos uma ideia de como o palácio seria, há aqui várias fotos mas presumo que todas de versões posteriores à da visita do príncipe em 1900. 
O palácio nâo será a grande casa ao fundo pois essa deve ser a deste artigo e que aqui para simplificar, dado que foi também casa do Governador de Distrito, direi que era a do Chefe de Gabinete do Governador. Ela aparecia também neste artigo explicando muito da sua preenchida história e tudo parece assim coadunar-se em relação ao local.
Junto agora as duas melhores fotos conhecidas anteriormente dessa casa, a de cima do álbum de fotografias de 1901 "A souvenir of Lourenço Marques"  e a de baixo de c. de 1929 de Santos Rufino e a mais recente destas três:

FOTOS 2 (em cima) e 3 (em baixo)
Seta castanha e linha verde claro: ver em baixo
Esquina azul escuro e preto no telhado: ver na FOTO 6
Outras cores: equivalências para a mesma casa

Com os dados que obtemos destas fotos vamos localizar essa casa sabendo-se primeiro que Alfredo Pereira de Lima (APL) disse que ficava na Av. Bartolomeu Dias, actual M. de Mueda e perto do Quartel General:
a. com a FOTO 1 ficamos a saber que ficaria na Av. Bartolomeu Dias do lado oposto ao do Governo-Geral, quer dizer no quarteirão  que ia daí para a barreira, o que parece confirmar-se com a FOTO 2 pois o terreno parecia descer nas suas traseiras;
b. na FOTO 3 não se vê na direcção da "seta castanha" o telhado do edifício da Secretaria Geral que existia em 1929 e desde há muito. Por isso a casa do chefe de gabinete tinha de ficar depois desse edifício para quem seguisse de frente ao Governo Geral para o lado do Quartel General.
Com esses dados encontra-se a casa numa das fotos de Bayly dos anos 40 (web n_6029 no ACTD) tiradas sobre a Ponta Vermelha onde se vê o quarteirão do Governo Geral na parte superior e onde o Quartel General estaria para a direita:

FOTO 4
Castanho: Secretaria Geral vista pelas traseiras e lado a leste = nascente
Carmesim: residência do Governador-Geral, actual da Presidência
Verde claro: Av. Bartolomeu Dias, actual Av. M. de Mueda na transversal da foto
para a direita seguindo para o Quartel-General
Verde médio: antiga Rua de Chaimite, para baixo = sul descendo para a barreira
Amarelos: casa do Chefe de Gabinete, ampliada no canto superior direito
Azul escuro: esquina marcada nas FOTOS 2 e 3 da casa do Chefe de Gabinete
Preto: topo do telhado da casa do Chefe de Gabinete

Na esquina marcada a azul da FOTO 4 vê-se separados pela sombra mais escura os dois níveis do telhado da casa, o mais baixo e mais claro sobre a varanda e o mais alto e mais escuro na sua parte central. Marquei também a preto o topo do telhado que corresponde também ao que se via nas FOTOS 2 e 3 e o resto da sua forma parece corresponder com a parte à direita da casa (pequeno "vermelho" na FOTO 5) que era mais saliente do que essa esquina. Segundo APL esta casa (e suponho outras que a rodeavam dp mesmo tipo) tinha sido construída em meados dos 
anos 80 do século XIX (19) pela companhia de caminho de ferro de McMurdo. 
Voltando à FOTO 1, estando a casa para a direita = leste da antiga Rua de Chaimite estaria ainda perto do Governo Geral embora em posição desviada do seu centro. Dá mais ideia de que o príncipe Louis na FOTO 1 estaria a entrar para o espaço em frente à casa com desenho tipo holandês que aparece à esquerda do rectângulo amarelo na FOTO 4 por isso não estava a entrar pela entrada principal do palácio que existia em 1929 e que se via aqui na FOTO 4.
Passamos à segunda foto do livro do príncipe franco-brasileiro em LM. Foi tirada no porto que em 1900 era ainda muito incipiente, como se pode ver a partir da ponte da Alfândega no estuário aqui nas quatro primeiras fotos. O senhor europeu nesta foto devia ser o mesmo que estava à esquerda na FOTO 1 e pela sua idade aparente sublinha um tanto a ideia que as fotos foram feitas pelo próprio príncipe e mostravam os seus acompanhantes (talvez o texto do livro explique isto). 

FOTO 5 (de 1900 e do livro do príncipe)
Legenda no livro: Desembarque em Lourenço Marques

Como explico no artigo sobre a Ponte de Passageiros e os refugiados boer não consigo localizar esta foto apesar de nela se verem duas construções, hastes de guindastes ao fundo e uma vedação em ferro. Mas certamente que esta foto foi tirada no terraço do Cais da Alfândega que tinha forma rectangular e em que os guindastes estavam nos seus lados junto ao estuário e virados a Sul e a Oeste. 

Comentários