Duas fotos dum congresso realizado em Lourenço Marques em 1913

A edição de 25 de Agosto de 1913 da revista "Ilustração Portuguesa" disponibilizada pela Hemeroteca Digital fala do 13o congresso da Associação Sul Africana de Progresso Científico que se realizou em Julho desse ano em Lourenço Marques, actual Maputo.
Os congressistas tiveram um programa muito preenchido com as actividades oficiais e culturais da prache e o que me interessa mais na reportagem da revista são duas fotos de boa qualidade:


FOTO 1
Grupo de 35 congressistas posando numa escadaria à entrada dum edifício
A seguir estão os nomes dos congressistas e como inclui personalidades laurentinas pode eliminar-se a possibilidade da FOTO 1 ter sido tirada por exemplo à partida do grupo da África do Sul.
Nomes dos congressistas e patronos locais (clique para aumentar)
Este edifício aparece um tanto transformado na foto seguinte da visita do Principe Ismaelita (um ramo do islamismo) Aly Khan a Lourenço Marques em 1958:


FOTO 2
Legenda original: Prince Aly Khan is departing his hotel 
during his visit to Lourenço Marques in 1958
Nota-se na FOTO 2 um pouco atrás das colunas ao cimo da escadaria, uma fiada de portas de madeira que tinham sido colocadas para fechar o espaço aberto anterior. 
A legenda fala do príncipe a saír do seu hotel mas ele está a sair pela entrada principal da Repartição do Gabinete do Governo Geral na Ponta Vermelha onde deve ter feito uma visita de cortesia. Já seria de desconfiar que fosse um Hotel porque o Príncipe para além da sua posição social e religiosa era riquíssimo. Ora o edifício das fotos de cima tinha de ser de 1913 ou anterior a esse ano pelo que não podia ser nem o Hotel Polana que foi construído em 1922 nem o Cardoso que foi construído nos anos 40. Nâo sendo esses, teria assim de ser então uma terceira escolha de hotel na cidade, o que era pouco expectável que acontecesse para tal personalidade.
Voltando a 1913, o Governador-Geral de Moçambique ofereceu aos congressistas um "garden-party" no seu palácio que fica por trás do edifício das fotos cima e é dessa recepção a foto seguinte:

FOTO 3
Chá nos jardins da residência / palácio do Governador-Geral
A foto seguinte mostra esse palácio nos anos 40. O edificio de 1913 tinha sido remodelado mas a ocupação do local mantinha-se.

FOTO 4
Carmesim: residência / palácio do Governador-Geral de Moçambique
Laranja: Repartição do Gabinete do Governo Geral, notando-se que a entrada
com os três arcos árabes era saliente da fachada principal

Como se pode ver havia uma grande zona ajardinada / arborizada em redor do palácio por isso a partir daí não é fácil localizar a FOTO 3 tanto que à sua esquerda aparece um edifício mas não se vê bem se seria algum dos visíveis na FOTO 4. 
Na FOTO 4 aparece também uma torre do lado sul do quarteirão com a base alargada. Essa torre devia ser a que nesta foto tinha a bandeira mas o que parece ser o pau de bandeira na FOTO 3 era um simples poste, por isso não parece ser o mesmo e então a FOTO 3 não é localizável também a partir daí. 

Comentários