O presidente da República Portuguesa Óscar Carmona efectuou a primeira visita dum chefe de estado português a Moçambique em 1939. Vimos já muitas fotos e temos mais dum chá / recepção durante a sua estadia que se realizou nos jardins da residência do Governador-Geral em Lourenço Marques (LM), actual Maputo.
Estes jardins eram muito afamados mas não conhecia imagens muito elucidativas (aparecia aqui uma em 1913). Normalmente associo jardim mais a canteiros com flores mas estas fotos mostram-nos um grande espaço arborizado e talvez fosse esse o seu atributo principal. Como disse num dos artigos sobre o jardim botânico Vasco da Gama, actual Tunduru segundo Alfredo Pereira de Lima no livro "Edifício Históricos" estes jardins na Ponta Vermelha "... se ficaram a dever ao .. famoso jardineiro inglês Thomas Honey, que havia sido jardineiro chefe do Rei da Grécia". E como disse também aí, segundo o site delagoabayworld Thomas Honey viveu em LM entre 1906 e 1919 tendo sido director de Arborização e Jardins presumo que da Câmara Municipal e nessa condição terá provávelmente melhorado o jardim que existiria anteriormente.
FOTO 1
Passadeira vermelha lançada para Carmona com a sua esposa a liderar o grupo. Governador-Geral de fraque vem atrás e olha para a câmara |
FOTO 2
Carmona sentado, o Governador em pé e os cortesãos e cortesãs nos aprazíveis jardins da residência |
FOTO 3
Cena imediatamente antes ou depois da da FOTO 2 |
FOTO 4
Ministro das Colónias, sua esposa, senhora desconhecida e militar percorrendo um dos caminhos do jardim |
Na foto de cima vê-se ao fundo a grade do muro do recinto para a Rua Bartolomeu Dias, actual M. de Mueda. Essa grade era a mesma que se via aqui na FOTO 4 uns dez anos antes e para a esquerda = leste da casa da guarda..
As fotos de cima sâo dos álbuns disponibilisados pelo site oficial português Memória de África. O site fotomax tem duas fotos diferentes à venda da visita do general, depois Marechal Carmona a Moçambique e que foram tiradas noutros locais da cidade de LM e que podemos ver aqui em versão incompleta (a sua origem é o arquivo IMS). A seguinte (ver aqui nesse site) deve ser da Praça 7 de Março, actual 25 de Junho e dizer respeito às cerimónias iniciais que vimos aqui:
A segunda foto do site fotomax será do Hotel Polana onde se realizou um baile de gala de que se pode ver mais imagens para o fim deste artigo:
FOTO 6
Marechal Carmona com Mme. Machado, a esposa do Ministro das Colónias passando pela Polícia Montada (?) |
O Ministro das Colónias que acompanhou Carmona na visita a África era o licenciado em Direito Francisco Vieira Machado. Segundo a wikipedia antes de ser ministro durante mais de oito anos, foi primeiro e durante dois anos Subsecretário de Estado das Colónias. Foi depois governador (presidente) do Banco Nacional Ultramarino, o banco emissor por exemplo de Moçambique e sobre ele ver informação da CGD, o banco que veio a integrar o BNU..
Comentários